Mato Grosso

Projeto social do Gefron contempla alunos do Distrito de Vila Aparecida, em Cáceres

Publicado em

Alunos da Escola Municipal Buriti, do Distrito de Vila Aparecida, no município de Cáceres (a 234 km de Cuiabá), tiveram um dia com programação esportiva e de entretenimento no último sábado (02). A ação “Futebol para Crianças” é resultado das ações preventivas do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) com o Canil Integrado de Fronteira (CanilFron) e o Grêmio recreativo da Unidade, que busca levar lazer para as crianças das comunidades da região fronteiriça.

Os policiais do Gefron e cerca de 60 alunos dividiram o campo poliesportivo em partidas de futebol, onde o que predominou foi o lazer e a interação. Também no espaço da unidade escolar, vários objetos de utilização do Grupamento no enfrentamento à criminalidade na fronteira que os participantes estavam expostos, como armas, munições e coletes. O objetivo é demonstrar como é feita a atividade operacional na região.

Os cães do Canifron também participaram da programação. Ao final da competição, cada aluno recebeu um kit com um colete duplo, short e um par de meião. O projeto conta com o apoio da prefeitura do município e demais parceiros.

Leia mais:  Sefaz informa que não há previsão de concurso público na área fiscal

O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo de Oliveira, disse que esta é mais uma atividade preventiva desenvolvida pela Unidade com o objetivo de aproximar a polícia com a comunidade.

“Atuamos fortemente na fronteira com atividades repressivas, mas entendemos também que o trabalho preventivo é muito importante. A cada encontro que fazemos nas escolas vemos surtir efeitos positivos na comunidade. Nosso objetivo é interagir com outros projetos e trazer estas crianças para participar de atividades em outras cidades”, assegurou.

O “Futebol para Crianças” é o terceiro projeto do Gefron desenvolvido na comunidade. O primeiro foi “Gefron em minha comunidade”, lançado em junho passado, e que percorre escolas dos municípios transfronteiriços com palestras e programações de lazer.

Reabilitação

Outro projeto do Gefron desenvolvido em Cáceres é o “Cãominhar”, que utiliza os cães do Canifron para reabilitação de crianças com autismo e paralisia cerebral. A ação é realizada no Centro de Reabilitação. Quatro cães são utilizados em sessões de fisioterapia uma vez por mês.

Segundo a policial Vanessa Miranda, que acompanha a reabilitação das crianças com os cães, o emprego do animal nas atividades de terapia possibilita que o paciente fique mais motivado e espontâneo durante as sessões, mas alerta que o trabalho não pode ser feito com qualquer criança.

Leia mais:  Retrospectiva do esporte estudantil mostra avanços e inclusão em Mato Grosso

“Os menores precisam primeiro se interessar pelo tratamento com o animal. Aqui na reabilitação os profissionais de saúde selecionaram os pacientes que serão atendidos pelo projeto. Quando a gente coloca o cão na sessão, tiramos o foco da dor da pessoa e passamos para o animal”, argumentou.

Ao todo, dez cães auxiliam as instituições de Segurança Pública na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia. A unidade foi criada em outubro de 2013 e regulamentada em novembro de 2014. Os cães atuam em três frentes: faro de drogas, busca e resgate e captura, abordagens de guarda. Os cães farejadores são os mais empregados nas ações policiais.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20

Published

on

O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso, será um dos parceiros do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no próximo sábado (20 de agosto), no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.
 
A população terá acesso a diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, aferição de glicose, agendamento de exames, negociação de débitos e religações pela Energisa, coleta de sangue, corte de cabelo e muito mais.
 
Por parte do Verde Novo, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado, para que a população tenha a oportunidade de colaborar com o processo de arborização urbana de Cuiabá.
 
Os atendimentos do Verde Novo serão realizados das 8h às 12h, na Creche Filantrópica Nina Zaque, localizada no endereço do link a seguir: https://sesi.mt/MultiaçãoJdLiberdade
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida de vários caixotes com mudas do Projeto Verde Novo. As caixas estão na parte interior da van do projeto e na frente de cada uma há uma placa com as espécies: bacupari, goiaba e pitomba.
  
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia mais:  Órgãos de controle revisam processos para maior eficiência no combate ao desmatamento

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Comarca de Alto Taquari está com telefone fixo indisponível

Published

on

A Comarca de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá) está com indisponibilidade no telefone fixo nesta terça-feira (16 de agosto). De acordo com a Administração do Fórum a concessionária responsável já foi acionada, porém, ainda não há previsão para normalização do problema.
 
Para atendimento estão disponíveis os e-mails abaixo:
 
Vara Única: [email protected]
 
Distribuidor: [email protected]
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Leia mais:  MTI implementa 52 projetos de software e promove melhorias no sistema do Detran
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana