Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Sessão especial homenageia personalidades mato-grossenses

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso realizou sessão especial na noite desta terça-feira (3), no Plenário das Deliberações “Renê Barbour”, para entrega de honrarias. A iniciativa foi do deputado Faissal Kalil (Cidadania) em homenagem a personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso, com títulos de cidadão, moções e comenda.

“É uma forma de retribuir todos os trabalhos prestados para o nosso estado. Nossa equipe escolheu essas pessoas que fizeram um bom trabalho ao longo desses anos e também em 2024. Essa sessão é para coroar aquelas essas pessoas. Então, é uma singela homenagem e eu fico muito emocionado por isso. Me sinto prestigiado e agradecido pelo que eles fizeram pela população mato-grossense, em poder também de uma forma retribuir tudo isso”, afirmou Faissal.

O dentista Marcos Antônio Sanches Agostinho foi homenageado com a Comenda Marechal Rondon. Nascido em Valentim Gentil (SP), Agostinho é graduado em odontologia, pós-graduado em periodontia e odontologia biológica e integrativa. Ele foi reconhecido pelo seu comprometimento em oferecer tratamentos individualizados e eficazes para seus pacientes.

“Significa uma honra muito grande, um reconhecimento através do deputado Faissal, do Assembleia Legislativa pelo trabalho que a gente vem emprestando há 34 anos aqui no Mato Grosso. Sou da área da saúde, desenvolvendo um trabalho de informação e o sentimento da gente é gratidão pelo Estado através do deputado Faissal”, disse Agostinho.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nova Marilândia, Manuel Fernandes da Silva Neto, chegou à Mato Grosso oriundo de Goiás. Ele falou que está em Mato Grosso há mais de 50 anos e sentiu emocionado pela homenagem do título de cidadão mato-grossense.

Leia mais:  Com projeções pessimistas, MT antecipa período proibitivo para uso do fogo no Pantanal

Foto: GILBERTO LEITE/ALMT

“É uma honra muito grande para mim e para minha cidade. Para mim, é muito importante receber essa homenagem que demonstra nosso trabalho em prol do município. Agradeço ao deputado Faissal pela honraria e isso mostra nossa importância para o Estado”, comentou o vereador.

O servidor público, Amauri Sebastião de Matos, também recebeu o título de cidadão mato-grossense pelos serviços prestados em Mato Grosso. Natural de Corumbá-MS, chegou em Cuiabá em 1982, para trabalhar na Prefeitura Municipal.

“Essa homenagem é todo um reconhecimento do trabalho que a gente teve. Estou realizado e muito emocionado pela honraria, tem um valor muito grande, o emocional maior ainda, é satisfação enorme saber que o nosso trabalho ainda é reconhecido”, concluiu ele.

Comenda Marechal Cândido Rondon

Marcos Antônio Sanches Agostinho

Título de cidadão mato-grossense

Leonardo Alves de Araújo

João Francisco Soldatelli

Carlos Antonio da Silva Junior

João Resende Filho

José Luis Rachid

Ricardo Francis de Azevedo

Carlos Barú Derquin

Eduardo da Silveira Campos

Rosane Maria Silveira Derquin

Martha Mayre Barbosa da Silveira

André Luís Vieira Rocha

Alexandre Paula e Silva

Amaury Sebastião de Matos

Carlos Alberto da Silva Corso

Dirceu Luiz Zanella

Hosana Maria Zanella

Manoel Fernandes da Silva Neto

Marcos Adriane Antonelli

Pedro César Pereira França

Ricardo Emerick Boni

Moção de Aplausos

Alessandra Carvalho Elias

Alessandra Cristhyna de Paula Barros

Alex Lucas Boa Sorte

Ana Claudia Pereira Xavier

Leia mais:  Rafaela Fávaro aceita convite e será vice de Lúdio Cabral

André Araújo Molina

André Luiz Alves de Oliveira.

André Luiz dee Oliveira Tarcio

Aparecido Candido Pereira

Beatriz Laís Evangelista Geraldes De Freitas

Carlos Eduardo Silva e Souza

Daniel Henrique Pereira

Daniel Mikael Carvalho

Danillo Santiago da Silva

David Pinto Vieira

Delvito Pereira da Silva

Delvo Rodrigues Medeiros Júnior

Diego Macacchero Feguri

Éderson Figueiredo

Elaine Cristina Berica Garcia

Enio da Rocha Freitas

Fabricio Marques Desani

Franciano Gonçalves Menezes de Jesus

Francisco Claudio Jassniker

Gabrielly da Silva Matos

Guilherme Azevedo Miranda Mendonça

Hellen Maria Gonçalves da Silva

Henrique Augusto Fritz.

ldemar da Silva Pereira

Izabelly Correa Marques Desani

Izaque Alef do Lago da Silva

Jean Pereira Rodrigues

Jefferson Nogueira Souto

João Lucas Ramalho Sigarini

João Paulo Berte

João Victor Silva dos Santos de Oliveira

João Vinicius Leventi de Mendonça

Liga Acadêmica de Formação dm Advocacia (Lafa)

Luiz Márcio Leite de Oliveira

Luiz Roberto Camargo Rodrigues

Manoel de Carvalho da Cruz

Marco Aurélio Alves Pinheiro dos Santos

Maria Raquel da Rocha

Maria Tereza Rezende

Mariane Nery Silva

Markson Diego Pereira Matos

Mateus Cardoso Coelho

Pedro César Pereira França

Pedro Henrique Ortega de Calazans

Renato de Oliveira Belfort

Renato Finotti

Rinaldo Athilla Coelho Teodoro

Rodrigo Jardel Pollo

Roselene Ferreira de Lima (Zi Lima)

Sidney Paulo dos Santos

Sindy Yuli Yoshida

Valdomiro Bueno da Silva

Valmesson da Silva Ribeiro

Valtevalter Souza Neves

Vinicius Ferreira Amaro de Moraes

Vitor Maciel Mello

Yuri da Cunha Silva Machado

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto

Published

on

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) comemorou nesta quinta-feira (16) a aprovação técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o projeto de construção de um viaduto na região conhecida como Trevão, em Rondonópolis, proposto pela concessionária Nova Rota do Oeste.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das BRs-163/364 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Thiago Silva destacou os esforços realizados desde novembro de 2023, quando formalizou, por meio de indicação e ofícios, a solicitação da obra ao diretor da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele também ressaltou o trabalho conjunto com o então senador Mauro Carvalho no ano passado, que resultou na entrega de um projeto executivo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), buscando garantir recursos federais para a execução do viaduto.

Silva também esteve junto da “Comissão Pró-Travessia” em reuniões com a presença de líderes comunitários para tratar da demanda de um viaduto para o atendimento e mais segurança da população local.

Leia mais:  Izalci critica declarações de Haddad sobre política econômica

“Rondonópolis enfrenta um dos maiores gargalos logísticos da região no Trevão, e temos trabalhado incansavelmente, em parceria com o governo do estado, a Nova Rota do Oeste e a bancada federal, para viabilizar esta obra essencial. O viaduto não apenas vai melhorar o fluxo de trânsito, mas também trará mais segurança para todos os condutores, incluindo motoristas de caminhão, automóveis, motocicletas e ciclistas”, destacou o parlamentar.

Thiago Silva elogiou o comprometimento da Nova Rota do Oeste e de outras lideranças envolvidas no avanço do projeto. “Parabenizo o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), o governador Mauro Mendes (UB) e todos os parceiros por este importante passo em direção à concretização de uma obra tão aguardada pela população de Rondonópolis e região há décadas”, afirmou.

O deputado também ressaltou o futuro impacto do viaduto na logística e no transporte da produção agrícola da região. “O Trevão é um ponto crítico que afeta diretamente empresas, trabalhadores e a população em geral. A construção deste viaduto vai garantir maior fluidez no trânsito, melhorar a travessia urbana e fortalecer a logística de escoamento da nossa produção agrícola. Essa é uma conquista que defendemos com firmeza na Assembleia Legislativa e que será um marco para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Silva.

Leia mais:  Rafaela Fávaro aceita convite e será vice de Lúdio Cabral

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política MT

CCJR recebe mais de mil projetos em 2024

Published

on

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) recebeu, em 2024, 1.011 matérias, das quais 824 passaram pela análise técnica e política do colegiado. A média foi de 2,7 projetos apresentados por dia, incluindo feriados e finais de semana. Dos mais simples aos mais polêmicos, todos os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) precisam, necessariamente, passar pela CCJR.

Do montante registrado pela CCJR, em 2024, 631 eram projetos de lei (PL), 82 vetos total, 35 vetos parcial, 31 projetos de lei complementar (PLC), 20 propostas de emenda à constituição (PEC), 14 projetos de resolução, dez requerimentos e um projeto de decreto legislativo. Entre os pareceres, 535 foram favoráveis à proposta, 154 contrários, 103 indicaram a derrubada do veto e 13 a manutenção do veto.

A análise da CCJR dos projetos que tramitam é realizada em etapas. Primeiramente a equipe técnica analisa a matéria e faz um parecer sobre a legalidade do texto, conferindo se o projeto obedece aos princípios de iniciativa e se está de acordo com as constituições estadual e federal. Depois, o parecer é apresentado ao deputado relator, que pode concordar ou não com a avaliação jurídica. Só então o parecer é lido e colocado em votação durante reunião da Comissão. Ao todo, a CCJR é composta por cinco deputados titulares e cinco substitutos. O parecer aprovado pela CCJR é, então, submetido para votação em plenário.

Leia mais:  CST da Mineração realiza 3ª reunião ordinária

De acordo com a consultora da CCJR, Waleska Cardoso, a comissão analisa a legalidade, a judicialidade e a regimentalidade das matérias apresentadas no Poder Legislativo e, para isso, conta com uma equipe de profissionais da área do Direito que fazem toda a tramitação dentro da comissão, além do parecer jurídico. “Todos projetos recebem a análise técnica, que são acompanhadas de um resumo sobre as razões do parecer. Porém, a decisão é política, se leva em consideração a pertinência da proposta, se é uma demanda antiga da população. Quando o plenário entende que o interesse público sobrepõe a questão técnica, ele aprova uma matéria ou derruba um veto”.

A produção legislativa registrou quase três matérias por dia, incluindo finais de semana e feriados

A produção legislativa registrou quase três matérias por dia, incluindo finais de semana e feriados

Foto: Helder Faria

Em 2024, algumas pautas ganharam destaque pela mobilização da sociedade, como foi o caso do Projeto de Lei 1363/2023, que propôs mudanças na lei e a proibição do transporte, armazenamento e comercialização de pescados dos rios de Mato Grosso. A proposta foi aprovada em fevereiro deste ano e, em março, foi sancionada como Lei 12.434/2024.

Leia mais:  Ação do governador contra emendas de deputados ‘cai mal’

“Todas as matérias que tramitam na Casa são importantes, pois representam questões sobre determinado segmento. Porém, algumas ganham mais destaques, como foi o caso do Transporte Zero, que até hoje reverbera e é tema de discussões na Assembleia”, relembra Waleska.

Durante 2024, o deputado Júlio Campo (União) presidiu os trabalhos na CCJR; foi o segundo ano consecutivo que o parlamentar esteve no comando da Comissão. Além de Júlio Campos, também compuseram a CCJR os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Dr. Eugênio (PSB), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (União). A suplência foi ocupada pela deputada Janaina Riva (MDB) e pelos deputados Wilson Santos (PSD), Dilmar Dal Bosco (União), Fábio Tardin (PSB) e Beto Dois a Um (União).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana