Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Várzea Grande inicia testes em sistema de licenciamento ambiental municipal

Publicado em

A prefeitura de Várzea Grande foi escolhida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para realizar os testes no sistema de licenciamento ambiental que será implementado nos 46 municípios habilitados a emitir licenças. O programa desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) irá possibilitar a conexão entre as informações dos órgãos de meio ambiente do município com o Estado.

Após a homologação do sistema em Várzea Grande, os profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar farão um diagnóstico do sistema para que a Sema faça as devidas adequações e ajustes. Dessa forma, o sistema poderá ser replicado nos demais municípios.

“Este é um passo primordial para o bom funcionamento da Pasta nos municípios vamos avançar muito, especialmente na transparência das informações”, comemora a gestora do órgão municipal, Helen Ferreira. A engenheira sanitarista relata que a inserção dos processos no sistema de licenciamento trata mais controle o monitoramento dos mesmos, uma vez que atualmente todo o controle é feito em planilhas e cadernos de protocolo, dificultando a busca das informações quando solicitadas pela sociedade ou órgãos de controle.

Leia mais:  Projetos de escolas valorizam diferenças culturais regionais do país

De acordo coma secretária de Estado Mauren Lazzaretti, o sistema digital de licenciamento municipal é mais uma ação para colocar em prática a agenda de descentralização ambiental, tornado os serviços mais próximos dos cidadãos. A Lei Complementar nº 140/2011 versa que compete aos municípios a emissão de licenças para empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos considerando os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade.

Em Mato Grosso, 46 municípios estão habilitados a licenciar atividades econômicas como granjas de suínos e aves de pequeno porte, piscicultura, clínicas médicas e odontológicas, pequenas indústrias e demais atividades previstas na Resolução 85/2014 do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Atualmente, 59 municípios estão em processo de habilitação, sendo 21 individuais e 38 por meio de consórcios.

Licenciamento digital

Está em desenvolvimento do sistema licenciamento digital. Previsto dentro do Programa MT Sustentável, o projeto é financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, e terá os processos de licenciamento 100% em meio digital. A perspectiva é que futuramente o mesmo sistema também seja replicado para os municípios.

Leia mais:  Magistrada de MT participa de Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Obra de recuperação de pontos emergenciais do Córrego Mané Pinto avança
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Ônibus pega fogo em avenida de Cuiabá e atinge fiação de rua e casas de moradores

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana