Várzea Grande
Contribuintes ainda podem negociar débitos com Várzea Grande com até 80% de desconto
Publicado em
16/09/2026 - 19:00por
Da RedaçãoA Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, segue realizando os atendimentos do Programa de Regularização Fiscal (Refis 2026), que oferece descontos de até 80% sobre juros e multas para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista.
Conforme a legislação vigente, o Refis 2026 permite que pessoas físicas e jurídicas regularizem débitos tributários junto ao Fisco Municipal, especialmente aqueles relacionados ao IPTU, Alvará de Funcionamento e ISSQN. O programa contempla tributos cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2025.
Os atendimentos presenciais são realizados no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos.
Os contribuintes também podem buscar atendimento no posto avançado da Subprefeitura do Cristo Rei ou na Procuradoria-Geral do Município. Há, ainda, a opção de atendimento virtual pelo WhatsApp, pelo número (65) 98404-6296.
Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto pode chegar a 80% sobre juros e multas. O programa também oferece condições especiais para o parcelamento, com descontos progressivos. Em até 12 parcelas, o desconto é de 60% sobre juros e multas; em até 24 parcelas, de 40%; e em até 36 parcelas, de 20%. Esta última condição é exclusiva para débitos com valor total superior a 16.500 UPF/VG (Unidades Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande).
“O Refis 2026 é uma oportunidade para que os contribuintes regularizem sua situação fiscal, obtenham os benefícios previstos em lei e contribuam para o fortalecimento da arrecadação municipal, essencial para a manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à população”, afirmou a secretária de Gestão Fazendária, Lucineia Ribeiro.
Várzea Grande
Alunos de 5 anos aprendem sobre metamorfose da borboleta em atividade lúdica
Published
7 horas atráson
16/09/2026 - 19:30By
Da RedaçãoOs alunos do 5 anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Líbia da Costa Rondon participaram de uma experiência lúdica e significativa para aprender, na prática, sobre o processo de metamorfose da borboleta. A atividade teve início com a contação da história “A Lagartinha Comilona”, que apresenta, de forma divertida e acessível, as diferentes etapas da transformação da lagarta em borboleta.
A partir da narrativa, os estudantes puderam conhecer e compreender melhor esse processo natural. Após a história, foram convidados a procurar lagartas no espaço escolar e, em seguida, participaram de uma atividade de pintura e confeccionaram um bracelete de borboleta para levar para casa.
Segundo a diretora da unidade, Vânia Mendes, durante a atividade, os estudantes dialogaram com a professora Taylana sobre a transformação e a metamorfose, compartilharam suas descobertas e despertaram a curiosidade pela natureza.
A diretora ressaltou ainda que cada criança encerrou a atividade encantada e feliz, levando consigo o propósito de contar aos familiares sobre a descoberta relacionada à transformação da borboleta.
“A proposta favoreceu a criatividade, a expressão artística, a linguagem oral e o desenvolvimento da coordenação motora, proporcionando uma aprendizagem prazerosa por meio das interações e brincadeiras”, comentou.
A atividade uniu literatura, observação da natureza e atividades artísticas, estimulando a curiosidade, a criatividade e a construção do conhecimento de maneira prazerosa e significativa.
APRENDIZADO
De acordo com Vânia Mendes, a atividade foi importante por integrar a história, a observação da natureza e as atividades artísticas, aproximando o conteúdo da realidade dos estudantes.
“Conseguimos despertar a curiosidade dos alunos e tornar o conteúdo ainda mais próximo da realidade deles. Dessa forma, eles aprendem de maneira prática, criativa e significativa, ampliando seus conhecimentos e despertando ainda mais a curiosidade sobre o mundo em que vivemos”, completou.
Galeria de Fotos (19 fotos)
Várzea Grande
Várzea Grande inicia formação em Vigilância Epidemiológica em parceria com a UFMT
Published
8 horas atráson
16/09/2026 - 19:00By
Da RedaçãoA Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande iniciou, nesta segunda-feira (14), a capacitação VigiEPI-MT – Curso Básico de Epidemiologia em Vigilância em Saúde, realizada em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A formação reúne, na Univag, profissionais principalmente das áreas de Vigilância em Saúde do município e do Estado, das atenções primária, secundária e terciária, além de representantes do escritório regional do Estado. As atividades seguem durante os meses de setembro e outubro.
Com carga horária de 80 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas e 40 horas de atividades práticas, o curso tem como objetivo desenvolver o raciocínio epidemiológico dos profissionais e aprimorar a análise da situação de saúde do município. Entre os conteúdos abordados estão investigação de surtos, monitoramento de doenças e agravos, interpretação de indicadores, planejamento de ações e tomada de decisões baseada em evidências.
As aulas são realizadas no período vespertino, das 13h30 às 17h, com o objetivo de não comprometer o funcionamento dos serviços da Secretaria. A programação inclui atividades teóricas e práticas em laboratório.
A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, sob responsabilidade da professora doutora Noemi Dreher Galvão, e utiliza como referência os cadernos teóricos e de prática do VigiEPI, elaborados pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de Brasília.
Durante a abertura, a prefeita Flávia Moretti destacou que a aproximação entre o conhecimento produzido pela universidade e a experiência dos profissionais da rede pública representa um avanço para a saúde de Várzea Grande.
“A junção da academia com os serviços públicos mostra o crescimento do conhecimento e a melhoria dos serviços, principalmente na valorização do profissional. Quando assumimos, não se falava em capacitação, não havia uma rotina de treinamentos. Uma das nossas prioridades foi justamente ter esse olhar para a valorização, o treinamento e a capacitação dos servidores, desenvolvendo uma capacitação permanente”, destacou.
Flávia também ressaltou a importância da parceria com a UFMT para qualificar a produção e a utilização das informações de saúde do município.
“Essa parceria com a UFMT foi fantástica. A gente também não tinha esses dados organizados e agora podemos contar com a instituição para nos ajudar a melhorar essas informações e olhar com mais cuidado para as políticas públicas de Várzea Grande. Tenho certeza de que esses servidores vão ajudar a mudar a história da Vigilância em Saúde do município”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Michael Alves, destacou que a formação dos servidores contribui diretamente para o planejamento das ações e para a melhoria dos serviços oferecidos à população.
“Quero agradecer a presença de todos e destacar esse avanço na capacitação da saúde de Várzea Grande. Com esse treinamento, vamos conseguir reunir dados históricos que são fundamentais para melhorar os índices do município, organizar ações e identificar melhor as demandas. E quem ganha com isso é a população”, afirmou.
O vice-reitor da UFMT, Dr. Silvano Macedo Galvão, ressaltou a importância da parceria entre a universidade e o Município. Segundo ele, a aproximação entre academia e serviço público permite qualificar a análise das informações produzidas no cotidiano da rede e contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde.
Para o responsável pelo grupo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Tertuliano, a iniciativa também fortalece a formação continuada dos trabalhadores.
“A educação permanente é justamente isso: trazer conhecimento para dentro do serviço e fazer com que ele se transforme em prática. Uma capacitação como o VigiEPI ajuda o profissional a compreender melhor os dados, identificar problemas e tomar decisões mais assertivas. No fim, quem ganha é o trabalhador e, principalmente, a população.”
A expectativa é que, a partir do aprimoramento das ferramentas de análise e interpretação das informações, os profissionais possam identificar necessidades com maior precisão e contribuir para o planejamento de políticas públicas cada vez mais alinhadas à realidade de Várzea Grande.
As demais turmas estão agendadas para ocorrer entre os dias 21 de setembro e 9 de outubro.
Parque Berneck – Várzea Grande
Corinthians perde para o Estudiantes e é eliminado da Libertadores
Botafogo vence o Grêmio e encerra jejum de seis jogos no Brasileirão
Grupo de trabalho discute ampliação de serviços e inovação no Farmácia Popular
Atlético-MG elimina Santos nos pênaltis e avança à semifinal da Sul-Americana
Palmeiras supera a LDU nos pênaltis e avança à semifinal da Libertadores
Política MT
Após atuação da ALMT, STF reconhece cumprimento por MT à apresentação de propostas sobre divisa entre Mato Grosso e Pará
A atuação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na discussão sobre a divisa entre Mato Grosso e Pará alcançou...
ALMT aproxima Prêmio de Jornalismo da universidade e incentiva produção acadêmica
A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Secom/ALMT) visitou, nesta segunda-feira (14), a Faculdade de Comunicação da...
PEM e Escola do Legislativo levam desenvolvimento pessoal a mulheres do sistema penitenciário e socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e da Escola do Legislativo...
Mato Grosso
Curso de extensão do MPMT aprimora técnicas investigativas
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) iniciou, na segunda-feira (14), o Curso de Extensão “Ferramentas e Técnicas...
Nova Lei de Licitações é tema de capacitação no MPMT
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso está...
MPMT promove webinar sobre prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) promove, no dia 22 de setembro de 2026 (terça-feira), das 9h...
Policial
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias...
Polícia Militar prende suspeito por tentativa de feminicídio em Sinop
Policiais militares do 11º Batalhão prenderam, na noite deste domingo (19.7), um homem, de 37 anos, suspeito por tentativa de...
Polícia Militar prende homem com dois tabletes de pasta base de cocaína em Cáceres
Policiais militares do 6º Batalhão prenderam um homem, de 37 anos, por tráfico ilícito de drogas, neste domingo (19.7), em...
Política Nacional
Jayme Campos recebe Gabriel Galípolo e discute política de juros do Banco Central
O senador Jayme Campos (União-MT) recebeu nesta quarta-feira, 4, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galipolo, indicado...
Jayme exalta agronegócio e importância de garantir segurança para aqueles que vivem na zona rural
Com dimensões continentais, o Brasil e Mato Grosso, diante de suas grandes extensões territoriais, em sua grande maioria constituídas de...
Em aula sobre o PAC, Jayme Campos pede fim de debate ideológico: “Atrapalha o Brasil”
Um debate na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, nesta terça-feira, 2, com a presença da ministra do Planejamento Simone...
Esportes
Corinthians perde para o Estudiantes e é eliminado da Libertadores
O Corinthians está fora da Copa Libertadores. O Timão foi derrotado por 1 a 0 pelo Estudiantes nesta quarta-feira, na...
Botafogo vence o Grêmio e encerra jejum de seis jogos no Brasileirão
O Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o Alvinegro derrotou o Grêmio por 3 a...
Atlético-MG elimina Santos nos pênaltis e avança à semifinal da Sul-Americana
O Santos está fora da Copa Sul-Americana. Depois de vencer o Atlético-MG por 2 a 0 no jogo de ida,...
Entretenimento
João Neto e Frederico são confirmados como atração nacional do Banana Folia 2026 em Livramento
O Banana Folia 2026 confirmou a dupla João Neto e Frederico como atração nacional do evento. O show será realizado...
Aline Patriarca, do BBB 25, celebra 3 anos de ingresso na Polícia Militar: ‘Bahia’
Aline Patriarca, do BBB 25, comemorou três anos de ingresso na Polícia Militar da Bahia. A participante do reality compartilhou em...
Bia Ben presenteia a mãe com casa própria em dia das mães: ‘Realização de um sonho’
A influenciadora digital Bia Ben emocionou os seguidores no Dia das Mães ao contar que presenteou a mãe com a...
Mais Lidas da Semana
-
Política MT7 dias atrásSite da ALMT reúne informações que podem inspirar pautas para o II Prêmio de Jornalismo
-
Política MT3 dias atrásProcuradoria Especial da Mulher da ALMT leva campanha digital sobre Setembro Amarelo para municípios do estado
-
Mato Grosso5 dias atrásMPMT abre inscrições para o I Simpósio Mato-grossense de Longevidade
-
Mato Grosso5 dias atrásEspaço Caliandra atenderá remotamente a partir de segunda (14)
-
Mato Grosso5 dias atrásMP recomenda suspensão de novos pacientes em clínica de reabilitação
-
Cuiabá6 dias atrás
Prefeitura reforça orientação a servidores sobre condutas vedadas no período eleitoral
-
Cuiabá6 dias atrásCuiabá transforma rede de Saúde Mental com novos CAPS e ampliação do atendimento
-
Política MT2 dias atrásPEM e Escola do Legislativo levam desenvolvimento pessoal a mulheres do sistema penitenciário e socioeducativo
