Servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas deram uma pequena pausa na rotina normal de trabalho nesta semana para se aprofundarem um pouco mais no campo da sustentabilidade. O importante momento foi proporcionado graças ao plano de difusão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que, desde 2018, é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em todos os órgãos municipais.
O evento que marcou a implantação da A3P no cotidiano da Secretaria contou com a apresentação do projeto e também do plano de trabalho a ser executado daqui para frente. A Ideia é que uma comissão montada com voluntários ajude na propagação de práticas sustentáveis para, inicialmente, mais de 200 funcionários.
“Esse um projeto encabeçado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que foi quem realizou a articulação junto ao Ministério do Meio Ambiente. A proposta da nossa gestão é tornar a Prefeitura um exemplo a ser seguido e assim incentivar a população a também fazer sua parte. São práticas simples que serão adotadas, mas que fazem a diferença no meio ambiente e na vida do cidadão”, comenta o secretário Vanderlúcio Rodrigues.
Conforme o planejamento, serão desenvolvidas ações de conscientização e disseminação de técnicas e hábitos sustentáveis. O objetivo é envolver os servidores no processo de gestão do uso dos recursos naturais e de aplicação de medidas que promovam a responsabilidade socioambiental nas atividades rotineira da Pasta. Para isso, o programa abordará duas linhas: “Conscientização + Ação” e “Qualidade de Vida”.
A primeira tem como proposta trabalhar por meio de palestras e ações que incentivem o combate ao desperdício, implantação de coleta seletiva e ainda o uso de garrafas e copos permanentes em substituição dos descartáveis. No campo da “Qualidade de Vida”, a meta é utilizar as práticas de limpeza, a redução da poluição sonora e visual, e o combate ao tabagismo e alcoolismo para melhorar o bem-estar dos funcionários.
O evento de adesão teve como palestrantes o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira, e o engenheiro sanitarista Joaquim Andrade. Já o comitê responsável pelo desenvolvimento das ações é composto por um gestor (secretário Vanderlúcio Rodrigues), uma coordenadora (Cilvone Aparecida Passo) e quatro servidores voluntários (Eder Jesus, Jocimar Araújo, Tieko Arabori Yamamoto, Tiago de Oliveira e Fernanda Cardoso).
O que é A3P?
A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública, enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.
O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.