Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

TCE determina aumento de cobertura odontológica na Saúde de Várzea Grande

Publicado em

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou que a Secretaria de Municipal de Saúde de Várzea Grande aumente número de unidades de saúde destinadas ao atendimento odontológico. A definição foi dada na sessão ordinária de terça-feira (26). Segundo os dados do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Primária a Saúde (SISAPS), a cobertura no município foi 75% inferior à média do estado em 2021, o dado mais recente disponível.

O Plano de Ação prevê que a estrutura atual aumente em 100% sua capacidade, dentro de 60 dias, expandido de 7 para 13 o número de unidades promovendo o reaparelhamento e redistribuição dos serviços odontológicos de forma a permitir que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) seja atendido o mais próximo possível de seu domicílio.

Além do aumento da estrutura, também foi constatado que pela equipe técnica do TCE, em vistoria in loco, que os espaços reservados para esse tipo de serviço estão sendo utilizado para outros fins. O armazenamento de produtos e materiais de limpeza ou atendimento de outros serviços de saúde são alguns deles.

Leia mais:  EMEB Emanuel Benedito de Arruda promove ação sobre queimadas urbanas

A vistoria apontou ainda que nas unidades há equipamento odontológico estragado, ausência ou deficiência da regulação (fila de espera) e ociosidade operacional. Assim, a medida procura também que promova processo licitatório para prestação de serviço de manutenção preventiva e reparos técnicos nos principais equipamentos utilizados no consultório odontológicos, dentre outros.

Conforme o conselheiro da sessão, Guilherme Antonio Maluf, duas das unidades de tratamento oncológicos dispõem o serviço de maneira abaixo de sua capacidade.

“Verificou-se que somente sete unidades de Equipes de Saúde da Família (ESF) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estão prestando o serviço odontológico atualmente e mesmo estes estão operando 60% e 40% abaixo de sua capacidade, respectivamente. Além do número de unidades que oferece atendimento em saúde bucal à população ser insuficiente para atender à demanda do município, nas que oferecem os serviços, a falta de manutenção adequada nos equipamentos e em tempo hábil compromete a qualidade e a eficiência dos atendimentos”, declarou o conselheiro.

Na ocasião, o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, também destacou a necessidade de se colocar a questão da saúde bucal como ponto de controle na análise das contas anuais de governo dos municípios.

Leia mais:  Jovem é morto a tiros após ser abordado por criminosos em Várzea Grande (MT)

“A odontologia faz parte dos serviços de saúde pública, inclusive, com a destinação de recursos públicos federais, que a gente pouco vê na prestação de contas a utilização desses recursos”, afirmou o presidente.

O levantamento foi baseado no documento da Comissão Permanente de Saúde, bem como nas inspeções in loco realizadas nas unidades e nos dados de produção de saúde bucal do município no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de agosto de 2024, conforme sistemas oficiais do Governo Federal.

fonte – gazeta digital.

Comentários Facebook
Advertisement

Várzea Grande

Mudança na Educação de Várzea Grande pode ter vira-volta nesta semana

Published

on

O cenário político de Várzea Grande pode ter um novo rumo na gestão da pasta da Educação, que atualmente está sob a responsabilidade do vice-prefeito Tião da Zaeli. Segundo fontes obtidas pelo site EstacaolivreMT, há movimentações nos bastidores que indicam possíveis mudanças à frente da Secretaria Municipal de Educação.

Nomes como o de Rosy Padro e Charles da Educação têm circulado como fortes candidatos a assumir o comando da pasta. A especulação sobre essas trocas surge em meio a um contexto de atritos entre a prefeita Flávia Moretti e seu vice, Tião da Zaeli, ambos do PL, além da crescente resistência de alguns vereadores do partido que vem atuando contra à administração municipal. Vamos aguardar os próximos capítulos

Comentários Facebook
Leia mais:  Educação divulga calendário de matrícula e rematrícula para a rede pública de Várzea Grande
Continue Reading

Várzea Grande

Secretaria realizada pintura em diversos pontos de Várzea Grande

Published

on

A iniciativa tem como objetivo organizar o fluxo de veículos, garantir mais segurança a motoristas e pedestres e melhorar a mobilidade urbana no Município.

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, intensificou os trabalhos de sinalização em diversas regiões da cidade. Na semana passada, a equipe realizou a pintura e revitalização da sinalização horizontal no entorno do Hospital Santa Rita e ao longo da Avenida Filinto Müller até o bairro Nova Várzea Grande.

Além dessas áreas, os serviços foram executados em importantes vias da região central, como no trecho entre a Avenida Alzira Santana e Filinto Müller. A iniciativa tem como objetivo organizar o fluxo de veículos, garantir mais segurança a motoristas e pedestres e melhorar a mobilidade urbana no Município.

Na segunda-feira (17), os trabalhos foram de demarcação da pista dupla no local onde está o Fórum da cidade. A sinalização definitiva foi concluída na terça-feira (18), com a pintura das faixas.

A Prefeitura, por meio da prefeita Flávia Moretti, reforça que a sinalização viária é um serviço essencial para evitar acidentes e garantir um trânsito mais seguro e eficiente. Outras regiões do Município também devem receber melhorias nos próximos dias, conforme o cronograma da Secretaria de Mobilidade Urbana.

fonte – momento mt.

Comentários Facebook
Leia mais:  EMEB Emanuel Benedito de Arruda promove ação sobre queimadas urbanas
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana