Pesquisar
Close this search box.

Policial

Vigia Mais MT conta com mais de 11,6 mil câmeras integradas à segurança pública em 126 municípios

Publicado em

O programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), já possui mais de 11,6 mil câmeras integradas e em funcionamento no sistema de videomonitoramento, em 126 municípios de Mato Grosso. O montante inclui equipamentos entregues às prefeituras, empresas, associações e escolas estaduais.

Lançado há dois anos pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, o programa teve início com a assinatura dos termos de cooperação com os municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Lucas do Rio Verde.

Inicialmente, o objetivo era instalar 15 mil câmeras de videomonitoramento nos então 141 municípios mato-grossenses, com um investimento de R$ 30 milhões. No entanto, com a ampliação do projeto para atender também escolas estaduais, o número de câmeras aumentou para mais de 20 mil. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) adquiriu 5,5 mil câmeras para as unidades escolares. Além disso, houve a criação de mais um município no estado, totalizando 142 cidades.

Até o momento, 126 municípios já aderiram ao programa, representando quase 90% da cobertura, além de 105 empresas e associações. No total, 11.849 câmeras já foram entregues pela Sesp. Das cidades com parceria firmada, 63 já concluíram a instalação dos equipamentos, enquanto outras ainda estão em fase inicial ou parcial. Em 19 prefeituras, os gestores solicitaram mais câmeras de segurança após a conclusão das instalações.

Leia mais:  Força Tática prende dois homens por roubo e apreende simulacro de arma de fogo

O sistema conta com câmeras fixas, speed dome e OCRs, capazes de ler placas de veículos em um raio de até 2,5 quilômetros. A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso as imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real, cada um dentro do seu âmbito de atuação.

O secretário César Roveri destacou que o Vigia Mais MT se tornou uma referência para outros estados no uso de videomonitoramento para segurança pública.

“O programa se mostra altamente eficiente, pois contribui para prevenção e auxilia na elucidação de crimes, fornece provas para as investigações. Temos diversos exemplos de veículos furtados/roubados que foram recuperados graças à tecnologia do programa. Além disso, as câmeras já registraram homicídios, cujas imagens foram usadas como provas em inquéritos policiais. Também é importante destacar que os equipamentos geram maior sensação de segurança à população e o bandido pensa duas vezes antes de agir quando sabe que está sendo monitorado”, afirmou.

Leia mais:  Homem é preso pela PM suspeito de agredir idoso com facão e foice em Itiquira

Os equipamentos são instalados para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos. Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais. Já os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros.

O programa prevê também a instalação das câmeras por meio da assinatura de termo de cooperação com outros entes, que podem ser com entidades jurídicas ou pessoas físicas (empresas, associações, instituições classistas, conselhos comunitários, entre outros).

O Governo oferta gratuitamente as câmeras com equipamentos como nobreak, switch e armários. Aos municípios ou parceiros privados cabem os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Policial

Polícia Militar prende jovem por agressão e cárcere privado contra esposa

Published

on

Policiais militares prenderam em flagrante um jovem, de 23 anos, pelos crimes de lesão corporal motivada por violência doméstica e cárcere privado, na madrugada desta segunda-feira (12.5), em Sapezal.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da 5ª Cia de PM de Sapezal foi acionada pela vítima, de 18 anos, que denunciou ter sido agredida fisicamente por seu marido.

Os militares foram até o endereço informado e encontraram a vítima com visíveis sinais de agressões pelo corpo. A jovem também estava emocionalmente abalada.

Para os policiais, a mulher relatou que o suspeito puxou os seus cabelos e tentou lhe enforcar, causando também lesões em seus braços. A vítima disse ainda que não era o primeiro episódio de agressão ocorrido. O marido já lhe trancou dentro da casa, mantendo em cárcere privado, além de fazer ameaças de morte.

Diante das informações repassadas pela vítima, a equipe militar fez buscas dentro da residência do casal e localizou o suspeito, que foi detido.

Leia mais:  Homem é preso com droga em compartimento secreto no teto do veículo em Barra Do Garças/MT

Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado até a delegacia da cidade para registro da ocorrência e entregue à Polícia Civil para demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Polícia Militar recupera mais dois veículos de carga furtados em Rondonópolis

Published

on

Policiais militares do 5º Batalhão recuperaram outras duas carretas furtadas, neste domingo (11.5), em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). Os veículos de carga foram localizados às margens da BR-364. Na noite do último sábado (10.5), três homens foram presos por receptação e três caminhões foram recuperados pelos militares.

A equipe policial foi acionada devido um desacordo comercial em uma empresa de locação de veículos, no bairro Cachoeirinha, onde foi constatado um registro de furto de caminhões no dia 6 deste mês. O locatário deixou de quitar as prestações dos veículos e retirou os rastreadores, com intenção de caracterizar uma ação criminosa.

Após buscas realizadas, os militares localizaram as carretas com as mesmas características informadas, dentro de uma empresa de transportes.

O policiamento foi reforço para localização de novos envolvidos na ação criminosa e neste domingo (11) os policiais militares encontraram outros dois veículos de carga escondidos no pátio de uma empresa. Os veículos recuperados foram entregues à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Leia mais:  Homem é preso pela PM suspeito de agredir idoso com facão e foice em Itiquira

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana