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Mato Grosso

Samu reforça equipe para atendimento durante carnaval

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A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) reforçou a sua equipe ao aumentar o quantitativo de profissionais para atender às chamadas de emergência durante o feriado de carnaval.

Em dias comuns, a Central atende aos chamados na região metropolitana de Cuiabá e atua com tele atendentes (profissionais que atendem às linhas telefônicas) e cinco médicos. Com o reforço, o número de profissionais no tele atendimento sobe para oito, sendo quatro no período diurno e outros quatros no período noturno. 

Além disso, os municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande receberam uma unidade de suporte avançando (ambulâncias altamente equipadas) com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade móvel conta com três profissionais; um médico, enfermeiro e condutor socorrista para prestar os atendimentos de emergência. 

De acordo com a coordenadora do Samu, Valéria Cristina da Silva, o objetivo das equipes é dar condições adequadas aos atendimentos pré-hospitalares em todos os casos de urgências e emergências para todas as pessoas que sofrem algum tipo de acidente. 

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Dados do Samu apontam que, nos últimos dois anos, houve uma considerável redução no número de atendimentos durante o período de carnaval. Em 2017, foram realizados 325 pedidos de socorro, enquanto em 2018, foram registrados 235 casos – uma redução de 27%. Embora o número de pedido de socorro tenha apresentado queda e a unidade esteja reforçando a sua estrutura para conseguir atender neste feriado, a sociedade deve estar atenta para evitar incidentes.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas ainda é o fator que mais alavanca os registros de ocorrência. Médico que atua há cinco anos na coordenação de atendimento do Samu, Otávio Augusto Góes Fernandez relata que os acidentes acontecem porque estão relacionadas ao consumo de álcool e entorpecentes. “Com isso, aumentam os casos de acidente envolvendo veículos automotores e agressões por armas de fogo”. 

Recomendações básicas

1º Se beber não dirija, pois nessa época do ano os índices de acidentes que envolvem os veículos automotores são maiores e sempre estão relacionados à ingestão de bebida alcoólica. Logo, evite beber e, caso beba, evite pegar no volante, vá de carona, use o transporte público ou eleja um motorista da rodada que não tenha ingerido álcool;

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2º Abuse da hidratação, beba pelo menos 2 litros de água por dia, coma frutas e evite comidas gordurosas, pois dificultam a digestão;

3º Descanse ao menos oito horas antes de pular o carnaval, pois o corpo precisa se recuperar do desgaste gerado pela festa;

4º Opte pelo sexo seguro e use sempre preservativo;

5º Caso sinta algum mal-estar, procure atendimento médico nos postos de saúde ou policlínicas.

Serviço

A Central de Atendimento do Samu funciona 24 horas e durante os feriados. O pedido de socorro pode ser feito pelo fone 192, a ligação é gratuita e pode ser feita de um telefone público ou celular. É feito atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e em vias públicas com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

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Mato Grosso

Juiz eleitoral firma parcerias com Prefeituras de Juína e Castanheira para ampliar cadastro biométrico

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Com o objetivo de garantir maior segurança, agilidade e transparência nas eleições, o juiz da 35ª Zona Eleitoral, Patrick Coelho Campos Gappo, firmou Acordos de Cooperação Técnica com as Prefeituras de Juína e Castanheira, no estado de Mato Grosso. A iniciativa visa intensificar o atendimento ordinário com coleta de dados biométricos, contribuindo para o cumprimento da meta estabelecida pela Corregedoria Regional Eleitoral de atingir 98% de cadastramento biométrico no estado. Além disso, as parcerias firmadas estão alinhadas à Portaria nº 118/2024/PRES-TRE/MT. 

  

O acordo prevê a comunhão de esforços institucionais, incluindo a disponibilização de servidores municipais para apoio no atendimento, realização de campanhas de divulgação e fornecimento de estrutura logística para os trabalhos da Justiça Eleitoral, entre outras contribuições. 

  

Segundo o magistrado, a biometria representa um avanço tecnológico essencial para o fortalecimento da democracia. “A identificação do eleitor por meio de impressões digitais e foto confere ainda mais segurança à votação, evitando fraudes e garantindo que cada cidadão exerça seu direito com confiança e legitimidade”, destacou o juiz eleitoral, Patrick Gappo. Ele também agradeceu às Prefeituras pela rápida adesão à parceria, reconhecendo o compromisso com a cidadania e a democracia. 

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A medida integra o plano de ação da 35ª Zona Eleitoral e será fundamental para aumentar o índice de eleitores cadastrados biometricamente, além de facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral. 

  

Atualmente, em Castanheira, do total de eleitores e eleitoras (5.782), possuem a biometria cadastrada, 2.866, ou seja, 49,57%. Já o total de pessoas ainda não biometrizadas é de 2.916, ou seja, 50,43%. Em Juína, do total de 32.841 eleitores e eleitoras aptas, 22.686 têm a biometria, isto é, 69,08%, e 10.155 pessoas ainda não fizeram o cadastro biométrico, representando, 30,92%. 

  

A Justiça Eleitoral reforça que, embora o cadastramento biométrico não seja obrigatório para as Eleições Gerais de 2026, é altamente recomendável que os eleitores regularizem a situação o quanto antes. A coleta biométrica contribui não apenas para a segurança do voto, mas também para a melhoria do banco de dados nacional, utilizado em diversas políticas públicas. 

  

Campanhas de conscientização e mutirões de atendimento estão sendo promovidos nos próximos meses, e a população será amplamente informada sobre os locais e horários para realizar o procedimento. A expectativa é que, com o apoio institucional e o engajamento da sociedade, a meta de 100% de cobertura biométrica seja alcançada nos dois municípios para o próximo pleito. 

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Assessoria TRE-MT 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra o momento do cadastramento biométrico de uma eleitora. Uma servidora da Justiça Eleitoral posiciona os dedos da cidadã sobre um leitor biométrico, conectado a um notebook e outros equipamentos utilizados no atendimento. Sobre a mesa também é possível ver um documento de identidade, reforçando o contexto de atualização cadastral e identificação do eleitorado. 

Fonte: TRE – MT

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Mato Grosso

TRE-MT lança campanha institucional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

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Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e livre de qualquer forma de violência doméstica e familiar, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) dará início, nesta quinta-feira (10.07), à Campanha “Quebre o Silêncio. Você não está sozinha, voltada à orientação, acolhimento e conscientização sobre o enfrentamento à violência contra mulheres. A iniciativa será realizada até o dia 16 de julho e integra o Programa de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Magistradas e Servidoras e que está alinhado ao protocolo estabelecido na Recomendação nº 102/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Voltada ao público interno e externo, a campanha é coordenada pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), sob a gestão da Presidência do Tribunal, e contempla a publicação de matéria jornalística, cards informativos nas redes sociais, envio de mensagens por e-mail aos servidores e divulgação na intranet institucional.

Durante toda a semana, serão abordados diferentes aspectos relacionados à violência doméstica, como os tipos de violência, os sinais de alerta, os impactos psicológicos, a importância da rede de apoio e o papel da sociedade no enfrentamento ao problema. Todas as peças da campanha destacam os canais oficiais de denúncia disponíveis.

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“A violência doméstica é uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos e, infelizmente, ainda persiste em todos os setores da sociedade. Romper com esse ciclo exige informação, acolhimento e ação institucional concreta. Por isso, essa campanha reforça o nosso compromisso com a proteção das mulheres que integram o nosso quadro e com a construção de um ambiente institucional mais seguro, empático e humano”, destacou a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves.

Canais de denúncia

No âmbito do TRE-MT, denúncias internas podem ser feitas pelo e-mail:
[email protected]

Já os canais públicos disponíveis são:

Disque 180 – Violência doméstica

Disque 190 – Emergência (Polícia Militar)

Disque 197 – Emergência (Polícia Civil)

Em Cuiabá, as vítimas também podem procurar a Delegacia da Mulher:
(65) 3901-4277 (atendimento das 8h às 18h)
e-mail: [email protected]

Compromisso institucional

Formalizado pela Resolução nº 2.869/2024, o Programa de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra magistradas e servidoras prevê, entre outras ações: a capacitação contínua sobre o tema, implementação de medidas de segurança personalizadas, suporte institucional às vítimas e campanhas regulares de conscientização.

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Jornalista: Andréa Martins Oliveira

#DescriçãodaImagem: Card da campanha “Quebre o Silêncio. Você não está sozinha!”, do TRE-MT. Fundo vermelho e azul. À esquerda, a frase principal em destaque. À direita, símbolo de pare com uma mão e o texto “Violência doméstica e familiar contra a mulher”. Logos da Ouvidoria da Mulher e do TRE-MT no rodapé.

Fonte: TRE – MT

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Parque Berneck – Várzea Grande

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