Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Visita técnica mostra resultados de pesquisa sobre flores tropicais

Publicado em

Foi realizada nesta sexta-feira (08.03), uma visita técnica no Campo Experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá), para apresentar o projeto de pesquisa com flores tropicais. Considerado pioneiro no Estado, o projeto estuda a viabilidade produtiva das espécies estrelícia, helicônia, bastão do imperador, alpínia e antúrio, plantas destinadas principalmente para arranjos florais e paisagismo. O evento contou com a participação de 180 pessoas, entre mulheres rurais, produtores, técnicos agropecuários, estudantes e outros.

A visita técnica foi dividida em grupos e apresentou o trabalho de pesquisa que é executado desde 2009 com as flores tropicais.  Os visitantes recebem orientações sobre cultivo e plantio com as pesquisadoras da Empaer, Eliane Forte Daltro e Lozenil Carvalho Frutuoso, e com o técnico agropecuário, Guilherme Araújo Neves. Eliane destacou que o Estado de Mato Grosso possui condições climáticas ideais para o cultivo de flores tropicais e folhagens. “O cultivo de flores pode ser uma alternativa de renda para as mulheres rurais”, enfatiza.

Leia mais:  Rei momo e rainha do Carnaval abrilhantam desfile de blocos em escola estadual

Durante a visita técnica o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, parabenizou as participantes pelo Dia Internacional da Mulher e destacou, em especial, as mulheres do campo, que garantem às suas famílias a geração de renda e contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. “Hoje estou aqui para prestar a minha homenagem a você, mulher, que com força, trabalho, sabedoria e delicadeza deixa o nosso dia-a-dia mais suave e leve”, declarou Loffi.

Renaldo lembrou que no ano de 2018, os técnicos e extensionistas da Empaer atenderam mais de 15 mil mulheres em 135 municípios do Estado, divulgando as políticas públicas para a agricultura familiar. O secretário adjunto da agricultura familiar (Seaf), Carlos Alberto Simões de Arruda, falou que o governo do Estado trabalha para o fortalecimento da agricultura familiar e no alinhamento das cadeias produtivas com a finalidade de promover a geração de emprego e renda para as famílias no campo.

A produtora rural Ademira Maria Oliveira Souza, do município de Rosário Oeste (128 km ao Norte de Cuiabá), da Comunidade Ressaca, ficou empolgada com o cultivo das flores tropicais e enxerga uma nova fonte de renda. Ela pretende implantar um hectare de flores tropicais. A produtora possui uma área de 46 hectares e produz hortaliças e legumes que são comercializados em Nobres e Cuiabá.

Leia mais:  7ª Corrida do Fórum de Cáceres mobiliza comunidade e arrecada 1,5 tonelada de alimentos

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acorizal, Elzita Maria da Silva, participou da visita e esclareceu que a Empaer vai implantar um projeto piloto com flores tropicais em sua propriedade numa área de um hectare. Segundo ela, esse projeto vai atender 12 mulheres rurais que desejam aprender sobre o cultivo. A presidente possui uma propriedade de 50 hectares, na Comunidade Córrego Fundo, e cultiva mandioca numa área de seis hectares. “Acostumada a fabricar farinha de mandioca, com o projeto piloto vamos diversificar a nossa produção”, enfatiza.

Participaram do evento mulheres rurais de Cuiabá, Jangada, Rosário Oeste, Poconé e Acorizal, funcionários da Empaer, autoridades e outros.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Seduc e Justiça Eleitoral firmam parceria para divulgação sobre regularização de eleitores
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Secretário de Saúde mostra condições dos hospitais de Alta Floresta e Colíder a deputados

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana