Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Sistema Estadual de Bibliotecas é destaque em evento nacional

Publicado em

O avanço na gestão das bibliotecas públicas de Mato Grosso nos últimos anos tem recebido destaque nacional. Dentre as ações com resultados reconhecidos, destacam-se o apoio técnico para a implantação e reestruturação de unidades municipais, distribuição de livros, adoção de projetos de revitalização, incentivo a iniciativas de estímulo e acesso à leitura, além de informatização e integração dos acervos. As iniciativas serão apresentadas nesta quarta-feira (13.03), em Brasília, durante o seminário ‘Bibliotecas: diálogos para mudança: papel das bibliotecas como promotoras de mudanças’.

O evento é realizado no Senado Federal, entre os dias 11 e 15 de março, e integra a programação em homenagem ao Dia do Bibliotecário (12 de março). São palestras, debates e workshops gratuitos ao público. A servidora da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Almeida, será a representante local. A palestra dela ocorrerá às 10h.

Ela irá apresentar a experiência bem-sucedida em Mato Grosso nos últimos três anos, que inclui a implantação e/ou regulamentação do Sistema Estadual em mais de 100 municípios do Estado, reestruturação e reabertura de 16 unidades municipais no interior do Estado, distribuição de 24 mil publicações de autores mato-grossenses, conservação e recuperação de mais de 3000 documentos e obras raras, além de adesão a editais, realização de parcerias e participação em projetos voltados à revitalização de prédios, acessibilidade e ao incentivo à leitura.

Leia mais:  Atletas veteranos e jovens talentos de MT inauguram estrutura do complexo esportivo

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas possui hoje 154 bibliotecas vinculadas, sendo 142 municipais e 11 comunitárias, além da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Todas atuam de forma integrada, compartilhando experiências de gestão, oferecendo apoio técnico e atuando para informatização e disponibilidade do acervo online para os usuários mato-grossenses.

“Nestes últimos anos conseguimos avançar muito na gestão do Sistema, principalmente por conseguirmos incentivar os municípios a aderirem a ele. Quando começamos as visitas técnicas, percebemos que muitos locais, chamados de bibliotecas, na verdade eram depósitos de livros. Com as orientações da equipe, as bibliotecas municipais passaram por uma reestruturação na gestão, adequaram-se aos pré-requisitos do sistema nacional e tornaram-se espaços vivos, com projetos de incentivo à leitura e promoção do conhecimento. Principalmente, passaram a ser realmente espaços públicos disseminadores de cultura, frenquentados pela população”, destaca Waldineia.

Um exemplo que ela cita é o da Biblioteca Pública de Juína, que, após a reestruturação, foi contemplada com o 2º lugar em um concurso nacional que premiou as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuíram com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de ser reconhecida pela ONG Recode por implantar práticas inovadoras e de acesso à leitura.

Leia mais:  Força Tática prende suspeito de tentativa de latrocínio em Cáceres

Mais informações sobre o evento, clique aqui

Para mais informações sobre os resultados do Sistema Estadual de Bibliotecas, clique aqui.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Gefron efetua sete prisões em dois dias e recupera veículos
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Mulher é presa acusada de participar do Golpe do Hospital em Barra do Garças

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana