Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Sine Municipal de Cuiabá realiza mais de 2.400 atendimentos em 5 meses

Publicado em

O Sine Municipal de Cuiabá realizou 2.344 atendimentos nos cinco primeiros meses de 2025, e outros 92 online. O trabalho tem se consolidado como um importante aliado da população na busca por emprego e qualificação profissional. E demonstra a procura crescente por suporte na inserção no mercado de trabalho.

No mesmo período, foram disponibilizadas 1.135 vagas de emprego, resultado de parcerias firmadas com empresas e instituições locais. A atuação da equipe possibilitou a emissão de 472 cartas de encaminhamento, facilitando o acesso dos trabalhadores a processos seletivos e aumentando as chances de contratação.

Uma das ações de destaque foi a parceria com uma rede de mercado atacadista, que resultou na abertura de 55 vagas de emprego, ampliando as oportunidades para os trabalhadores da região. O Sine da Gente esteve in loco realizando o atendimento com a carta de encaminhamento direta ao setor de Recursos Humanos (RH).

Segundo Leandro Figueiredo, diretor de Emprego, Renda e Qualificação da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, os números reforçam a relevância do serviço para a cidade. “O balanço positivo reforça o compromisso com a empregabilidade e o fortalecimento do mercado de trabalho local, evidenciando a importância do atendimento contínuo e qualificado aos cidadãos”, destacou.

Leia mais:  Transporte coletivo terá tarifa zero no feriado e usuários precisam do cartão

O Serviço Municipal segue atuando como um elo entre empresas e profissionais, contribuindo diretamente para a redução do desemprego e o desenvolvimento econômico de Cuiabá. O atendimento acontece na sede do Sine, na Travessa Celso Luís M. de Almeida, nº 45, bairro Poção, no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat). O horário de atendimento é das 8h às 17h, ou pelo telefone e WhatsApp (65) 99251-7480.

O Sine Municipal faz a intermediação das vagas de emprego e realiza o atendimento para a solicitação do seguro-desemprego. E fornece informações sobre o MEI (Micro Empreendedor Individual).

Os mesmos serviços são disponibilizados na Van Sine da Gente que atua de forma descentralizada para impulsionar e favorecer os cidadãos, indo para os bairros ou empresas.

Também dispõe de canais exclusivos para empresas visando a abertura de vagas, sendo os telefones (65) 3645-7216 e 3645-7237, ou whatsapp 99255-2450 e e-mail: [email protected].

#PraCegoVer

A foto mostra um aparelho de celular exibindo na tela o brasão do Governo Federal sinalizando o acesso a carteira de trabalho digital.

fonte – cuiabá mt gov.

Leia mais:  Cuiabá completa 306 anos com programação recheada de atrações culturais, esportivas e sociais

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Daniel Monteiro reforça compromisso com valorização dos profissionais da educação em Cuiabá

Published

on

Diego Nunes – Assessoria do vereador Daniel Monteiro&nbsp
Durante fala na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (10), o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) destacou seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação da rede municipal. Presidente da Comissão de Educação da Casa e com experiência prévia na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), o parlamentar tem sido uma das principais vozes nas discussões sobre a revisão da Lei Complementar 220, que trata da carreira dos servidores da educação.
Segundo o parlamentar, é inaceitável que a atual legislação exija um período de três anos para que a nova titulação acadêmica de um profissional seja reconhecida, o que representa, na avaliação dele, um desestímulo à qualificação. “Bastou um discurso sobre o tema para que meu gabinete fosse procurado por diversos profissionais da educação, entre técnicos, professores e servidores, todos trazendo ponderações importantes para o debate sobre a carreira”, relatou.
O vereador também criticou a falta de reconhecimento de diplomas de nível superior obtidos por Técnicos de Manutenção Escolar (TMEs) e Técnicos de Apoio à Infraestrutura Escolar (TAIs). “Temos TMEs que se formam em cursos superiores reconhecidos pelo MEC, como Enfermagem, Contabilidade ou Jornalismo, mas que não têm esse esforço reconhecido pela rede municipal. Isso precisa ser corrigido com urgência.”
Daniel Monteiro chamou a atenção ainda para o fato de que, no caso dos TAIs, a rede só reconhece até a pós-graduação, desconsiderando titulações como mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Na prática, a mensagem que está sendo passada é: não estudem mais. É um completo desincentivo à formação continuada.”
Para acompanhar de perto as discussões sobre a revisão da lei, o parlamentar informou que designou membros de sua equipe jurídica para participarem das reuniões realizadas na Secretaria Municipal de Educação. “Todas as quartas e sextas-feiras, meu gabinete estará presente nessas reuniões. Essa é uma pauta prioritária, e esta tribuna será usada, sistematicamente, para defender a valorização dos profissionais da educação.”
Daniel Monteiro também reconheceu avanços na área, especialmente no que diz respeito à entrega de materiais didáticos. “Estive na Secretaria nesta semana e fui apresentado aos novos materiais que serão utilizados nas escolas. O trabalho técnico está avançando, mas de nada adianta se o profissional da ponta, que aplica esse conteúdo, não for reconhecido como merece,” concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Emanuel Pinheiro lança obra de pavimentação do bairro Jardim Presidente II

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Lei de Mobilidade Urbana é aprovada na manhã desta quinta-feira (10)

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na manhã desta quinta-feira (10), a 42ª Sessão Ordinária. Durante a sessão, os parlamentares aprovaram dois projetos de lei, que agora seguem para sanção do Executivo Municipal.
A presidente da Casa de Leis, vereadora Paula Calil (PL), teve aprovado, por 23 votos, o Projeto de Lei nº 15.023/25, que institui o programa “Adote um Ponto”. A proposta prevê a colaboração de cidadãos e empresas na melhoria e conservação de pontos de ônibus, táxis, mototáxis e passarelas da capital.
A nova lei permite que pessoas físicas ou jurídicas que “adotarem” os espaços possam explorá-los com publicidade, desde que previamente aprovada pela secretaria competente, e sem a cobrança de taxas.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 14.824/25, de autoria do vereador T. Coronel Dias (Cidadania), que inclui no calendário oficial do município o “Campeonato dos Feirantes do Mercado do Porto”.
O evento é realizado anualmente no Campo do Bode, podendo ocorrer entre os meses de maio e agosto. O campeonato mobiliza feirantes, trabalhadores do Mercado do Porto e de feiras de bairro, promovendo integração e lazer para os participantes.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Vagas para contratação temporária são ampliadas no Sine Municipal

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana