Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Rede Cegonha traz avanços à atenção integral da saúde da mulher em MT

Publicado em

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, instituída pelo Ministério da Saúde e reformulada em 2004, vem sendo desenvolvida em Mato Grosso pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O programa apresenta resultados positivos no sentido de resgate da credibilidade de serviços e avanços.

Coordenadora de Ações Programáticas Estratégicas (Coapre) da Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT, Aline Régia Ribeiro, destaca que o programa “Rede Cegonha” obteve consideráveis avanços em Mato Grosso.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia estabelece “uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada da gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis”. 

A rede existe nos municípios da baixada cuiabana, no Hospital Santa Casa de Rondonópolis – que foi o primeiro centro de parto normal do Estado – e na Capital. “Com a implantação da Rede Cegonha, por exemplo, o município de Várzea Grande voltou a realizar partos no Pronto Socorro”, ressaltou a coordenadora.

Leia mais:  Sefaz orienta contribuintes sobre nova regra de validação do CT-e

Avanços

Na Região da Baixada Cuiabana, houve o Acolhimento com Classificação de Risco em três maternidades, o repasse de recurso financeiro para reforma do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e a reabilitação de UTI neonatal.

Na Região Sul Mato-grossense, houve a criação de equipes do cuidado nos serviços de atenção obstétrica e neonatal da Santa Casa de Rondonópolis; a implantação e fortalecimento do Banco de Leite; o repasse de recurso financeiro para a reforma da maternidade em Rondonópolis e Jaciara e Construção do Centro de Parto Normal; e a regionalização da aplicação do Palivizumabe (medicamento indicado para aumentar a proteção de crianças contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório).

O Hospital Geral Universitário de Cuiabá e o Hospital Universitário Júlio Müller implantaram e habilitaram 13 e oito leitos, respectivamente, de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru e de pré-parto, parto e puerpério.

Já o Hospital Santa Helena ampliou oito leitos da UTI Neonatal e implantou sete leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru. O Hospital Municipal de Jaciara realiza reforma e implantou dois leitos pré-parto, parto e puerpério.

Leia mais:  Em reunião com Bolsonaro, governador defende parcerias e pede comunicação eficiente

A Santa Casa e Maternidade de Rondonópolis implantou um Centro de Parto Normal com cinco leitos, reabilitou o Serviço de Referência à Gestação de Alto Risco tipo II; ampliou sete leitos de UTI Neonatal e implantou 23 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru e de UTI pediátrica.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  ‘Fria e calculista’, diz delegado sobre viúva de empresário assassinado em Cuiabá
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  GOVERNADOR MAURO MENDES TEM ALTA REJEIÇÕES EM REDES SOCIAIS DO FACEBOOK.

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana