Pesquisar
Close this search box.

Sem categoria

Última edição do ano da Feira de Agricultura Familiar será nesta quinta-feira

Publicado em

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, será realizada a última edição de 2024 da Feira de Agricultura Familiar de Várzea Grande. O evento ocorre no Paço Municipal da Prefeitura, das 8h às 17h, marcando o encerramento de um ciclo bem-sucedido. Desde sua criação, em 2021, durante a gestão do prefeito Kalil Baracat, a feira atendeu às demandas dos pequenos produtores rurais, consolidando-se como um importante espaço de comercialização e fomento da economia local.

Com dez edições realizadas ao longo do ano, a Feira alcançou números expressivos, gerando uma média de R$ 15 mil em vendas por edição e totalizando cerca de R$ 150 mil em 2024. “Esta foi uma novidade da gestão Kalil Baracat, que atendeu aos anseios dos produtores da agricultura familiar e que acreditamos ser interessante para continuidade nas próximas gestões”, avaliou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira de Carvalho.

O prefeito Kalil Baracat destacou a importância do evento para os pequenos produtores e a população. “A feira foi uma grande oportunidade para fortalecer a economia rural, promover a sustentabilidade e garantir que produtos frescos e artesanais chegassem diretamente ao consumidor. Estivemos comprometidos com esse apoio e também com iniciativas de longo prazo, como a construção do Mercado Municipal, que beneficiará não apenas os pequenos produtores, mas toda a comunidade de feirantes e a população de Várzea Grande”.

Leia mais:  PM e Seduc capacitam gestores e diretores educacionais das Escolas Estaduais Militares

A feira, que ocorre tradicionalmente na primeira quinta-feira de cada mês, reúne 16 pequenos produtores rurais de Várzea Grande e de Nossa Senhora do Livramento, oferecendo uma grande variedade de produtos. Entre os itens disponíveis, destacam-se frutas como abacaxi, banana, jabuticaba, limão e morango, além de verduras, legumes, pães, bolos, biscoitos artesanais, derivados de leite, doces, geleias, produtos medicinais e itens de artesanato, como violas de cocho e tapetes de crochê. E, claro, o tradicional pastel de feira não pode faltar.

Além de fomentar a economia local, a Feira de Agricultura Familiar também promove práticas sustentáveis, consolidando-se como um evento fundamental para a comunidade e os produtores rurais da região. A parceria entre as prefeituras de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento, em conjunto com o Sindicato Rural, tem sido essencial para o sucesso do projeto.

“É uma excelente oportunidade para os consumidores acessarem produtos de qualidade, frescos e diretamente do produtor, enquanto apoiam o fortalecimento da economia rural em nossa região”, concluiu Jean Lucas Teixeira.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Sem categoria

Assistência Social abre inscrições para curso gratuito de robótica para jovens

Published

on

As aulas serão ministradas pelo Senac Quantum nas instalações da Rede Cidadã, localizada em frente ao Terminal André Maggi, no centro

A secretaria de Assistência Social de Várzea Grande está com inscrições abertas para o curso gratuito de “Programação para Robótica”, com 60 horas de duração, destinado a jovens, a partir de 15 anos, que estejam cursando o ensino fundamental. As aulas serão ministradas pelo Senac Quantum nas instalações da Rede Cidadã, localizada em frente ao Terminal André Maggi, no centro de Várzea Grande.

O secretário de Assistência Social, Gustavo Duarte, enfatiza a relevância da iniciativa: “A capacitação profissional é fundamental para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Este é apenas o início, em breve, novos cursos serão oferecidos”.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas na sede da secretaria de Assistência Social, situada na Avenida Castelo Branco, bairro Centro Sul (em frente à antiga Câmara de Vereadores), ou na sede da Rede Cidadã, em horário comercial. Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar RG, CPF ou CNH, documento com foto do representante legal, no caso de menores de 18 anos, nome dos pais, comprovante de escolaridade, comprovante de matrícula, histórico escolar e, se aplicável, termo de guarda.

Leia mais:  Futuros moradores do Residencial Nico Baracat participam de sorteio dos apartamentos; etapa 6 será nesta quinta (19)

A supervisora de cursos da secretaria, Rita Pizati, ressalta: “Este é o primeiro curso com inscrições abertas este ano. As aulas começarão assim que as vagas forem preenchidas, por isso, apressem-se para realizar sua inscrição”.

O curso está previsto para iniciar em fevereiro, com aulas no período vespertino, das 13h30 às 17h, às terças e quintas-feiras. Gustavo Duarte destaca a parceria com o Sistema S: “A secretaria de Assistência Social possui parceria com o Sistema S e vamos buscar mais parceiros para ampliar as ofertas de qualificação e capacitação. A prefeita Flávia Moretti está comprometida em oferecer serviços de qualidade para nossa comunidade”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Várzea Grande realiza ações emergenciais para enfrentar período de chuvas

Published

on

Apesar das limitações enfrentas nesse início de gestão, a secretaria está trabalhando intensamente para atender à população

A secretaria de Viação e Obras de Várzea Grande tem realizado uma série de ações emergenciais nas primeiras semanas de 2025, com o objetivo de minimizar os impactos das fortes chuvas e prevenir alagamentos na cidade. As intervenções incluem a limpeza de córregos, bueiros e bocas de lobo, além de patrolamento em ruas de terra e a execução de serviços de tapa-buracos com massa fria. Essas ações têm sido fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar da população, especialmente nas áreas mais afetadas pela temporada de chuvas.

O secretário de Viação e Obras, Celso Luiz Pereira, destacou que a gestão encontrou a pasta em uma situação de grande dificuldade, com maquinário quebrado, falta de equipe técnica e uma considerável dívida com empresas contratadas. Apesar das limitações, Pereira garante que a secretaria está trabalhando intensamente para atender à população.

“Recebemos a secretaria em um cenário extremamente desafiador, com muitos obstáculos pela frente. No entanto, estamos nos esforçando ao máximo para realizar os serviços de manutenção da cidade, com foco na limpeza de córregos e bueiros, para evitar os alagamentos, principalmente durante esse período de chuvas. Estamos atendendo todas as demandas que surgem e, embora o serviço de tapa-buracos com massa fria precise ser refeito em breve, estamos buscando parcerias e até mesmo doações de materiais para melhorar o atendimento à população”, afirmou o secretário Celso Luiz Pereira.

Leia mais:  Obras na BR-163 em Sinop devem ser licitadas este ano, destaca Nova Rota Oeste

A secretária-adjunta de Viação e Obras, Regiane Marli, tem atuado diretamente no atendimento às reclamações da população. Ela ressalta a importância de oferecer um serviço de qualidade, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela equipe.

“Apesar de termos recebido a secretaria com máquinas sucateadas e falta de pessoal técnico, estamos nos organizando e trabalhando duro para atender todas as demandas. Recebemos reclamações diariamente, mas temos dado retorno e conseguido realizar as ações necessárias. Também temos a demanda do conserto de pontes na área rural, que estavam em situação precária devido à falta de manutenção. Estamos priorizando o reparo das cabeceiras, que estão cedendo com as chuvas”, declarou Regiane Marli.

Entre as ações realizadas na cidade, destaca-se a limpeza de bueiros e córregos em pontos estratégicos. Já foram realizados serviços em locais como a Avenida Alzira Santana, a Avenida Julião de Brito, no bairro Parque do Lago, o Córrego do Aeroporto em vários pontos de sua extensão, limpeza da lagoa da FEB, na rua Vereador Abelardo de Azevedo, patrolamento de ruas no bairro Maringá 1.

Leia mais:  Futuros moradores do Residencial Nico Baracat participam de sorteio dos apartamentos; etapa 6 será nesta quinta (19)

“Esses serviços são uma resposta imediata às necessidades da cidade e continuarão a ser realizados conforme a demanda, com foco na prevenção de alagamentos e na manutenção das vias públicas. Também estamos em contato com a Defesa Civil de Várzea Grande, apesar das dificuldades estruturais, o trabalho para garantir a segurança e qualidade de vida dos cidadãos de Várzea Grande não será interrompido”, asseverou o secretário Celso Luiz Pereira.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana