Mato Grosso

Registro de infecção por sífilis reduz em 17% em Mato Grosso

Publicado em

O relatório da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado apontou que a infecção por Sífilis apresentou uma razoável redução no número de casos em Mato Grosso, com índice de 17%.

Os dados mostram que, em 2017, foram notificados 295 casos de sífilis, na faixa etária entre 15 e 24 anos, enquanto em 2018, o número de casos caiu para 270, uma redução de 8%. O relatório também aponta uma redução na faixa etária de 25 a 34 anos. Em 2017, foram notificados 260 casos e em 2018, foram 235, o que representou uma redução de 9%. 

Embora os dados tenham apresentado uma redução nas duas faixas etárias apresentadas anteriormente, em gestantes, observou-se crescimento. Em 2017, foram notificadas 676 grávidas com sífilis, enquanto em 2018, esse número saltou para 725.   

Ao comparar os casos de notificação entre o sexo masculino e feminino, os resultados revelam que os homens estão mais vulnerais à sífilis. Pois, em 2017, foram notificados 570 casos, e em mulheres foram 359.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada pela bactéria Treponema Pallidum. A transmissão ocorre durante contato sexual, por meio de cortes presentes no corpo ou nas membranas mucosas. 

Leia mais:  Projeto do Governo mantém isenção de ICMS para a energia solar

Segundo a responsável pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Morais, mesmo com essa leve redução no número de casos, o feriado de carnaval é uma data preocupante, por isso, é necessário o uso de proteção durante o ato sexual. “A sífilis nos preocupa muito. É preciso que a população se conscientize e use camisinha, pois ainda é o meio mais eficaz para se proteger”. 

A respeito dos casos de aumento da infecção em gestantes, a coordenadora alerta que é importante buscar tratamento imediato, pois a vida do feto corre risco, “podendo haver uma série de consequências graves, tais como: surdez, cegueira e problemas neurológicos”.  

A coordenadora ainda ressaltou que, no Brasil, há uma epidemia de sífilis entre o grupo de jovens e adultos. “No caso da sífilis, há um número de pessoas que podem ter a infecção e nem sabem, por isso é importante realizar exames e fazer o teste rápido”, alertou. 
 
Diagnóstico e prevenção

A detecção da sífilis é feita por meio de testes rápidos. O exame é oferecido pelo serviço de saúde do SUS e o resultado fica pronto em 30 minutos. Caso o teste rápido seja positivo, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para confirmação do diagnóstico. Em caso de gestante, em razão do risco de transmissão ao feto, o tratamento deve ser iniciado com apenas um teste positivo (reagente), sem precisar aguardar o resultado do segundo.

Leia mais:  Alta Floresta receberá a 1ª Oficina Regional do Sistema Integrado de Agricultura Familiar

O uso correto e regular do preservativo masculino ou feminino é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento das gestantes e de parceiro sexual durante o pré-natal de qualidade contribui para o diagnóstico e cura da infecção.

Serviços 

Os testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) podem ser feitos no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac). A unidade está localizada na Rua Ten. Thogo da Silva Pereira, 63 – Centro Sul, Cuiabá. Para mais informações entre em contato pelos números: (65) 3613-2687 / 3321 4116.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20

Published

on

O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso, será um dos parceiros do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no próximo sábado (20 de agosto), no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.
 
A população terá acesso a diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, aferição de glicose, agendamento de exames, negociação de débitos e religações pela Energisa, coleta de sangue, corte de cabelo e muito mais.
 
Por parte do Verde Novo, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado, para que a população tenha a oportunidade de colaborar com o processo de arborização urbana de Cuiabá.
 
Os atendimentos do Verde Novo serão realizados das 8h às 12h, na Creche Filantrópica Nina Zaque, localizada no endereço do link a seguir: https://sesi.mt/MultiaçãoJdLiberdade
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida de vários caixotes com mudas do Projeto Verde Novo. As caixas estão na parte interior da van do projeto e na frente de cada uma há uma placa com as espécies: bacupari, goiaba e pitomba.
  
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia mais:  Registros de arma triplicam em MT em 2 anos, aponta anuário

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Comarca de Alto Taquari está com telefone fixo indisponível

Published

on

A Comarca de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá) está com indisponibilidade no telefone fixo nesta terça-feira (16 de agosto). De acordo com a Administração do Fórum a concessionária responsável já foi acionada, porém, ainda não há previsão para normalização do problema.
 
Para atendimento estão disponíveis os e-mails abaixo:
 
Vara Única: [email protected]
 
Distribuidor: [email protected]
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Assessor do Primeiro Secretário Eduardo Botelho disse que eles não ficou sabendo do convite ao Prefeito Emanuel Pinheiro
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana