Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Secretário e presidente do Intermat alinham parceria na regularização fundiária

Publicado em

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Willian Campos, recebeu na manhã desta sexta-feira (21) o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim. O encontro teve como objetivo discutir melhorias e estabelecer parcerias para acelerar o processo de regularização fundiária em bairros da capital.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em trabalhar em conjunto com o Governo do Estado para garantir avanços na legalização de áreas urbanas. Durante a reunião, foram debatidas estratégias para otimizar o andamento dos processos e oferecer maior segurança jurídica às famílias que aguardam a documentação de suas propriedades.

“Essa parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado, por meio do Intermat, é essencial para podermos firmar compromissos e acelerar a regularização fundiária na capital. Além disso, a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo secretário José Afonso Portocarrero, é fundamental, pois a pasta tem um papel determinante na regulamentação do parcelamento do solo”, destacou o secretário Willian Campos.

Leia mais:  Conheça os possíveis adversários do Mixto na luta pelo acesso no Brasileiro

O presidente do Intermat também ressaltou a importância do alinhamento entre os órgãos para fortalecer a política de regularização fundiária. “Estamos construindo um relacionamento institucional que é essencial para avançarmos nessa questão. O diálogo entre os poderes municipal e estadual será mantido para garantir que as famílias cuiabanas tenham seus imóveis devidamente regularizados”, afirmou Francisco Serafim.

A parceria visa proporcionar um processo mais ágil e eficiente, beneficiando centenas de moradores que aguardam a legalização de seus terrenos e habitações. A expectativa é de que novas reuniões sejam realizadas para definir as próximas etapas e ampliar a colaboração entre os órgãos envolvidos.

O encontro contou com a presença da secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher e secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Sales.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma reunião entre o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Willian Campos, o presidente do Intermat, Francisco Serafim, e o secretário municipal de Meio Ambiente, José Afonso Portocarrero. Os participantes estão sentados em volta de uma mesa redonda. Ao fundo, há quadros decorativos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia mais:  Trio Pescuma é atração na primeira noite do projeto 'Rasqueado de Rua' em Cuiabá no ano de 2023

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura registra descarte irregular dez dias após retirar 340 toneladas de lixo em bolsão

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá registrou descarte irregular de lixo, em um bolsão no bairro Santa Terezinha, 10 dias após retirar 70 caminhões com 340 toneladas de detritos do local. A limpeza é feita pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), mas a reincidência preocupa o Executivo Municipal.

O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, destacou essa preocupação e pede a consciência da população.

“O descarte irregular de lixo é um problema recorrente em Cuiabá, e o caso do Santa Terezinha é um exemplo claro disso. Menos de 10 dias após a última limpeza, o local já estava novamente tomado por resíduos. Precisamos que a população colabore e faça a destinação correta do lixo, utilizando os serviços oferecidos pela Prefeitura. Além de prejudicar o meio ambiente e a saúde pública, essa prática é crime e pode resultar em multa. Nosso compromisso é manter a cidade limpa, mas isso só será possível com a conscientização e o apoio de todos”, frisou o diretor-geral da Limpurb.

Apesar de ser uma área afastada, o ponto recebe grande fluxo de veículos e pedestres, tornando-se um dos locais mais críticos para o despejo irregular de resíduos em Cuiabá.

Leia mais:  Conheça os possíveis adversários do Mixto na luta pelo acesso no Brasileiro

Atualmente, a Limpurb monitora 50 pontos críticos de descarte ilegal na cidade, sendo o do Santa Terezinha um dos mais problemáticos, inclusive com registros de aplicação de multas a infratores.

A fiscalização desses locais é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Limpurb, com base na Lei Complementar nº 4/1992. A legislação prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem descarta lixo domiciliar ou materiais em áreas inadequadas, como ruas, terrenos baldios, rios, praças e demais espaços públicos ou privados não edificados.

Para evitar novas ocorrências, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza caminhões para o recolhimento de objetos inservíveis, garantindo a destinação correta dos materiais ao aterro sanitário. Itens em bom estado são encaminhados as cooperativas de reciclagem. O serviço pode ser agendado pelos telefones (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.

Entre os materiais retirados no Santa Terezinha estavam sofás, sucatas de bicicletas, bags para ensacar areia e cascalho, carcaças de máquinas de lavar, geladeiras, latinhas, entulhos de obras, sucatas de veículos e lixo doméstico. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da comunidade para manter a cidade mais limpa e segura para todos.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Educação e equipes gestoras reforçam medidas de prevenção

#PraCegoVer

A imagem mostra lixo acumulado em uma área de descarte irregular no bairro Santa Terezinha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Cuiabá promove capacitação sobre autismo em parceria com o TJMT

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), promoverá no dia 4 de abril o evento “Capacitação e Conscientização em Autismo”. A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fomentar a inclusão social na capital mato-grossense. Incrições no link: https://eventos.tjmt.jus.br/Eventos/PaginaInscricaoEvento/238.

O evento ocorrerá no Cenarium Rural, com início às 8h da manhã e segue até as 18h e tem a expectativa de reunir aproximadamente mil participantes, incluindo pais e mães atípicos, cuidadores de alunos com deficiência, profissionais da educação, saúde e demais interessados na temática.

A programação contará com palestras de especialistas renomados na área do autismo, abordando desde aspectos médicos até direitos legais das pessoas com TEA.

Programação do Evento:

– 8h00: Composição da mesa e apresentação de abertura.

– 8h15: Abertura oficial com o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira; a presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; e o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. Exibição do vídeo institucional “Autismo”.

Leia mais:  Trio Pescuma é atração na primeira noite do projeto 'Rasqueado de Rua' em Cuiabá no ano de 2023

– 8h30: Apresentação do Hino do Autismo por Elaine (servidora do TJ e mãe de autista) e mães do Projeto Harmonia Diferente, com Artur (autista) no piano e participação de Pescuma.

– 8h50: Palestra “Caminhos do Espectro” com Fátima de Kwant, especialista em TEA.

– 9h35: Palestra sobre Autismo com a psicóloga Jaqueline França.
– 10h40: Painel “Autismo em Foco” com participação de Branca e o Piloto Dime, Hijonan e Washington.

– 11h30: Palestra “Entendendo os Níveis de Suporte no Transtorno do Espectro Autista” com o neurologista infantil Dr. Thiago Gusmão.
– 13h00: Intervalo para almoço.

– 15h30: Coffee Break.

– 16h00: Palestra “Direito das Pessoas com TEA” com a defensora pública Dra. Cleide Regina Ribeiro do Nascimento, atuante na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

– 17h30: Sorteio de brindes.

As vagas são limitadas. Para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o evento, acesse o site oficial da Prefeitura de Cuiabá ou do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Leia mais:  Conheça os possíveis adversários do Mixto na luta pelo acesso no Brasileiro

#PraCegoVer

A imagem mostra o Palácio Alencastro, visto da perspectiva da Praça Alencastro. Em primeiro plano, o chafariz da praça está ligado. Há árvores e o prédio da sede do Executivo no centro da foto, pintado nas cores verde e branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana