Cuiabá

Sugestão de pauta: População da região do Coxipó debate Saúde Pública neste sábado

Publicado em

Moradores da Regional Sul (que engloba toda a região do Coxipó) debatem melhorias para a saúde pública de Cuiabá neste sábado (09). O encontro que acontecerá das 8h às 18h na Escola de Saúde Pública, situada no bairro Coxipó (próximo ao Hospital Adalto Botelho) é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) da Capital e marca o início das pré-conferências Regionais.

As etapas fazem parte da preparação para a 13ª Conferência Municipal de Saúde e terão os debates norteados por três eixos temáticos “Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS” e terão como objetivo colher subsídios e propostas a partir dos debates para a etapa Municipal que acontecerá de 10 a 12 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

De acordo com a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, Janaína Penha, para garantir a equidade, os debates são abertos à participação de usuários, trabalhadores do Sistema Único Saúde (SUS), gestores, prestadores de serviços e outras instituições para discutir diferentes interesses dos grupos envolvidos, emergindo daí a vontade política que deve influenciar a agenda pública com base em novas diretrizes. As participações ocorrem impreterivelmente e respectivamente seguindo a ordem citada em 50% para o primeiro segmento e 25% para os dois subseqüentes.

Leia mais:  Mutirão da Limpeza chega a sua 30ª edição em 2019

“Tanto as pré-Conferências Regionais, quanto a Conferência Municipal seguem essa ordem de participação, garantindo equidade do debate. Lembrando que o segmento Usuário tem 50% de participação assegurada, conforme prevê o regimento porque é a população que sofre na pele as más políticas públicas ou que será beneficiada pelas boas. Por meio da Conferência Municipal de Saúde, Cuiabá tem avançado na prática da avaliação e proposição de diretrizes para a Política Municipal de Saúde, com a participação de todos os segmentos e controle social em todas as etapas da Conferência”, destacou a secretária executiva.

Conforme o regimento da 13ª Conferência Municipal de Saúde, validado pela Resolução nº63/2018//CMS, de 04 de novembro de 2018, a Etapa Regional será constituída por nove Conferências Regionais a serem realizadas nas quatro regionais urbanas – Leste, Oeste, Norte e Sul e em outras cinco envolvendo as áreas rurais – Distrito da Guia/Aguaçu, Coxipó do Ouro, Rio dos Peixes, Fazenda Velha e Pequizeiro. Os locais foram definidos conforme desenho territorial e populacional.  

As inscrições para todas as ‘Pré-Conferências Regionais’ serão realizadas ‘in loco’ no dia dos respectivos eventos. Os delegados que irão compor a Conferência Municipal serão eleitos democraticamente nas regionais.

SERVIÇO

PAUTA:  População da região do Coxipó debate Saúde Pública neste sábado

Leia mais:  Inscritos para seletivo da agricultura farão prova neste domingo (24)

DATA: 09/03 (sábado) 

Local: Escola de Saúde Pública Av. Adauto Botelho, nº 552 Coophema (próximo ao Hospital Adauto Botelho)

Horário: 8h às 18h

DEMAIS CRONOGRAMAS

13/03 (quarta-feira) – ETAPA RURAL SUL (Fazenda Velha)

Local: Escola Novo Renascer, ao lado da Fundação Santiago

Horário: 7h30 às 10h30

16/03 (sábado) – REGIONAL OESTE

Local: Universidade de Cuiabá – Campus UNIC Barão

Horário: 8h às 18h

20/03 (quarta-feira) ETAPA RURAL (Pequizeiro)

Local: EMEB Rural – Nova Esperança, Rua 14 – Nova Esperança

Horário: 7h30 às 10h30

21/03 (quinta-feira) – ETAPA RURAL (Coxipó do Ouro)

Local; São de festa Av. Principal S/N – Praça do Rosário

Horário: 7h30 às 10h30

23/03 (sábado) – REGIONAL NORTE

Local: Escola Dione Augusta Silva Sousa Av. Tuiuiú nº45 CPA IV

Horário: 8h às 18h

25/03 (segunda-feira) – ETAPA RURAL (Rio dos Peixes)

Local: Escola Municipal Estevão Alves Correa

Horário: 7h30 às 10h30

28/03 (quinta-feira) – ETAPA RURAL (Guia/Aguaçú)

Local: Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim

Horário: 7h30 às 10h30

30/03 (sábado) REGIONAL LESTE

Local: Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto – Travessa Francisco de Siqueira nº 195 – bairro Bandeirante

Horário: 8h às 18h

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Centro de Saúde Grande Terceiro é entregue totalmente revitalizado
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Moradoras do Doutor Fábio participam do curso de bolos, salgados e pães do Qualifica 300

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana