Cuiabá

Tratamento realizado no SUS corrige problema congênito e possibilita que criança ande normalmente

Publicado em

A felicidade com o nascimento do pequeno Thomas Miguel dividiu espaço com uma preocupação que surgiu tão logo seus pais, Stefany Zaquimael e Bruno Xavier olharam para o bebê. Ele nasceu com uma má formação, chamada pé torto congênito.

O primeiro pensamento de Stefany, ao ver o filho, foi de que ele não seria capaz de andar, ou andaria com muita dificuldade. “Tenho um primo que nasceu com este problema, mas na época não havia tratamento na rede pública e na rede particular era muito caro. Ele cresceu com os pés tortos, consegue andar, mas com bastante dificuldade. Achei que aconteceria a mesma coisa com meu filho”, relembrou.

Apesar do prognóstico não ser dos melhores, a história de Thomas foi bastante diferente. A criança já saiu do hospital com um encaminhamento para uma consulta com o dr. Leonardo Bussiki, ortopedista pediátrico que faz parte da rede de médicos da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Leia mais:  Programa Bom de Bola Bom de Escola abre inscrições nesta semana

“Meu filho tinha apenas sete dias de vida quando passou pela primeira consulta com o dr. Leonardo. Com 15 dias ele colocou o gesso nas perninhas pela primeira vez. Até os 4 meses de idade ele ficou direto com o gesso, que era trocado uma vez por semana. Foram meses complicados, pois ele chorava de dor, mas sabíamos que era para o bem dele”, relatou a mãe.

Após completar 4 meses, Thomas foi submetido a uma cirurgia de correção dos pés, dentro do ‘Programa de Tratamento Ortopédico para Criança Cuiabana’, projeto idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro e implantado pela gestão Emanuel Pinheiro em outubro de 2017. Após a cirurgia, a criança usou gesso sintético por 30 dias e após esse período continuou o tratamento usando a órtese (uma espécie de bota ortopédica), a qual utiliza até hoje.

Nesta quarta-feira (27) foi a primeira consulta de Thomas no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, onde o dr. Leonardo passou a atender seus pacientes. Os pais da criança ficaram surpresos com o tamanho e a qualidade do hospital, que, segundo eles, não deixa nada a desejar para os hospitais da rede privada. “Sempre fomos muito bem recebidos tanto no Centro de Especialidades Médicas, quanto na Policlínica do Verdão, onde o dr. Leonardo atendia. Estou impressionada com este hospital, que tem tudo da melhor qualidade. Gostei especialmente da parte dos banheiros infantis, que são separados dos banheiros de adultos, achei que foi uma ótima idéia”, elogiou a mãe de Thomas.

Leia mais:  Começa nesta terça-feira (4) o período de matrículas para novos estudantes de 4 a 14 anos na rede municipal

O pai de Thomas também mostrou-se impactado com o HMC. “Um hospital desse tamanho e com essa qualidade será um grande benefício para a população, que realmente está precisando. Nós agradecemos muito toda a assistência que nosso filho tem recebido no SUS. Se não fosse assim não teríamos condições financeiras para pagar o tratamento, pois pelo que pesquisamos, não sairia por menos de 14 mil reais. E nosso muito obrigado a toda equipe que tem cuidado do Thomas com muita dedicação”, comentou Bruno.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Programa Bom de Bola Bom de Escola abre inscrições nesta semana
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Prefeito em exercício assina decreto que põe fim à exigência do uso de máscara em locais fechados em Cuiabá

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana