Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Tratamento realizado no SUS corrige problema congênito e possibilita que criança ande normalmente

Publicado em

A felicidade com o nascimento do pequeno Thomas Miguel dividiu espaço com uma preocupação que surgiu tão logo seus pais, Stefany Zaquimael e Bruno Xavier olharam para o bebê. Ele nasceu com uma má formação, chamada pé torto congênito.

O primeiro pensamento de Stefany, ao ver o filho, foi de que ele não seria capaz de andar, ou andaria com muita dificuldade. “Tenho um primo que nasceu com este problema, mas na época não havia tratamento na rede pública e na rede particular era muito caro. Ele cresceu com os pés tortos, consegue andar, mas com bastante dificuldade. Achei que aconteceria a mesma coisa com meu filho”, relembrou.

Apesar do prognóstico não ser dos melhores, a história de Thomas foi bastante diferente. A criança já saiu do hospital com um encaminhamento para uma consulta com o dr. Leonardo Bussiki, ortopedista pediátrico que faz parte da rede de médicos da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Leia mais:  Mais de 300 crianças imigrantes estão matriculadas na rede municipal de ensino de Cuiabá

“Meu filho tinha apenas sete dias de vida quando passou pela primeira consulta com o dr. Leonardo. Com 15 dias ele colocou o gesso nas perninhas pela primeira vez. Até os 4 meses de idade ele ficou direto com o gesso, que era trocado uma vez por semana. Foram meses complicados, pois ele chorava de dor, mas sabíamos que era para o bem dele”, relatou a mãe.

Após completar 4 meses, Thomas foi submetido a uma cirurgia de correção dos pés, dentro do ‘Programa de Tratamento Ortopédico para Criança Cuiabana’, projeto idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro e implantado pela gestão Emanuel Pinheiro em outubro de 2017. Após a cirurgia, a criança usou gesso sintético por 30 dias e após esse período continuou o tratamento usando a órtese (uma espécie de bota ortopédica), a qual utiliza até hoje.

Nesta quarta-feira (27) foi a primeira consulta de Thomas no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, onde o dr. Leonardo passou a atender seus pacientes. Os pais da criança ficaram surpresos com o tamanho e a qualidade do hospital, que, segundo eles, não deixa nada a desejar para os hospitais da rede privada. “Sempre fomos muito bem recebidos tanto no Centro de Especialidades Médicas, quanto na Policlínica do Verdão, onde o dr. Leonardo atendia. Estou impressionada com este hospital, que tem tudo da melhor qualidade. Gostei especialmente da parte dos banheiros infantis, que são separados dos banheiros de adultos, achei que foi uma ótima idéia”, elogiou a mãe de Thomas.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá aumentou em 30% o número de atendimentos infantis em unidades de saúde

O pai de Thomas também mostrou-se impactado com o HMC. “Um hospital desse tamanho e com essa qualidade será um grande benefício para a população, que realmente está precisando. Nós agradecemos muito toda a assistência que nosso filho tem recebido no SUS. Se não fosse assim não teríamos condições financeiras para pagar o tratamento, pois pelo que pesquisamos, não sairia por menos de 14 mil reais. E nosso muito obrigado a toda equipe que tem cuidado do Thomas com muita dedicação”, comentou Bruno.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Por unanimidade, auxílio emergencial de R$ 1 mil é aprovado pela Câmara de Cuiabá

Published

on

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, por unanimidade, o projeto emergencial encaminhado pela prefeitura que garante o pagamento de R$ 1 mil para famílias afetadas pelas recentes chuvas que atingiram a cidade. O auxílio emergencial busca amenizar os prejuízos das famílias em situação de vulnerabilidade que tiveram casas e bens danificados.

O projeto foi enviado em caráter de urgência pela gestão municipal. O benefício será destinado às famílias cadastradas pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, priorizando aquelas com maior necessidade.

O pagamento do auxílio será realizado em parcela única, com os recursos provenientes do fundo municipal de emergência, previamente reservado para situações de calamidade pública.

O prefeito Abilio Brunini agradeceu aos vereadores pela agilidade e pelo comprometimento em atender as demandas da população neste momento de dificuldade. “Agradeço à Câmara de Cuiabá por entender a urgência dessa situação e aprovar rapidamente esse projeto tão importante para as famílias que estão sofrendo com as consequências das chuvas. Esse gesto demonstra sensibilidade e união entre os poderes para garantir o bem dos cuiabanos”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Van do Sine da Gente leva oportunidades de emprego à comunidade do Distrito da Guia

A Prefeitura de Cuiabá anunciou que o calendário de pagamentos será divulgado nos próximos dias. Vale lembrar que o auxílio não poderá ser usado para compra de materiais supérfluos como bebidas alcoólicas e cigarro.

Equipes de assistência social seguem atuando nas regiões mais afetadas, prestando apoio às famílias e cadastrando novos casos de necessidade emergencial.

O prefeito Abilio Brunini reforça que segue monitorando as condições climáticas por meio da Defesa Civil e adotando medidas preventivas para minimizar os impactos de novos temporais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Cuiabá promove ações de conscientização para a ‘Campanha Janeiro Branco’

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo diversas atividades ao longo de janeiro como parte da Campanha Janeiro Branco, com objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Ações incluem palestras, dinâmicas, atividades em sala de espera e outras iniciativas, organizadas pelas próprias unidades de saúde. Algumas dessas atividades estão sendo realizadas durante o horário regular de atendimento, enquanto outras acontecem nos finais de semana, para atender ao maior número possível de pessoas.

O Janeiro Branco é um movimento nacional que surgiu em 2014 e convida a sociedade a refletir sobre o bem-estar emocional. A campanha tem como foco a prevenção de doenças mentais como ansiedade, depressão e transtornos de pânico, reforçando a importância de buscar ajuda profissional e criar hábitos que promovam equilíbrio emocional.

A secretária de Atenção Primária, Caratina Silva, destacou a relevância dessas ações: “As campanhas como o Janeiro Branco são fundamentais para sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e para fortalecer as redes de apoio. Essas iniciativas promovem conhecimento, conscientização e ajudam as pessoas a reconhecerem a necessidade de buscar ajuda profissional, além de promoverem o autocuidado.”

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá participa do "1º Mutirão Pop Rua Jud/MT"

O responsável técnico da rede municipal de saúde, Welbe Rafael Costa, também ressaltou o compromisso da Prefeitura com a causa. “As ações voltadas para a saúde mental não se limitam ao mês de janeiro. Nossa rede está empenhada durante todo o ano em oferecer suporte, promover a conscientização e cuidar do bem-estar emocional da população. A Campanha Janeiro Branco é um ponto de partida para reforçar a importância desse tema, mas nosso trabalho é contínuo.”

A campanha, que ocorre em âmbito nacional e conta com o apoio do Ministério da Saúde, teve início no dia 1º de janeiro e segue até o dia 31. Em Cuiabá, as ações realizadas pelas unidades de saúde seguem esse mesmo período, porém, cada unidade escolhe dias específicos para promover suas atividades, de acordo com sua organização interna.

Com essa mobilização, a Prefeitura de Cuiabá busca fortalecer a conscientização sobre a importância da saúde mental e oferecer suporte à população por meio de orientações e atividades que promovam o autocuidado e a prevenção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia mais:  Após decisão de ministro do STF, prefeito Emanuel Pinheiro anuncia transporte público gratuito em 30 de outubro

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana