Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Projeto social do Gefron contempla alunos do Distrito de Vila Aparecida, em Cáceres

Publicado em

Alunos da Escola Municipal Buriti, do Distrito de Vila Aparecida, no município de Cáceres (a 234 km de Cuiabá), tiveram um dia com programação esportiva e de entretenimento no último sábado (02). A ação “Futebol para Crianças” é resultado das ações preventivas do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) com o Canil Integrado de Fronteira (CanilFron) e o Grêmio recreativo da Unidade, que busca levar lazer para as crianças das comunidades da região fronteiriça.

Os policiais do Gefron e cerca de 60 alunos dividiram o campo poliesportivo em partidas de futebol, onde o que predominou foi o lazer e a interação. Também no espaço da unidade escolar, vários objetos de utilização do Grupamento no enfrentamento à criminalidade na fronteira que os participantes estavam expostos, como armas, munições e coletes. O objetivo é demonstrar como é feita a atividade operacional na região.

Os cães do Canifron também participaram da programação. Ao final da competição, cada aluno recebeu um kit com um colete duplo, short e um par de meião. O projeto conta com o apoio da prefeitura do município e demais parceiros.

Leia mais:  Contribuintes devem informar a movimentação diária na Escrituração Fiscal Digital

O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo de Oliveira, disse que esta é mais uma atividade preventiva desenvolvida pela Unidade com o objetivo de aproximar a polícia com a comunidade.

“Atuamos fortemente na fronteira com atividades repressivas, mas entendemos também que o trabalho preventivo é muito importante. A cada encontro que fazemos nas escolas vemos surtir efeitos positivos na comunidade. Nosso objetivo é interagir com outros projetos e trazer estas crianças para participar de atividades em outras cidades”, assegurou.

O “Futebol para Crianças” é o terceiro projeto do Gefron desenvolvido na comunidade. O primeiro foi “Gefron em minha comunidade”, lançado em junho passado, e que percorre escolas dos municípios transfronteiriços com palestras e programações de lazer.

Reabilitação

Outro projeto do Gefron desenvolvido em Cáceres é o “Cãominhar”, que utiliza os cães do Canifron para reabilitação de crianças com autismo e paralisia cerebral. A ação é realizada no Centro de Reabilitação. Quatro cães são utilizados em sessões de fisioterapia uma vez por mês.

Segundo a policial Vanessa Miranda, que acompanha a reabilitação das crianças com os cães, o emprego do animal nas atividades de terapia possibilita que o paciente fique mais motivado e espontâneo durante as sessões, mas alerta que o trabalho não pode ser feito com qualquer criança.

Leia mais:  CGE promove Seminário de Prevenção e Repressão à Corrupção na segunda-feira

“Os menores precisam primeiro se interessar pelo tratamento com o animal. Aqui na reabilitação os profissionais de saúde selecionaram os pacientes que serão atendidos pelo projeto. Quando a gente coloca o cão na sessão, tiramos o foco da dor da pessoa e passamos para o animal”, argumentou.

Ao todo, dez cães auxiliam as instituições de Segurança Pública na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia. A unidade foi criada em outubro de 2013 e regulamentada em novembro de 2014. Os cães atuam em três frentes: faro de drogas, busca e resgate e captura, abordagens de guarda. Os cães farejadores são os mais empregados nas ações policiais.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Tribunal apoia realização de Seminário Saúde Mental de Agentes de Segurança Pública e Justiça
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Contribuintes devem informar a movimentação diária na Escrituração Fiscal Digital

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana