Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Reunião do Consema traz palestras sobre etanol de milho e eucalipto

Publicado em

A 2ª reunião ordinária de 2019 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizada na quarta-feira (27.02), teve duas palestras com foco no desenvolvimento econômico e sustentável do Estado. Ricardo Tomczyk, CEO na União Nacional do Etanol de Milho, explicou como a cadeia do etanol de milho pode trazer geração de renda e emprego para Mato Grosso. Já o engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maruel Behling, apresentou aos conselheiros o tema “Eucalipto felizmente existe”.  

A secretária de estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que presidiu a reunião, agradeceu a presença dos conselheiros e palestrantes. “Estas palestras já estavam sendo solicitadas pelos nossos conselheiros há muito tempo e agora tivemos a oportunidade de apresentá-las nesta reunião. O Consema está com as portas abertas para esses debates, que contribuem para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do estado”.

Em sua palestra, Ricardo Tomczyk destacou que Mato Grosso tem uma grande concentração de investimento devido ao potencial como exportador de milho. “É uma forma de gerar emprego e renda, trazer desenvolvimento para o interior do estado, agregar valor ao produto e trazer melhorias na matriz energética estadual e nacional”, afirmou.

Leia mais:  Práticas jurídicas voltadas à sustentabilidade serão debatidas em evento realizado pelo TJMT

Maruel Behling mostrou aos conselheiros o impacto econômico causado pelo plantio de eucalipto e como ele atua no meio ambiente, agronegócio, alimentação e setor energético, além de abordar a diferença entre as espécies nativa e exótica. “Eucalipto é uma máquina de reverter energia solar concentrada e contribui para manter o equilíbrio. A Embrapa vem investindo cada vez mais em pesquisa sobre este plantio”.

Durante a reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi discutida a Licença Prévia e Instalação de uma Fábrica de Etanol de Milho no município de Nova Mutum. As deliberações e resoluções da reunião serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

A próxima reunião ordinária do Consema está agendada para o dia 27 de março. Os encontros são abertos ao público e a população pode acompanhar as datas e pautas no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) no link: https://goo.gl/dGfszL

Sobre o Conselho

O Consema é um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual do Meio Ambiente, conforme previsto no artigo 267 da Constituição do Estado de Mato Grosso. Para o biênio 2016/18, o pleno é composto por representantes das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Saúde (SES), Agricultura Familiar (Seaf), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Infraestrutura (Sinfra), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público do Estado (MPE). 

Leia mais:  Em agenda na Bolívia, Mato Grosso define modelo de sociedade

Da sociedade civil organizada, têm voto no Consema a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), Federação dos Pescadores (Fepesc), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

As entidades ambientalistas não governamentais estão representadas no conselho por: Instituto Centro Vida (ICV), Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável (IFPDS), Operação Amazônia Nativa (Opan), Instituto Caracol, Instituto Ouro Verde, Instituto Ecológico e Sociocultural Bacia da Platina, Instituto Socioambiental, Conselho Indigenista Missionária (Cimi), Federação de Órgãos para Assistência social e Educacional.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Em agenda na Bolívia, Mato Grosso define modelo de sociedade
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Poder Judiciário cria comitê para monitorar Política Antimanicomial no Sistema Carcerário Estadual

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana