Mato Grosso

Sema amplia acesso a acervo de biblioteca setorial

Publicado em

O acervo da biblioteca setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) será disponibilizado para o público em geral com o remanejamento dos livros, mapas e estudos científicos para instituições que possam expor e disponibilizar os materiais aos cidadãos mato-grossenses. A proposta foi desenhada a partir da constatação de que o acervo está subutilizado, uma vez que a estrutura física da biblioteca está no interior da sede da Secretaria, limitando a visita da população. 

De acordo com o relatório de produtividade, em 2017 foram realizados 250 atendimentos aos públicos externo e interno, enquanto em 2018 foram 312 visitas, menos de um atendimento por dia.

Diante do cenário, o acervo de fotos e vídeos sobre o Pantanal, doados pelo cineasta sueco Arne Sucksdorff, serão encaminhados à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para compor exposições públicas do artista já realizadas pela Casa. O Instituto Memória do Poder Legislativo foi escolhido pela Embaixada sueca para ser curador de um acervo do cineasta, ator, fotógrafo e pesquisador europeu.

“Com o recebimento do acervo da Sema poderemos enriquecer o acervo do cineasta que temos aqui para criação de exposições e para elaboração de um catálogo, assim como fizemos com o acervo que temos do Marechal Rondon”, projeta a superintendente o Instituto Memória, Mara Regina Visnadi. 

Leia mais:  SES informa o adiamento de reunião para tratar de assuntos ligado ao Samu

Os processos que contêm relatórios de EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) seguirão disponíveis no Gerência de Arquivo Setorial da Sema para consulta pública.  Já os mapas serão disponibilizados para instituições de ensino. A gestão da Sema identificou que as cartografias poderão ser melhor aproveitadas por estudantes e pesquisadores, uma vez que a própria Secretaria utiliza apenas os serviços digitais disponíveis nas bases georreferenciadas.  Os livros técnicos utilizados pelos servidores para consulta serão distribuídos entre as superintendências para melhor aproveitamento do conteúdo.

As demais publicações e o endereço de consulta 24 horas (PHL) serão disponibilizados à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para que esta faça o gerenciamento do acervo e defina a melhor estratégia de disponibilização do material. Representantes da pasta estão trabalhando em conjunto com a Sema com o compromisso de democratizar o acesso aos materiais que compõem o acervo.

“Estamos trabalhando arduamente para entregar resultados cada vez melhores à população mato-grossense e essa reestruturação integra o pacote de medidas para melhorar a eficiência da Secretaria utilizando-se de menos recursos”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. Atualmente, a biblioteca apresenta um custo anual de cerca de R$ 1 milhão entre salários, energia, água e despesas administrativas. Os servidores atualmente lotados na Biblioteca são altamente qualificados, com ensino superior, pós-graduação e até mesmo doutorado, e serão alocados em novas funções igualmente importantes para prestação de serviços ao cidadão.

Leia mais:  Sema mantêm Parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura funcionando até 18 horas

A atual estrutura física do local irá abrigar os técnicos que serão contratados para validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em janeiro de 2019, o Governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, firmou com o Ministério Público do Estado (MPE) Termo de Compromisso Ambiental (TCA) para regularização ambiental dos imóveis rurais do Estado.

O plano de ações propositivas prevê melhorias no Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), melhorias nos procedimentos de análise, ampliação no quadro de analistas e estabelece um cronograma para análise e validação dos registros.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20

Published

on

O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso, será um dos parceiros do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no próximo sábado (20 de agosto), no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.
 
A população terá acesso a diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, aferição de glicose, agendamento de exames, negociação de débitos e religações pela Energisa, coleta de sangue, corte de cabelo e muito mais.
 
Por parte do Verde Novo, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado, para que a população tenha a oportunidade de colaborar com o processo de arborização urbana de Cuiabá.
 
Os atendimentos do Verde Novo serão realizados das 8h às 12h, na Creche Filantrópica Nina Zaque, localizada no endereço do link a seguir: https://sesi.mt/MultiaçãoJdLiberdade
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida de vários caixotes com mudas do Projeto Verde Novo. As caixas estão na parte interior da van do projeto e na frente de cada uma há uma placa com as espécies: bacupari, goiaba e pitomba.
  
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia mais:  Abertas inscrições para curso de informática voltado ao público feminino

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Comarca de Alto Taquari está com telefone fixo indisponível

Published

on

A Comarca de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá) está com indisponibilidade no telefone fixo nesta terça-feira (16 de agosto). De acordo com a Administração do Fórum a concessionária responsável já foi acionada, porém, ainda não há previsão para normalização do problema.
 
Para atendimento estão disponíveis os e-mails abaixo:
 
Vara Única: [email protected]
 
Distribuidor: [email protected]
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Audiências para regularizar CAR tem objetivo de melhorar informações ambientais
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana