Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Secretaria de Mobilidade de Cuiabá debate implantação da Faixa Azul no Ministério dos Transportes; implantação depende da Senatran

Publicado em

Com o objetivo de promover um sistema de mobilidade mais eficiente e seguro, a secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Luciana Zamproni, esteve em Brasília, nesta quinta-feira (05), em reunião no Ministério dos Transportes e na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A agenda foi intermediada pelo assessor parlamentar Carlos Henrique Villela, do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, e teve como pauta a implantação da Faixa Azul para motos em Cuiabá.

O pedido já foi protocolado pela Secretaria, mas depende de autorização da Senatran, uma vez que o projeto ainda está em fase de testes no Brasil. A Faixa Azul, inicialmente implementada como projeto-piloto em São Paulo pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em 2022, visa reorganizar o trânsito para motociclistas, promovendo maior segurança e fluidez. Demarcada com sinalização horizontal e vertical, a faixa não é exclusiva nem obrigatória, mas sua adoção exige respaldo legal e regulamentação nacional.

Durante a reunião, foi esclarecido que não há previsão legal para a implantação da Faixa Azul em municípios brasileiros sem a aprovação de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Atualmente, o Ministério dos Transportes aguarda a conclusão dos estudos sobre os impactos da Faixa Azul em São Paulo, previstos para março de 2025. Esses dados são fundamentais para avaliar a eficácia do projeto, especialmente em relação à redução de acidentes e mortes envolvendo motociclistas.

Leia mais:  Cuiabá aplica em Saúde 11% a mais que o mínimo constitucional obrigatório

“Não há como avançar com a Faixa Azul em Cuiabá ou em qualquer outro município até que a legislação seja atualizada. É um projeto em teste, e o Ministério dos Transportes está analisando os resultados preliminares. Apenas após a aprovação de uma resolução específica pelo Contran, os municípios poderão implementar essa medida”, explicou Zamproni.

A Prefeitura de Cuiabá permanece engajada no diálogo com o Governo Federal e na busca por soluções que garantam um trânsito mais seguro. A secretária destacou que, enquanto aguarda a liberação oficial, a Semob continuará implementando outras ações para melhorar a segurança e a fluidez no trânsito da capital mato-grossense.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Por unanimidade, auxílio emergencial de R$ 1 mil é aprovado pela Câmara de Cuiabá

Published

on

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, por unanimidade, o projeto emergencial encaminhado pela prefeitura que garante o pagamento de R$ 1 mil para famílias afetadas pelas recentes chuvas que atingiram a cidade. O auxílio emergencial busca amenizar os prejuízos das famílias em situação de vulnerabilidade que tiveram casas e bens danificados.

O projeto foi enviado em caráter de urgência pela gestão municipal. O benefício será destinado às famílias cadastradas pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, priorizando aquelas com maior necessidade.

O pagamento do auxílio será realizado em parcela única, com os recursos provenientes do fundo municipal de emergência, previamente reservado para situações de calamidade pública.

O prefeito Abilio Brunini agradeceu aos vereadores pela agilidade e pelo comprometimento em atender as demandas da população neste momento de dificuldade. “Agradeço à Câmara de Cuiabá por entender a urgência dessa situação e aprovar rapidamente esse projeto tão importante para as famílias que estão sofrendo com as consequências das chuvas. Esse gesto demonstra sensibilidade e união entre os poderes para garantir o bem dos cuiabanos”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Familiares que sepultaram parentes no Cemitério São Gonçalo em 2011 são convocados para destinação de restos mortais

A Prefeitura de Cuiabá anunciou que o calendário de pagamentos será divulgado nos próximos dias. Vale lembrar que o auxílio não poderá ser usado para compra de materiais supérfluos como bebidas alcoólicas e cigarro.

Equipes de assistência social seguem atuando nas regiões mais afetadas, prestando apoio às famílias e cadastrando novos casos de necessidade emergencial.

O prefeito Abilio Brunini reforça que segue monitorando as condições climáticas por meio da Defesa Civil e adotando medidas preventivas para minimizar os impactos de novos temporais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Cuiabá promove ações de conscientização para a ‘Campanha Janeiro Branco’

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo diversas atividades ao longo de janeiro como parte da Campanha Janeiro Branco, com objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Ações incluem palestras, dinâmicas, atividades em sala de espera e outras iniciativas, organizadas pelas próprias unidades de saúde. Algumas dessas atividades estão sendo realizadas durante o horário regular de atendimento, enquanto outras acontecem nos finais de semana, para atender ao maior número possível de pessoas.

O Janeiro Branco é um movimento nacional que surgiu em 2014 e convida a sociedade a refletir sobre o bem-estar emocional. A campanha tem como foco a prevenção de doenças mentais como ansiedade, depressão e transtornos de pânico, reforçando a importância de buscar ajuda profissional e criar hábitos que promovam equilíbrio emocional.

A secretária de Atenção Primária, Caratina Silva, destacou a relevância dessas ações: “As campanhas como o Janeiro Branco são fundamentais para sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e para fortalecer as redes de apoio. Essas iniciativas promovem conhecimento, conscientização e ajudam as pessoas a reconhecerem a necessidade de buscar ajuda profissional, além de promoverem o autocuidado.”

Leia mais:  Aniversário de Cuiabá: 30ª edição do Peixe Santo Solidário será lançada terça-feira para idosos assistidos nos centros de convivência

O responsável técnico da rede municipal de saúde, Welbe Rafael Costa, também ressaltou o compromisso da Prefeitura com a causa. “As ações voltadas para a saúde mental não se limitam ao mês de janeiro. Nossa rede está empenhada durante todo o ano em oferecer suporte, promover a conscientização e cuidar do bem-estar emocional da população. A Campanha Janeiro Branco é um ponto de partida para reforçar a importância desse tema, mas nosso trabalho é contínuo.”

A campanha, que ocorre em âmbito nacional e conta com o apoio do Ministério da Saúde, teve início no dia 1º de janeiro e segue até o dia 31. Em Cuiabá, as ações realizadas pelas unidades de saúde seguem esse mesmo período, porém, cada unidade escolhe dias específicos para promover suas atividades, de acordo com sua organização interna.

Com essa mobilização, a Prefeitura de Cuiabá busca fortalecer a conscientização sobre a importância da saúde mental e oferecer suporte à população por meio de orientações e atividades que promovam o autocuidado e a prevenção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia mais:  Festival Pau Rodado será consolidado como evento de celebração do aniversário de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana