Os proponentes com projetos culturais aprovados, podem retirar a lista de documentação necessária para consolidação do convênio, a partir desta terça-feira (12). A Lista estará disponível na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, na sala do Conselho de Cultura.
De acordo com o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, eles precisam retirar essa lista, assim como o ofício de abertura de conta, para que possam, após isso, assinar o contrato do convênio e receber o recurso destinado para execução dos projetos.
“A partir de amanhã, esses grupos que tiveram seus projetos aprovados, devem procurar a equipe do conselho para retirar a lista e providenciar os documentos necessários. Não limitamos uma data final para esse comparecimento, mas alertamos que o quanto antes providenciarem o que pede essa fase, mais rápido conseguiremos dar sequência ao processo e já começarmos desenvolver as atividades”, observa o secretário.
Ainda segundo Justino, após a finalização dessa parte documental, os proponentes passarão por um treinamento, onde será realizada uma oficina sobre prestação de contas. “Isso vai ajudá-los no demonstrativo da aplicação do recurso e também dar transparência ao processo, como vem fazendo a gestão atual em suas atividades”, acrescentou.
A sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, fica localizada à rua Barão de Melgaço, nº 3.677, Centro, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
Processo de seleção – De 151 inscritos, foram aprovados 51 projetos de sete segmentos culturais, que serão desenvolvidos ao longo do ano: Audiovisual, Patrimônio Histórico, Cultura popular, Folclore e Artesanato, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, e Literatura e Humanidade.
Este ano, o Município destinou um recurso de R$ 2.099,700 do Fundo Municipal de Apoio ao Estímulo à Cultura para que essas ações pudessem ser desenvolvidas na Capital. Nisso, para cada segmento cultural, foi destinado o valor de R$ 300 mil. O valor será distribuído por segmentos, entre projetos coletivos e individuais. A relação dos projetos aprovados pode ser conferida no Diário de Contas nº 1557, de 22 de fevereiro, nas páginas 82 e 83.
O processo de seleção dos projetos está em andamento desde dezembro de 2018, quando foram abertas as inscrições, com publicação do edital, no Diário de Contas nº 1.497, de 6 de dezembro, nas páginas 94 a 110, constando todos os critérios para participação. Todo o cronograma de distribuição do recurso de cada segmento, está anexado ao edital de regulamento do processo de seleção dos projetos culturais.