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Servidores penitenciários debatem regulamentação de cantinas em unidades prisionais

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Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Por intermédio do deputado estadual João Batista (Pros), representantes e diretores da Associação dos Servidores da Penitenciária Central (ASPEC), debateram com o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, sobre o decreto do Governo do Estado, que regulamenta as cantinas instaladas nas unidades prisionais de Mato Grosso.

Durante seminário realizado nesta segunda-feira (11), no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o parlamentar destacou a importância de discutir com os servidores a atividade de comércio dentro dos presídios.

“Os recursos obtidos com a venda dos produtos nas cantinas são destinados exclusivamente para benfeitorias das penitenciárias do estado, com isso, são beneficiados tanto os servidores, como também os familiares dos reenducandos que compram esses materiais. É necessário que os trabalhadores que atuam à frente dessa comercialização, tenham conhecimento sobre as propostas do governador e sejam também responsáveis pela administração, sempre prevalecendo à transparência do destino dessa arrecadação”. Pontuou o deputado João Batista.

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Na oportunidade, representantes das unidades prisionais de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, tiveram a oportunidade de relatar como os recursos financeiros são aplicados dentro das unidades. “Todo valor do comércio é destinado para reformas, reparos, compra de equipamentos de segurança, manutenção, pagamento de despesas, custeios e outros investimentos relacionados às atividades penais. Esses investimentos são para melhorias na infraestrutura que estão abandonadas pelo poder público”, frisou a pedagoga da Penitenciária Central do Estado (PCE), Rozelvira Serpa de Salles.

Nas considerações finais, Alexandre Bustamante, garantiu que vai conversar com o govenador Mauro Mendes, para concluir o decreto que ainda não está finalizado e deve prorrogar o prazo para futuros debates.  “Vou encaminhar uma cópia das propostas do decreto ao deputado João Batista, para tratar de possíveis alterações e prorrogação do prazo, a fim de garantir agilidade no processo de regulamentação, para que os representantes das Associações e Conselhos de Comunidades, possam analisar  as medidas com mais tempo”, concluiu Bustamante.

O encontro contou com a participação do presidente da Associação dos Servidores da Penitenciária Central do Estado (Aspec), Matheus Henrique de Oliveira, representante do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen), Arthur Rodrigues da Conceição, o defensor público da área de Execução Penal, André Renato Rossignolo, agentes penitenciários e diretores de unidades prisionais do interior do Estado, além de representantes do Conselho da Comunidade.

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Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto

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O deputado estadual Thiago Silva (MDB) comemorou nesta quinta-feira (16) a aprovação técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o projeto de construção de um viaduto na região conhecida como Trevão, em Rondonópolis, proposto pela concessionária Nova Rota do Oeste.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das BRs-163/364 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Thiago Silva destacou os esforços realizados desde novembro de 2023, quando formalizou, por meio de indicação e ofícios, a solicitação da obra ao diretor da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele também ressaltou o trabalho conjunto com o então senador Mauro Carvalho no ano passado, que resultou na entrega de um projeto executivo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), buscando garantir recursos federais para a execução do viaduto.

Silva também esteve junto da “Comissão Pró-Travessia” em reuniões com a presença de líderes comunitários para tratar da demanda de um viaduto para o atendimento e mais segurança da população local.

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“Rondonópolis enfrenta um dos maiores gargalos logísticos da região no Trevão, e temos trabalhado incansavelmente, em parceria com o governo do estado, a Nova Rota do Oeste e a bancada federal, para viabilizar esta obra essencial. O viaduto não apenas vai melhorar o fluxo de trânsito, mas também trará mais segurança para todos os condutores, incluindo motoristas de caminhão, automóveis, motocicletas e ciclistas”, destacou o parlamentar.

Thiago Silva elogiou o comprometimento da Nova Rota do Oeste e de outras lideranças envolvidas no avanço do projeto. “Parabenizo o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), o governador Mauro Mendes (UB) e todos os parceiros por este importante passo em direção à concretização de uma obra tão aguardada pela população de Rondonópolis e região há décadas”, afirmou.

O deputado também ressaltou o futuro impacto do viaduto na logística e no transporte da produção agrícola da região. “O Trevão é um ponto crítico que afeta diretamente empresas, trabalhadores e a população em geral. A construção deste viaduto vai garantir maior fluidez no trânsito, melhorar a travessia urbana e fortalecer a logística de escoamento da nossa produção agrícola. Essa é uma conquista que defendemos com firmeza na Assembleia Legislativa e que será um marco para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Silva.

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Fonte: ALMT – MT

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CCJR recebe mais de mil projetos em 2024

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A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) recebeu, em 2024, 1.011 matérias, das quais 824 passaram pela análise técnica e política do colegiado. A média foi de 2,7 projetos apresentados por dia, incluindo feriados e finais de semana. Dos mais simples aos mais polêmicos, todos os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) precisam, necessariamente, passar pela CCJR.

Do montante registrado pela CCJR, em 2024, 631 eram projetos de lei (PL), 82 vetos total, 35 vetos parcial, 31 projetos de lei complementar (PLC), 20 propostas de emenda à constituição (PEC), 14 projetos de resolução, dez requerimentos e um projeto de decreto legislativo. Entre os pareceres, 535 foram favoráveis à proposta, 154 contrários, 103 indicaram a derrubada do veto e 13 a manutenção do veto.

A análise da CCJR dos projetos que tramitam é realizada em etapas. Primeiramente a equipe técnica analisa a matéria e faz um parecer sobre a legalidade do texto, conferindo se o projeto obedece aos princípios de iniciativa e se está de acordo com as constituições estadual e federal. Depois, o parecer é apresentado ao deputado relator, que pode concordar ou não com a avaliação jurídica. Só então o parecer é lido e colocado em votação durante reunião da Comissão. Ao todo, a CCJR é composta por cinco deputados titulares e cinco substitutos. O parecer aprovado pela CCJR é, então, submetido para votação em plenário.

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De acordo com a consultora da CCJR, Waleska Cardoso, a comissão analisa a legalidade, a judicialidade e a regimentalidade das matérias apresentadas no Poder Legislativo e, para isso, conta com uma equipe de profissionais da área do Direito que fazem toda a tramitação dentro da comissão, além do parecer jurídico. “Todos projetos recebem a análise técnica, que são acompanhadas de um resumo sobre as razões do parecer. Porém, a decisão é política, se leva em consideração a pertinência da proposta, se é uma demanda antiga da população. Quando o plenário entende que o interesse público sobrepõe a questão técnica, ele aprova uma matéria ou derruba um veto”.

A produção legislativa registrou quase três matérias por dia, incluindo finais de semana e feriados

A produção legislativa registrou quase três matérias por dia, incluindo finais de semana e feriados

Foto: Helder Faria

Em 2024, algumas pautas ganharam destaque pela mobilização da sociedade, como foi o caso do Projeto de Lei 1363/2023, que propôs mudanças na lei e a proibição do transporte, armazenamento e comercialização de pescados dos rios de Mato Grosso. A proposta foi aprovada em fevereiro deste ano e, em março, foi sancionada como Lei 12.434/2024.

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“Todas as matérias que tramitam na Casa são importantes, pois representam questões sobre determinado segmento. Porém, algumas ganham mais destaques, como foi o caso do Transporte Zero, que até hoje reverbera e é tema de discussões na Assembleia”, relembra Waleska.

Durante 2024, o deputado Júlio Campo (União) presidiu os trabalhos na CCJR; foi o segundo ano consecutivo que o parlamentar esteve no comando da Comissão. Além de Júlio Campos, também compuseram a CCJR os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Dr. Eugênio (PSB), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (União). A suplência foi ocupada pela deputada Janaina Riva (MDB) e pelos deputados Wilson Santos (PSD), Dilmar Dal Bosco (União), Fábio Tardin (PSB) e Beto Dois a Um (União).

Fonte: ALMT – MT

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