Cuiabá

Unidades da rede municipal de Ensino recebem obras de revitalização

Publicado em

A creche Maria Ligia Borges Garcia, localizada no bairro Jardim Vitória, é uma das unidades da rede municipal de Ensino, que passaram por obras de revitalização. A unidade atende 70 crianças na faixa etária dos 3 aos 4 anos. Com essa revitalização, a Prefeitura de Cuiabá já soma 10 unidades revitalizadas incluindo a Biblioteca Comunitária “Saber com Sabor” da Praça Clóvis Cardoso, que está sendo ampliada e a do Pedregal, localizada no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), além de outras unidades educacionais e quadras poliesportivas. 

Na creche Maria Ligia Borges Garcia, as obras abrangem troca de piso do refeitório, limpeza de fossa e calha, manutenção no forro e telhado, troca da caixa d’água e pintura. A coordenadora de polo, Lousiane Martins disse que as obras trazem novo ânimo para a comunidade escolar. “Todos nós acompanhamos de perto as mudanças e isso tem feito a diferença, com um ambiente muito mais acolhedor para as crianças. Estamos todos muito motivados”, disse ela.

Leia mais:  Projeto treina estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre como evitar o desperdício de água

O cronograma de obras envolve reformas, construções, manutenção predial e reparos de rotina. Entre as unidades atendidas com obras de revitalização estão as creches Amália Curvo de Campos, localizada no Residencial Coxipó, a creche Terezinha Ilza Piccolli Pagot, no Jardim Aroeira; a creche Inocêncio Leocádio da Rosa, no Residencial Paiaguás e a creche Josefa Catarina de Almeida, no bairro Campo Velho.

Também foram atendidas com obras de revitalização, as EMEBs Prof. Francisval de Brito, localizada no bairro Coophamil, que recebeu inclusive placas fotovoltaicas de energia sustentável, um projeto piloto da SME, a Senhorinha Ana Alves de Oliveira, no bairro Jardim Vitória e Maria Tomich Monteiro da Silva, no Ribeirão do Lipa. 

Também estão passando por revitalização e reforma, a EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimaraes, EMEB Floriano  Bocheneki, EMEB Prof ª Gracildes Melo Dantas, EMEB Profª Elza Luíza Esteves, creche Silva Freire, entre outras.

As unidades receberam, de acordo com a necessidade de cada uma, pintura, manutenção de telhado e forro, revisão elétrica e hidráulica, troca de caixas d’água, limpeza de fossas, caixas d’água e calhas, troca de piso, reparos em banheiros, cozinhas e salas de aula e outras manutenções prediais, serviços de capinagem e jardinagem, com poda de árvores, revitalização de quadras poliesportivas, entre outras.

Leia mais:  Em parceria com CMEI, unidade básica de saúde do Ilza Terezinha Picolli Pagot realiza Dia D de atendimento às crianças

“Desde o primeiro dia de sua gestão, a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro tem sido dar as melhores condições físicas possíveis à rede que além de muito antiga, não recebia manutenção de rotina adequada. O desafio é grande, mas com uma gestão equilibrada estamos fazendo uma revolução nas unidades educacionais, tornando os ambientes mais adequados e humanizados”, destacou o secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Projeto treina estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre como evitar o desperdício de água
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza pesquisa visando aprimorar as políticas de gestão na rede pública de ensino

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana