Pesquisar
Close this search box.

Policial

Projetos sociais promovem diálogos de prevenção ao Cyberbullying em escola

Publicado em

Assessoria | PJC-MT

Alunos de 15 turmas do Instituto Federal de Várzea Grande participaram na quinta-feira (21.02), de palestra sobre a violência cometida pelas redes sociais, o chamado “Cyberbullying”. O bate papo com 388 estudantes foi promovido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária, por meio dos projetos sociais “De bem com a vida”, “De Cara Limpa contra as Drogas” e “Rede Digital pela Paz”.

Ações fazem parte da campanha “retorno às aulas com segurança”, inserida na agenda de atividades dos projetos sociais da Polícia Civil.

O “Cyberbullying” que é um tipo de violência praticada contra pessoas por meio das redes sociais ou de outras tecnologias relacionadas. Para o gerente do projeto social Rede Digital pela Paz, Edmir Sena, o bullying pode se manifestar por violência física, mas também através de formas relacionais, ou seja, com ameaças, acusações injustas e indiretas, roubo de dinheiro e pertences, difamações sutis, degradação da imagem social, entre outros, resultando na discriminação ou exclusão de vítimas do grupo.

Além disso, sua manifestação pode ocorrer também no ciberespaço, seja por aplicativos, e-mails contendo mensagens agressivas diretamente à vítima até a disseminação de imagens, vídeos ou comentários difamatórios a uma ampla rede de pessoas. “Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando de forma covarde”, destacou o investigador e educador.

Leia mais:  Durante operação, policial adota cão vítima de maus-tratos por casal suspeito de tráfico em Piracicaba

A estratégia de abordagem do tema com os alunos foi a do diálogo formativo, que  permite o compartilhamento e discussão de narrativas no coletivo com os alunos,  com uso de táticas como o jogo de falas, de perguntas e respostas presentes nas manifestações que permitem situar a discussão cada vez mais crítica e reflexiva sobre o tema.

O gerente do projeto De Bem Com a Vida, Ademar Torres, disse que o diálogo formativo é construído e guiado pelo policiais com informações objetivas sobre o tema cyberbullying e pelo contraste de opiniões com os participantes do grupo.

“A importância das reflexões conjuntas no coletivo é buscar orientar os alunos diante do contexto de uma sociedade contemporânea, individualista, competitiva que reforça a banalização de valores éticos, as noções de respeito ao outro, uma vez que os agressores são aqueles que vitimizam os mais fracos, as vítimas por sua vez sofrem os maus tratos e a exclusão do grupo”, pontua

Para a coordenadora do curso técnico de logística, Saiane Zarista, a atuação dos projetos sociais da Polícia Civil no instituto com o diálogo, possibilita reverter quadros que poderiam ser prejudiciais.

Leia mais:  Em Barra do Garças-MT, PRF apreende 107,5 kg de pasta base de cocaína e 2 armas de fogo

“Percebemos que o entendimento sobre o cyberbullying e sua ocorrência em ambientes extraclasse, geram implicações para os usuários das redes sociais é muito pequeno e muitos de nossos alunos não tinham essa dimensão”, relatou.

Para o Coordenador de Polícia Comunitária, delegado Gênison Brito Alves Lima, o fenômeno o cyberbullying é uma atividade atual e preocupante, fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas e usuários de internet, de forma mais específica nas redes sociais.

“Nossos projetos estão engajados no trabalho para minimizar esta violência no contexto escolar por meio de medidas eventuais, como palestras, capacitações, grupo de discussões, com os demais atores envolvidos na tarefa ampla de ensinar-aprender”, finalizou.

Comentários Facebook
Advertisement

Policial

Cavalaria da Polícia Militar celebra 14 anos de criação com reforço do policiamento na Capital

Published

on

Em comemoração aos 14º aniversário de criação do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso (RPMon), a Cavalaria deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25.4), uma operação com foco no reforço do policiamento ostensivo e preventivo na região central e comercial de Cuiabá.

Conforme o comandante da unidade, tenente-coronel Walmir Barros Rocha, a ação é um desdobramento da Operação Força Total da Polícia Militar que conta com pontos de bloqueio estratégicos, abordagens, checagens veiculares e pessoais, e ações voltadas à redução de crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas, especialmente em locais com maior fluxo de pessoas e maior incidência criminal, como a região do Porto e o Centro da Capital.

De acordo com o tenente-coronel Rocha, a Cavalaria atua constantemente no policiamento montado de áreas urbanas com alta circulação, garantindo uma presença tática eficiente. “A Operação Centauro simboliza nossa força operacional aliada à tradição militar, demonstrando que o cavalo policial continua sendo um diferencial no enfrentamento ao crime”, afirmou o comandante.

Leia mais:  Operação integrada cumpre mandados de prisão e busca e apreensão no interior

O tenente-coronel Rocha ainda destacou que um dos diferenciais do policiamento ostensivo montado é a maior flexibilidade no trânsito. Outro ponto é o fato de que, por estar mais alto, o policial tem um campo de visão maior do que quem está a pé ou dentro de uma viatura.

“Além da visibilidade elevada e da agilidade que o conjunto cavaleiro-cavalo oferece no trânsito urbano, o policiamento montado possibilita uma abordagem mais próxima e humanizada, o que fortalece a sensação de segurança da população e amplia a eficácia do patrulhamento”, reforçou o comandante da unidade.

O RPMon, atualmente composto por 60 policiais militares, também desenvolve projetos sociais como a Equoterapia, que já beneficiou mais de 500 famílias, além de atuar com rondas escolares e visitas solidárias a instituições como o Hospital de Câncer de Mato Grosso.

“A integração polícia e sociedade é muito importante para segurança pública. Esses projetos representam formas inovadoras e eficazes de promover a reabilitação física, emocional e social de pessoas com necessidades especiais. A interação terapêutica com os cavalos proporciona benefícios tangíveis, como melhora da postura, equilíbrio, autoconfiança e interação social, além de oferecer conforto emocional e apoio sensorial em ambientes hospitalares”, pontuou.

Leia mais:  Governador Mauro Mendes entrega 103 motocicletas para reforçar atuação da PM

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

PM prende dois irmãos com armas de fogo e pés de maconha em Alto Paraguai

Published

on

A Polícia Militar prendeu dois irmãos, de 22 e 36 anos, por cultivo ilícito de drogas e porte ilegal de arma, na tarde desta quinta-feira (24.4), na zona rural do município de Alto Paraguai. Com a dupla, a PM apreendeu dois pés de maconha e quatro armas de fogo.

As equipes policiais realizavam patrulhamento para apurar um suposto furto em uma propriedade rural e se aproximaram de uma casa para fazer diligências. No local, os militares notaram que os dois suspeitos presentes apresentaram bastante nervosismo, mas autorizaram as buscas na residência.

Em um dos quartos, os policiais encontraram quatro armas de fogo e munições. Alguns dos objetos estavam com sinais de adulteração. Os irmãos foram questionados se havia outros materiais ilícitos na casa e um dos suspeitos levou os militares até o quintal do imóvel, entregando à PM dois pés de maconha, que afirmaram ser para uso próprio.

Diante do flagrante, a PM apreendeu todo o material ilícito e conduziu os dois irmãos para a delegacia para registro da ocorrência e entregue à Polícia Judiciária Civil para demais providências cabíveis.

Leia mais:  Em Barra do Garças-MT, PRF apreende 107,5 kg de pasta base de cocaína e 2 armas de fogo

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana