Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Servidoras são homenageadas com evento no Palácio Paiaguás

Publicado em

Servidoras públicas lotaram o evento realizado pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (08.03), no Auditório Cloves Vettorato, em homenagem às mulheres servidoras públicas. A tarde contou com uma programação de palestras sobre direitos da mulher, apresentações culturais, e sorteio de prêmios.

A primeira-dama Virgínia Mendes agradeceu a expressiva presença de todas as servidoras neste primeiro evento comemorativo. “Foi tudo pensado com muito carinho para elas. Dessa forma, estamos conduzindo todas as ações para as mulheres. Estamos apenas no início. Temos muito a fazer pensando na proteção, ascensão e melhoria da qualidade de vida das mulheres mato-grossenses”, afirmou a primeira-dama, que esteve à frente de toda organização.

Na ocasião, o governador Mauro Mendes ressaltou a longa caminhada que as mulheres fizeram ao longo das últimas décadas para conquistar o seu espaço de destaque no mercado de trabalho.

“O que queremos é um Estado que respeite o direito das mulheres. Graças a Deus tenho a felicidade de estar a 24 anos casado com minha esposa e construímos um lar de respeito em todos os aspectos. Quando tivermos homens e mulheres melhores poderemos construir também uma sociedade melhor”, afirma.

A servidora da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Gisela Menezes de Souza, avaliou a ocasião como um presente. Ela observou que além das palestras, a inciativa teve a preocupação com a saúde da mulher, a convivência e o lazer.  

Leia mais:  É necessário trabalhar para que nossa sociedade seja pacífica e não litigiosa diz Eduardo Tostes

“Achei uma inciativa muito boa da primeira-dama, as palestras tiveram temas importantes, até pra ajudar as mulheres e se defenderem. Tem coisas que às vezes a gente não ‘cai em si’ de que pode estar sofrendo alguma violência psicológica, e é sempre bom ter esclarecimento sobre o assunto”, explica.

A ouvidora Marciara Pedroso se sentiu homenageada. “Eu achei maravilhoso, muito bem organizado. É muito bom para nós mulheres receber o reconhecimento pelo trabalho prestado”, destaca.

Atrações

Uma das palestrantes do evento foi a presidente do Conselho Estadual de dos Direitos da Mulher, Glaucia Anne Kelly Amaral, que abordou alguns aspectos das políticas publicas desenvolvidas no Estado para a defesa dos direitos da mulher.

A presidente do Conselho de Ética do Estado, Vanda Helena da Silva, apontou meios de identificar a ocorrência de assédio moral dentro das repartições públicas, o caminho correto para denunciar, e a legislação que ampara as vítimas.

A representante do Conselho Regional de Psicologia, Érika Aparecida de Oliveira, comentou sobre o combate ao abuso sexual e à violência psicológica, a que não deixa marcar físicas, mas é tão grave quanto a violência física.

Por fim, o carateca Juan Riveros Burgos mostrou técnicas de defesa pessoal para mulheres em situações de perigo. Ele ressalta que as técnicas devem ser praticadas diariamente, com o acompanhamento de um instrutor qualificado.

Leia mais:  Ministro Sebastião Reis Júnior apresenta formas de aperfeiçoar o Sistema de Justiça Criminal

Parcerias

Mulheres que participaram do evento foram surpreendidas com belos brindes por meio de sorteio dos parceiros da primeira-dama e do Clube do Servidor, convênio que dá desconto aos servidores ao comprovar vínculo com o Estado. Todos os parceiros podem ser consultados pelo link www.gestao.mt.gov.br/clubedoservidor.

As empresas parceiras que colaboraram com os brindes foram a Vila Konceito; Casa Prado; La Provence; Santa Oliva Pizzaria; Scoth Store; Corpo e Arte; Belviso Face Hair; Jo Bordados e Costurices; La Provence Decor; Loccitane; As Meninas Atelie; e Bella Flor.

O pianista Dario Sherner abrilhantou a comemoração com sua apresentação. Houve ainda uma feira de produtos vendidos por servidoras estaduais. A Clínica Vida, parceira do Mato Grosso Saúde, levou exames de glicemia, pressão, cálculo do índice de Massa Corpórea (IMC) e instruções sobre o autoexame de mama.

O evento foi promovido pela primeira-dama do Estado, por meio de uma parceria com as secretarias de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setasc), Planejamento e Gestão (Seplag), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Casa Civil e Mato Grosso Saúde.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Ministro Sebastião Reis Júnior apresenta formas de aperfeiçoar o Sistema de Justiça Criminal
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  PM intensifica abordagem e orienta população dos cuidados durante carnaval

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana