conecte-se conosco


Política MT

Vencedoras do câncer de mama ganham Dia da Autoestima

Publicado


As três convidadas e a diretora da Assembleia Social, Dani Paula.

Foto: Karen Malagoli

Studio KA foi voluntário nos penteados.

Foto: Karen Malagoli

Thon Lopes doou as maquiagens.

Foto: Karen Malagoli

Antes de começar, um café da manhã! À direita, a presidenta da MTmamma, Cleuza Dias.

Foto: Karen Malagoli

O ensaio buscou captar as múltiplas belezas das mulheres.

Foto: Karen Malagoli

O câncer de mama atinge as mulheres em vários níveis: provoca medo dos riscos, dores, trata-se de um tratamento difícil e ataca a autoestima, em função da construção social da feminilidade, vinculada aos seios e aos cabelos. Por esse motivo, a Assembleia Social, em parceria com a MTmamma, convidou três mulheres para um Dia de Autoestima, em alusão ao Outubro Rosa.

A ação, realizada na última quinta-feira (22), ocupou o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros – camarins, para maquiagem profissional e penteados, e palco, para um ensaio fotográfico com as estrelas do dia. O evento simbólico também ofereceu um café da manhã e um presente.

A Assembleia Social já é parceira regular da associação MTmamma – Amigos do Peito e, este ano, pensou em um formato sem grande concentração de pessoas, para não colocar em risco as assistidas. As três participantes do projeto – Maria Fátima Sassaki, Tânia Maria Espírito Santo e Vânia Silvera de Souza – já venceram o câncer e foram selecionadas pela entidade filantrópica parceira.

Essa é a terceira de quatro ações que a Assembleia Social está fazendo para o Outubro Rosa, em parceria com a MTmamma. O Teatro Zulmira Canavarros sediou a live de abertura do mês (em 30/09); a AL Social ofereceu 10 mamografias e 10 reconstruções da auréola mamária por micropigmentação; o referido Dia da Autoestima; e o show drive-in com o Trio Brasilis, no estacionamento do teatro, às 19h da próxima quinta-feira (29/10), como acolhida da Carreata de Encerramento da campanha Outubro Rosa em Cuiabá.

“Desde a reconstituição da auréola mamária até este ensaio fotográfico, é para lembrar que, acima de tudo, o corpo vale a pena, a presença vale a pena, a vida vale a pena. E elas são lindas, têm um brilho nos olhos, uma vontade de ensinar… a gente está muito feliz!”, contou sobre a ação a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Leia mais:  Mudança no novo Fethab destina recursos para a saúde

A presidenta da MTmamma, Cleuza Dias, destacou a importância da autoestima para o tratamento. “O câncer mexe com dois ícones de beleza da mulher – o cabelo e a mama – e, quando ela está em tratamento, não tem renovação celular. Portanto, é extremamente importante toda ação de resgate da autoestima, porque ela melhora a imunidade, o bem estar geral”. Cleuza também avaliou a ação pontual neste ano atípico: “As assistidas são muito sinestésicas, gostam de abraços, de contato… e este ano nós tivemos que ficar mais afastadas. Então, esta foi uma oportunidade impar para reunir, mesmo que em número pequeno de mulheres”, celebrou.

A manhã especial contou com café da manhã fornecido pela ALMT, maquiagem de Thon Lopes Make-up, penteado por Studio KA Hair Stylist, ensaio fotográfico com a fotógrafa da AL Social, Karen Malagoli, e kits de perfumaria fornecidos pela Droga Geral. Além do álbum virtual, cada convidada recebeu três fotos impressas.

“O que mais me motiva é elas se olharem no espelho e falarem: ‘tô bonita’”, comenta Thon Lopes. “Meu objetivo é acolher”, completa Keligiani Leão, do Studio KA.

 

As três convidadas

As assistidas contaram suas histórias para a equipe e emocionou a todos. Maria Fátima venceu o câncer há 15 anos. Passou por um tratamento de cinco anos, que incluiu quimioterapia, radioterapia, retirada de um quadrante da mama. Mas Fátima, segura de si, não teve sua autoestima atingida. “Caiu todo o pelo do corpo todo, mas eu tirei de letra isso [ficar careca]”, comentou.

Hoje, Fátima é voluntária na associação e auxilia outras mulheres no processo de tratamento. “Eu não gosto de dar palestras, mas eu vou lá [na MTmamma] e converso com elas, ajudo as meninas”.

Leia mais:  Dr. Gimenez destina R$ 2,2 milhões em emendas para 11 municípios da região oeste

Tânia Maria foi diagnosticada em 2010, em um exame posterior a uma plástica de redução de mama. “O médico falou um nome que eu nunca tinha ouvido, parecia um palavrão”, comentou sobre o acometimento da doença. O pequeno nódulo encontrado era maligno. Começou a quimioterapia logo em seguida, teve muito vômito, perdeu os cabelos. Dois anos depois, sofreu uma recidiva (reaparecimento da doença) e passou pela terceira cirurgia na mama (uma plástica e duas pelo câncer). Em 2018, passou por uma metástase na axila (quando o câncer se espalha para outro órgão).

“Na primeira vez que eu perdi o cabelo, eu me senti muito mal. Usei lenço, peruca, mas não me adaptei. Então, eu assumi a careca”, conta. Tânia segue o tratamento pelo SUS e comemora o atendimento público: “ainda bem que a gente tem essa oportunidade”. E aproveita todas as atividades da associação – suspensas durante a pandemia – como hidroginástica e dança do ventre, ministradas por voluntárias.

Vânia é a convidada que tem histórias mais recentes com o câncer. Foi diagnosticada em 2016 e estava em processo de remissão – período de 10 anos de acompanhamento, para considerar a cura – sem recidiva. Em maio deste ano, chegou o dia do grande sonho: a cirurgia de reconstrução mamária.

Infelizmente, Vânia contraiu a Covid-19 no hospital e passou por cenas de pesadelo. Teve problemas de cicatrização na cirurgia e conflitos para conciliar o protocolo de atendimento de pacientes de câncer com as normativas de atendimento ao coronavírus. “Foi uma fatalidade”, comentou sobre o fato, tendo em vista de que não havia casos do vírus no hospital.

Como a cicatrização não aconteceu como o esperado, ainda precisaria refazer a cirurgia de reconstrução da mama, mas não sente mais a urgência que sentia. Vânia tem um filho de 13 anos e não quer correr riscos. “Aprendi a valorizar a vida e minimizar a estética. Percebi que a beleza já é viver”.

As três guerreiras ficaram muito felizes com o convite de um momento de cuidado e a eternização dessa vitória, por meio das fotos. Fátima resumiu como “tudo de bom”, Tânia destacou o quanto “a gente se sente importante” e Vânia chamou de “presente”. “Todo movimento feito para engrandecer e estimular a mulher, que é luz, é lindo”, refletiu a sorridente e iluminada Vânia.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

No aniversário de Tangará da Serra, governador define construção de Hospital Regional

Publicado

Mauro Mendes vistoriou a área na manhã desta quinta-feira (13.05); unidade terá 141 leitos de enfermaria e 40 UTIs

O governador Mauro Mendes definiu a construção do hospital regional no município de Tangará da Serra (244 km de Cuiabá). A população acompanhou a definição da área e comemorou.

O comerciante Ozeni Rocha destacou que a construção de um hospital na região era um sonho antigo dos moradores, não apenas de Tangará, mas das cidades próximas.

“Passamos muito tempo ouvindo apenas promessas. Faz 20 anos que moro em Tangará e já escuto promessa e agora esse sonho antigo vai se tornar realidade. Para todos nós da região será muito importante. Tenho certeza que agora vai sair do papel e será muito bom para Tangará”, afirmou o comerciante.

A definição ocorreu na manhã desta quinta-feira (13.05), data em que o município completa 45 anos, após Mauro Mendes vistoriar a área para construção, localizada próxima do bairro Alto Boa Vista com o Anel Viário.

“Escolhemos essa área, após olhar duas opções. A localização foi aprovada por todos, prefeito do município, prefeitos vizinhos, vereadores, deputados e senadores, todos aqueles que representam a sociedade de Tangará e da região, pois vai ser um hospital regional para atender essa grande demanda. A partir de agora vamos tocar os projetos definitivos e em breve daremos início à construção desta unidade que vai ser toda a região”, destacou o governador.

Leia mais:  Iniciativas do parlamento estadual propõem o debate e o combate à violência contra a mulher

O deputado estadual Dr. João afirmou que o novo hospital regional em Tangará da Serra será muito importante para melhorar o atendimento de saúde para toda a população local e dos municípios do entorno.

“É um dia histórico para o município. A escolha do local do hospital vai beneficiar também todos os municípios da região. Em nome da população de Tangará, quero agradecer ao governador por nos dar como presente essa obra maravilhosa”, disse o parlamentar.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a obra seguirá o padrão de qualidade do Governo de Mato Grosso, para oferecer toda a estrutura necessária e garantir atendimento digno à população, bem como os equipamentos e qualidade de trabalho aos profissionais.

“Esse cuidado com a qualidade é uma prioridade da gestão Mauro Mendes e temos seguido à risca. O hospital será uma unidade moderna, com espaços que garantam o bom atendimento à população. Tangará da Serra pode ter certeza de que iremos nos empenhar ao máximo para entregar esse hospital o mais breve possível”, pontuou Gilberto.

Leia mais:  Projeto Ubuntu oferece esporte e arte a 60 crianças de bairro de Cuiabá

Também acompanharam o ato os senadores Carlos Fávaro e Jayme Campos; os deputados federais Carlos Bezerra e Juarez Costa; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Dr. João, Elizeu Nascimento, Nininho, Romoaldo Jr., Paulo Araújo e Wilson Santos; o prefeito Vander Masson; os secretários de Estado, Rogério Gallo (Fazenda), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura) e Alan Porto (Educação); o presidente do MT Par, Wener Santos; o presidente da Famato, Normando Corral; e o ex-senador Cidinho Santos, além de lideranças do município.

O hospital

O hospital projetado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) contará com 141 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.

A unidade de Saúde também contará com 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.

A previsão é que após a licitação e a definição da empresa que irá tocar a obra, o hospital seja entregue em até 24 meses.

FONTE – GOVERNO DE MT

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Governador vistoria obras de infraestrutura e pavimentação de 37,6 km da MT-240, em Tangará da Serra

Publicado

Mauro Mendes acompanhou o começo dos serviços de terraplanagem e garantiu a conclusão das obras já no início do ano que vem

O governador Mauro Mendes vistoriou, na manhã desta quinta-feira (13.05), o início das obras de pavimentação da MT-240, entre os municípios de Tangará da Serra e Santo Afonso. Ele acompanhou o começo dos serviços de terraplanagem e garantiu a conclusão das obras já no início do ano que vem. Serão pavimentados 37,6 quilômetros da rodovia, necessários para interligar os dois municípios por via asfaltada.

“A MT-240 é uma importante rodovia que liga os municípios de Tangará da Serra e Santo Afonso. Neste ano está previsto asfaltar 25 quilômetros e ano que vem, se Deus quiser, vamos chegar até Santo Afonso. É mais uma obra que o Governo do Estado está fazendo em parceria com as prefeituras e parcerias com muitas pessoas”, disse o governador.

Em razão dessa parceria, o Governo de Mato Grosso está investindo R$ 18,5 milhões para execução das obras, enquanto os dois municípios são responsáveis por serviços complementares de recomposição ambiental e sinalização, por exemplo. Os prefeitos de Tangará da Serra, Vander Alberto Masson, e de Santo Afonso, Luís Fernando, também acompanharam a vistoria.

Leia mais:  Iniciativas do parlamento estadual propõem o debate e o combate à violência contra a mulher

Além dessa pavimentação, outros investimentos do Governo de Mato Grosso em obras rodoviárias e em várias outras áreas estão sendo realizados na região Oeste. Resultado de todo um trabalho do Governo de Mato Grosso logo no início da atual gestão, segundo o governador.

“Graças a Deus, nós recuperamos o Estado e temos muitas obras. Aqui na região, temos também a MT-339, hospital regional e muitas ações em todo o Estado. Fico feliz em estar aqui hoje no aniversário de Tangará da Serra e de muitas cidades da região; está todo mundo de parabéns, nesse momento importante da nossa história. Temos muito investimento, porque o programa Mais MT está investindo em todas as regiões de Mato Grosso”, concluiu Mauro Mendes.

Acompanhando o governador, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, garantiu que, mesmo com a previsão de conclusão das obras no ano que vem, será cobrada maior celeridade no andamento dos serviços em razão da importância da MT-240 para o escoamento da produção do agronegócio da região.

Com a pavimentação da rodovia será possível a interligação dos municípios da região Oeste por via asfaltada, ligando Tangará da Serra às cidades de Arenápolis, Nova Marilândia, Ato Paraguaia, Nortelândia e Santo Afonso, até a BR-163. “Nós conversamos com empresários e já solicitamos mais equipamentos para que possam acabar o quanto antes essa obra”, garantiu o secretário.

Leia mais:  Projeto Ubuntu oferece esporte e arte a 60 crianças de bairro de Cuiabá

Também acompanharam a vistoria os senadores Carlos Fávaro e Jayme Campos; os deputados federais Carlos Bezerra e Juarez Costa; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Dr. João, Elizeu Nascimento, Nininho, Romoaldo Jr., Paulo Araújo e Wilson Santos; os secretários de Estado, Rogério Gallo (Fazenda), Gilberto Figueiredo (Saúde) e Alan Porto (Educação);  o presidente do MT Par, Wener Santos; o presidente da Famato, Normando Corral; e o ex-senador Cidinho Santos, assim como lideranças do município.

Outras vistorias

Além da vistoria nas obras da MT-240, o governador Mauro Mendes fará uma visita à Escola Militar Tiradentes “1º Tenente PM Salomão Fernandes Ferreira Piovezan”, seguida da inauguração da Escola Estadual “Vereador Bento Muniz”, que conta agora com um prédio totalmente novo, reformulado e equipado.

No período da tarde, a partir das 15h15, Mauro Mendes segue para Juína (742 km de Cuiabá), onde visitará o terreno para a construção do hospital estadual que atenderá toda a região.

FONTE – GOVERNO DE MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana