Várzea Grande

Saúde investe R$ 5 milhões em novas obras e economiza 10% com licitações

Publicado em

Com uma economia estimada em 10% no valor total de quatro obras, Várzea Grande está ampliando os investimentos no setor de saúde pública. Serão R$ 5 milhões, entre novas obras e aquisição de equipamentos, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Municipal.

“Do preço inicial das quatro licitações referentes as obras físicas, mais equipamentos e mobiliário economizamos meio milhão de reais, ou 10% do total que será investido em prol da população e de um serviço de qualidade melhor na saúde pública”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos durante solenidade em que autorizou as obras de reforma geral da Policlínica Dr. Moacir de Lannes no Jardim Glória II e da retomada das Unidades Básicas de Saúde – UBS no Construmat e no Jardim Eldorado, além da nova sede do Centro de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos e Insumo – CADIM.

Segundo a prefeita Lucimar Sacre de Campos, todos estes investimentos na saúde pública irão fortalecer ainda mais as ações de Atenção Básica, agregando uma melhora na assistência tanto no aspecto estrutural como também na organização dos serviços, oferecendo espaço mais adequado para a população.

“Estamos retomando obras das unidades que estavam paralisadas, o que vai proporcionar uma evolução no atendimento das famílias que moram nessas regiões, sem contar que vai desafogar o atendimento das unidades que promovem a urgência e emergência que é o Hospital Pronto Socorro e a UPA IPASE. A Rede do Sistema Único de Várzea Grande está fortalecida e também estará mais abastecida, tudo para atender bem a nossa população”, destacou a prefeita Lucimar Campos. 

A prefeita assinalou que não é apenas o cuidado com as pessoas, mas com tudo que envolve a política de saúde pública, pois a reforma do CADIM que é o Centro de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos e Insumos demonstra o comprometimento desta gestão com tudo que envolve o interesse público, pois não existe saúde sem tratamento e sem medicamento.

A gestora lembra que a Policlínica Dr. Moacir de Lannes é a sexta unidade a ser contemplada com a reforma geral, o que vai proporcionar depois das obras executadas uma maior abrangências nos serviços prestados, além de uma melhor acomodação dos pacientes, e um ambiente mais confortável para todos os que integram o corpo de servidores da unidade. “Hoje todas as policlínicas de Várzea Grande estão estruturadas e bem equipadas para melhor atender a nossa população”, reafirmou.

Leia mais:  Várzea Grande tem novo saldo positivo na geração de mais 370 vagas de empregos, diz Caged

A Unidade Básica de Saúde do bairro Construmat terá 267 metros quadrados, e vai contar com 17 ambulatórios, já a UBS do bairro Eldorado será construída em uma área de 359,85 metros quadrados e terá 20 ambulatórios.

Ambas as unidades terão as mesmas especialidades em Clínica Geral, Ginecologia/obstetrícia, Pediatria e Enfermagem.

Também fazem parte da estrutura serviços de auxiliar de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Endemias (ACE), farmacêutico, além de equipes de Saúde Bucal, Cirurgião Dentista e Auxiliar de Saúde Bucal.

Já a nova sede do Centro de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos e Insumos irá garantir o acondicionamento e manutenção dos medicamentos e insumos adquiridos pelo município, dentro dos padrões e com uso de tecnologia.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes disse que todos os investimentos na saúde vão proporcionar um salto de qualidade no setor além de garantir a manutenção de serviços essenciais. “A reconstrução das duas unidades vai elevar o percentual de cobertura em atendimento prestado pelo município no setor de atenção básica. Em 2015 o percentual de cobertura no setor era de 19%, já em 2018 fechamos o ano com 42% e com a conclusão das obras vamos obter 80% de cobertura. Esses investimentos também irão aumentar o percentual de atendimento a população, chegando a 92%”, informou.

O secretário disse ainda que além da reconstrução das unidades de saúde, outras cinco unidades estão em fase de andamento e licitação o que vai aumentar para 92% o atendimento da população que se utiliza do Sistema Único de Saúde – SUS.

ATENDIMENTO: O gerente da Policlínica Dr. Moacir de Lannes, Marcos Galante, disse que apesar do espaço físico da unidade de saúde ainda manter uma boa manutenção, a reforma geral do prédio era aguardada com ansiedade, tanto pela população local quanto pelos servidores que poderão usufruir de um espaço mais confortável e acolhedor.

Leia mais:  Aberta votação do desenho que será selo ‘Empresa Amiga do Meio Ambiente 2020’ no Portal da Prefeitura

Quantos aos atendimentos na unidade de saúde, Marcos Galante informa que os procedimentos médicos, as vacinas e todas as atividades desenvolvidas na policlínica não serão interrompidos, e que os pacientes já agendados passam a serem atendidos nas dependências da Igreja Adventista, próximo a unidade de saúde. “Tudo foi pensado para que a população local possa ter os mesmos acompanhamentos e atendimentos que eram ofertados na unidade, hoje desativada para obras. A rede está preparada para garantir os atendimentos”.  

Emocionado, Dr. Moacir de Lannes disse que ao longo de seus 49 anos de profissão, e 88 anos de vida, já foi homenageado dezenas de vezes, mas que a homenagem prestada pelo município de Várzea Grande, em dar o seu nome para a unidade, veio ao encontro a todas as suas aspirações quanto profissional da área de saúde. “Tenho um respeito muito grande pela comunidade do Jardim Glória onde eu pude vivenciar minhas experiências na área médica e também me dedicar nas causas e nos convívio com moradores da região. Esta obra com certeza vai garantir mais conforto e mais atenção a população. Fico muito feliz em poder participar desse ato onde a prefeita Lucimar Campos reafirma o seu compromisso com a saúde e com a população local”, parabenizou.

Moacir de Lannes lembrou que em 1999 o então prefeito, hoje senador da República, Jayme Campos, ao inaugurar a Policlínica do Jardim Glória que agora passará por uma reforma geral, profetizou que a unidade promoveria a integração de vários bairros da região e levaria atendimento de qualidade e saúde para aqueles que precisam do apoio do Poder Público e assim aconteceu.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Comentários Facebook
Advertisement

Várzea Grande

Prefeito participa de formatura do Proerd e destaca combate às Drogas

Published

on

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande participam, nesta e na próxima semana, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, além de marcar o encerramento das aulas, serve como incentivo e reforço das lições transmitidas durante o projeto, cujo objetivo é realizar a prevenção contra drogas nas escolas. Nesta segunda-feira (8), a formatura aconteceu para os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos.

Presente no evento, o prefeito Kalil Baracat destacou a importância de projetos como o Proerd, que atuam na prevenção às drogas desde a infância, pois garantem para as crianças um futuro com mais possibilidades. “Ficamos muito felizes pela parceria com a Polícia Militar em diversos projetos que, como esse, ajudam a construir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirmou.

Para o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Silvio Fidelis, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. “Temos como ideal uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social, e programas como o Proerd, conduzidos em parceria com a Polícia Militar, somam em direção a esse objetivo”, disse.

O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões, que ensina as crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar; pensar; analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão.

Leia mais:  Saúde aplica 24,04% dos investimentos que demonstram eficiência de gestão e produtividade

“O trabalho do programa é realizado em uma pedagogia socioconstrutivista, de forma que a criança aprende tudo pela relação com o policial que vai à sala de aula, fardado, para as aulas”, explica o Cabo PM Romoaldo, instrutor do Proerd, e completa, afirmando que o programa também atua para conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades com o meio escolar e com a comunidade, ensinando respeito e disciplina.

“Além dos benefícios para os alunos e a comunidade, o Programa também ajuda a polícia a se aproximar da sociedade, estabelecendo um vínculo entre as crianças e os instrutores policiais, incluindo estes agentes nas diferentes comunidades”, completa Romoaldo.

A professora Rose Araújo, do 5º ano, destaca que o projeto também ajuda na sala de aula, pois as crianças aprendem mais sobre respeito e disciplina. “Nossos alunos participaram bastante, aprenderam muitas coisas, então acredito que vão poder fazer escolhas melhores desde agora”, disse.

Para Nawaly Azevedo, mãe de Nauane Gabrielly, o projeto representou mudanças importantes na filha e um estímulo importante para que ela continue num caminho sem drogas e sem violência.

Além da formatura, a cerimônia marcou a premiação de dois alunos como destaques na redação, Filipe Franca e Yasmin dos Santos. Essa última disse que o programa a ajudou a ter mais responsabilidade e, principalmente, ser mais confiante de si. “Foi muito legal e acho que vai ser bom para o meu futuro, porque ensina coisas importantes”, completou.

Leia mais:  Saúde realiza a III Conferência Municipal de Saúde Mental

A Superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina da Silva, destacou o Proerd como um programa já tradicional na Rede Municipal e que se aprimora a cada ano. “Ficamos muito contentes de ver também a participação da comunidade, prestigiando aqui o evento, pois se trata de um programa com uma missão muito importante de afastar as nossas crianças das drogas e da violência”, concluiu.

O evento também contou com a participação da Banda de Música de Várzea Grande e do Superintendente de Cultura, professor Joilson. Os próximos formandos serão os alunos das EMEB Ana Francisca de Barros; Aristides Pompeo de Campos; Rita Auxiliadora de Campos Cunha; Faustino Antônio da Silva e Dirce Leite de Campos, respectivamente.

No segundo semestre de 2022, 26 turmas do 5º ano da rede municipal receberão o projeto, nas EMEB Demétrio de Souza; Heróclito Leôncio Monteiro; Manoel Correa de Almeida; Mercedes de Paula Sôda; Marilce Benedita de Arruda; Líbia da Costa Rondon; Lenine de Campos Póvoa e Lúcia Leite Rodrigues.

fonte – varzea grande mt gov

Comentários Facebook
Continue Reading

Várzea Grande

Três homens são presos por suspeita de falsificar diplomas em Várzea Grande (MT)

Published

on

Três homens foram presos em flagrante, nesta terça-feira (9), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, sob suspeita de integrarem uma quadrilha de falsificação de diplomas e documentos, segundo a Polícia Militar.

De acordo com o 1º tenente Góes, o chamado inicial era para atender uma ocorrência de roubo de veículo. Contudo, quando os militares fizeram a abordagem do carro suspeito, encontraram diversos diplomas e documentos falsos.

Segundo o tenente, essa prática é conhecida como “golpe do seguro”.

“Tudo começou com uma ocorrência de roubo de veículo, que localizamos na Avenida Mário Andreazza em Várzea Grande. Fizemos a abordagem e dois suspeitos desceram do carro, então vimos que dentro do carro tinha diversos certificados. Eram falsificadores de documentos e estavam indo fazer uma entrega. Continuamos o acompanhamento e identificamos a pessoa que iria receber o certificado”, disse.

Os suspeitos irão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público, formação de quadrilha e roubo, de acordo com a PM.

fonte – g1

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana