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O desafio da implementação do conceito da Escola evolutiva com a meta da excelência no processo de ensino aprendizagem tem como base as palestras e debates que permeiam a Semana Pedagógica, que teve início na manhã desta quinta-feira, 7, na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha” no bairro Mapim e segue até sábado com ações reunindo diretores, coordenadores e professores da rede pública municipal de Várzea Grande.

Conforme o secretário Silvio Fidelis, a Semana Pedagógica contempla estudos e reflexões da função de professor para a adequação aos saberes locais, definidos como modo de Ser e Fazer de cada espaço e tempo. “Os potenciais educativos devem gerar oportunidades e ao mesmo tempo  descobrir que ensinar é criar condições e situações para a aprendizagem”afirmou.

A superintendente Pedagógica Gonçalina Rondon explica que, além das discussões sobre o planejamento e diagnóstico, o tema da Semana Pedagógica de 2019 “Conhecendo o documento de referencia curricular do Estado de Mato Grosso da Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, que será pauta das várias formações de aprendizagens ativas que irão ocorrer durante todo o ano.

“A Base foi homologada em 2017, no ano passado e nós construímos o Documento Curricular de MT e este ano todas as redes estão trabalhando para sua implementação através de formação continuada” pontuou.

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No primeiro dia, reunidos nas salas da EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha” professores pedagogos que atendem alunos do 4º e 5º anos e professores de área do 4º ao 9º anos, divididos por áreas como Ciências Humanas e Sociais, das matérias História/Geografia/Ensino Religioso, Linguagem das disciplinas de Artes/Educação Física e Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática receberam as orientações das equipes do setor Pedagógico da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – Seduc e Undime/MT.

Na sexta-feira, os trabalhos continuam em dois polos com atividades nos períodos matutino e vespertino. No polo do Anexo da secretaria de Educação serão reunidos os professores do 1º ao 3º ano das regionais Leste, Sul e Centro que receberão as palestras e no pólo da EMEB “Professora Marilce Benedita de Arruda” também com os professores do Ciclo Básico das regionais Norte e Oeste.

No sábado, no Anexo da SMECEL, os trabalhos da Semana Pedagógica serão voltados exclusivamente ao atendimento aos profissionais da Educação Infantil. Gestores, coordenadores, professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil – TDI, que terá início com a exposição temática, trabalhando os temas da Educação infantil, os campos de experiências, diagnóstico e planejamento a partir do documento de referência da BNCC.

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O secretário Silvio Fidelis reforça que a Semana Pedagógica é um importante encontro dos profissionais da educação no início do ano letivo, que começa no próximo dia 11 em Várzea Grande. Para ele, o acompanhamento e monitoramento da aprendizagem dos alunos, a partir de uma Proposta Pedagógica elaborada das análises dos resultados das avaliações externas e internas, estabelece metas e ações, dando prioridade para o planejamento e soluções de possíveis dificuldades apontadas no decorrer do fazer pedagógico.

“As escolas não devem ser vistas como células isoladas, externas ou pontuais, mas sim serem consideradas um conjunto de iniciativas interligadas em diferentes dimensões, envolvendo vários sujeitos de forma colaborativa, para que possamos ter uma escola de qualidade, evolutiva e excelência no aprendizado” declarou.

 

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

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Várzea Grande

Prefeito participa de formatura do Proerd e destaca combate às Drogas

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Alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande participam, nesta e na próxima semana, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, além de marcar o encerramento das aulas, serve como incentivo e reforço das lições transmitidas durante o projeto, cujo objetivo é realizar a prevenção contra drogas nas escolas. Nesta segunda-feira (8), a formatura aconteceu para os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos.

Presente no evento, o prefeito Kalil Baracat destacou a importância de projetos como o Proerd, que atuam na prevenção às drogas desde a infância, pois garantem para as crianças um futuro com mais possibilidades. “Ficamos muito felizes pela parceria com a Polícia Militar em diversos projetos que, como esse, ajudam a construir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirmou.

Para o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Silvio Fidelis, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. “Temos como ideal uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social, e programas como o Proerd, conduzidos em parceria com a Polícia Militar, somam em direção a esse objetivo”, disse.

O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões, que ensina as crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar; pensar; analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão.

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“O trabalho do programa é realizado em uma pedagogia socioconstrutivista, de forma que a criança aprende tudo pela relação com o policial que vai à sala de aula, fardado, para as aulas”, explica o Cabo PM Romoaldo, instrutor do Proerd, e completa, afirmando que o programa também atua para conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades com o meio escolar e com a comunidade, ensinando respeito e disciplina.

“Além dos benefícios para os alunos e a comunidade, o Programa também ajuda a polícia a se aproximar da sociedade, estabelecendo um vínculo entre as crianças e os instrutores policiais, incluindo estes agentes nas diferentes comunidades”, completa Romoaldo.

A professora Rose Araújo, do 5º ano, destaca que o projeto também ajuda na sala de aula, pois as crianças aprendem mais sobre respeito e disciplina. “Nossos alunos participaram bastante, aprenderam muitas coisas, então acredito que vão poder fazer escolhas melhores desde agora”, disse.

Para Nawaly Azevedo, mãe de Nauane Gabrielly, o projeto representou mudanças importantes na filha e um estímulo importante para que ela continue num caminho sem drogas e sem violência.

Além da formatura, a cerimônia marcou a premiação de dois alunos como destaques na redação, Filipe Franca e Yasmin dos Santos. Essa última disse que o programa a ajudou a ter mais responsabilidade e, principalmente, ser mais confiante de si. “Foi muito legal e acho que vai ser bom para o meu futuro, porque ensina coisas importantes”, completou.

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A Superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina da Silva, destacou o Proerd como um programa já tradicional na Rede Municipal e que se aprimora a cada ano. “Ficamos muito contentes de ver também a participação da comunidade, prestigiando aqui o evento, pois se trata de um programa com uma missão muito importante de afastar as nossas crianças das drogas e da violência”, concluiu.

O evento também contou com a participação da Banda de Música de Várzea Grande e do Superintendente de Cultura, professor Joilson. Os próximos formandos serão os alunos das EMEB Ana Francisca de Barros; Aristides Pompeo de Campos; Rita Auxiliadora de Campos Cunha; Faustino Antônio da Silva e Dirce Leite de Campos, respectivamente.

No segundo semestre de 2022, 26 turmas do 5º ano da rede municipal receberão o projeto, nas EMEB Demétrio de Souza; Heróclito Leôncio Monteiro; Manoel Correa de Almeida; Mercedes de Paula Sôda; Marilce Benedita de Arruda; Líbia da Costa Rondon; Lenine de Campos Póvoa e Lúcia Leite Rodrigues.

fonte – varzea grande mt gov

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Várzea Grande

Três homens são presos por suspeita de falsificar diplomas em Várzea Grande (MT)

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Três homens foram presos em flagrante, nesta terça-feira (9), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, sob suspeita de integrarem uma quadrilha de falsificação de diplomas e documentos, segundo a Polícia Militar.

De acordo com o 1º tenente Góes, o chamado inicial era para atender uma ocorrência de roubo de veículo. Contudo, quando os militares fizeram a abordagem do carro suspeito, encontraram diversos diplomas e documentos falsos.

Segundo o tenente, essa prática é conhecida como “golpe do seguro”.

“Tudo começou com uma ocorrência de roubo de veículo, que localizamos na Avenida Mário Andreazza em Várzea Grande. Fizemos a abordagem e dois suspeitos desceram do carro, então vimos que dentro do carro tinha diversos certificados. Eram falsificadores de documentos e estavam indo fazer uma entrega. Continuamos o acompanhamento e identificamos a pessoa que iria receber o certificado”, disse.

Os suspeitos irão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público, formação de quadrilha e roubo, de acordo com a PM.

fonte – g1

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