Mato Grosso

Samu reforça equipe para atendimento durante carnaval

Publicado em

A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) reforçou a sua equipe ao aumentar o quantitativo de profissionais para atender às chamadas de emergência durante o feriado de carnaval.

Em dias comuns, a Central atende aos chamados na região metropolitana de Cuiabá e atua com tele atendentes (profissionais que atendem às linhas telefônicas) e cinco médicos. Com o reforço, o número de profissionais no tele atendimento sobe para oito, sendo quatro no período diurno e outros quatros no período noturno. 

Além disso, os municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande receberam uma unidade de suporte avançando (ambulâncias altamente equipadas) com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade móvel conta com três profissionais; um médico, enfermeiro e condutor socorrista para prestar os atendimentos de emergência. 

De acordo com a coordenadora do Samu, Valéria Cristina da Silva, o objetivo das equipes é dar condições adequadas aos atendimentos pré-hospitalares em todos os casos de urgências e emergências para todas as pessoas que sofrem algum tipo de acidente. 

Leia mais:  Oferta de algodão em pluma em Mato Grosso cai 3,2%, constata instituto

Dados do Samu apontam que, nos últimos dois anos, houve uma considerável redução no número de atendimentos durante o período de carnaval. Em 2017, foram realizados 325 pedidos de socorro, enquanto em 2018, foram registrados 235 casos – uma redução de 27%. Embora o número de pedido de socorro tenha apresentado queda e a unidade esteja reforçando a sua estrutura para conseguir atender neste feriado, a sociedade deve estar atenta para evitar incidentes.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas ainda é o fator que mais alavanca os registros de ocorrência. Médico que atua há cinco anos na coordenação de atendimento do Samu, Otávio Augusto Góes Fernandez relata que os acidentes acontecem porque estão relacionadas ao consumo de álcool e entorpecentes. “Com isso, aumentam os casos de acidente envolvendo veículos automotores e agressões por armas de fogo”. 

Recomendações básicas

1º Se beber não dirija, pois nessa época do ano os índices de acidentes que envolvem os veículos automotores são maiores e sempre estão relacionados à ingestão de bebida alcoólica. Logo, evite beber e, caso beba, evite pegar no volante, vá de carona, use o transporte público ou eleja um motorista da rodada que não tenha ingerido álcool;

Leia mais:  Procon estadual inaugura nova sede no antigo Sine Matriz

2º Abuse da hidratação, beba pelo menos 2 litros de água por dia, coma frutas e evite comidas gordurosas, pois dificultam a digestão;

3º Descanse ao menos oito horas antes de pular o carnaval, pois o corpo precisa se recuperar do desgaste gerado pela festa;

4º Opte pelo sexo seguro e use sempre preservativo;

5º Caso sinta algum mal-estar, procure atendimento médico nos postos de saúde ou policlínicas.

Serviço

A Central de Atendimento do Samu funciona 24 horas e durante os feriados. O pedido de socorro pode ser feito pelo fone 192, a ligação é gratuita e pode ser feita de um telefone público ou celular. É feito atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e em vias públicas com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20

Published

on

O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso, será um dos parceiros do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no próximo sábado (20 de agosto), no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.
 
A população terá acesso a diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, aferição de glicose, agendamento de exames, negociação de débitos e religações pela Energisa, coleta de sangue, corte de cabelo e muito mais.
 
Por parte do Verde Novo, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado, para que a população tenha a oportunidade de colaborar com o processo de arborização urbana de Cuiabá.
 
Os atendimentos do Verde Novo serão realizados das 8h às 12h, na Creche Filantrópica Nina Zaque, localizada no endereço do link a seguir: https://sesi.mt/MultiaçãoJdLiberdade
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida de vários caixotes com mudas do Projeto Verde Novo. As caixas estão na parte interior da van do projeto e na frente de cada uma há uma placa com as espécies: bacupari, goiaba e pitomba.
  
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia mais:  178 mil mato-grossenses já tomaram a dose de reforço contra a covid

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Comarca de Alto Taquari está com telefone fixo indisponível

Published

on

A Comarca de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá) está com indisponibilidade no telefone fixo nesta terça-feira (16 de agosto). De acordo com a Administração do Fórum a concessionária responsável já foi acionada, porém, ainda não há previsão para normalização do problema.
 
Para atendimento estão disponíveis os e-mails abaixo:
 
Vara Única: [email protected]
 
Distribuidor: [email protected]
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Organizações se animam com Emanuelzinho na presidência da Comissão de Seguranças
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana