Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Programa Siminina retorna às atividades com 20% das vagas ocupadas por novas alunas

Publicado em

O ano letivo do Programa Siminina teve seu início, nesta segunda-feira (11), em todas as 16 unidades da Prefeitura de Cuiabá. São 1.048 meninas matriculadas na rede gerida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, sendo 20% de novas alunas com a faixa etária de sete a 14 anos.

As primeiras aulas são em caráter de ‘boas vindas’, conforme elenca a monitora da unidade Três Barras, Erenice Pereira Costa. “Nesse primeiro momento nós nos apresentamos; oferecemos boas- vindas para as novas alunas; apresentamos a nossa rotina do que vai ter ao logo do ano”, contou.

“Elas também irão fazer leitura de texto com os livros da nossa biblioteca e, após vão fazer pequeno resumo dizendo o que entenderam do livro”, também informou Erenice. 

A parte pedagógica é uma das principais disciplina da unidade, a qual ainda conta com atividades de ballet, dança regional e aula de fanfarra, iniciada ano passado.

Leia mais:  Prazo para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência termina nesta quarta-feira (2)

O grande número de atividades faz parte do maior conjunto de ações da história do programa Siminia, que vem sendo implantado pela administração Emanuel Pinheiro.

Atividades das áreas culturais como cinema, dança e teatro; interdiciplinar como inglês, reforço escolar e alfabetização, além de judô, fanfarra, ballet, dentre outros.

Na unidade Três Barras, qual engloba os bairros Altos da Glória, Altos da Serra e Jardim Umarama, são 20 novas alunas de um total de 108 alunas matriculadas na unidades Três Barras, sendo 50 no período matutino e 58 no vespertino.

Vagas

A novidade fica por conta da unidade do Santa Izabel, recém ampliada e estruturada para substitui a unidade Jardim Araçá e garantir o maior número de atendimento de os ambos bairros e também da região.

Em 2018, a extinta unidade Jardim Araçá contava com 50 alunas. Já a nova unidade do Santa Izabel conta com 75 a mais alunas tendo ainda vagas disponíveis para matriculas.

Ainda restam 84 vagas nas seguintes unidades: Altos Boa Vista, Chácara dos Pinheiros, Distrito da Guia, Jardim Leblon e no Distrito do Sucuri, unidade recém criada pela atual administração.

Leia mais:  Secretária de Mobilidade Urbana comemora ações de conscientização sobre perigos no trânsito em Cuiabá

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Semob atende ocorrência com carreta e orienta desvios em complexo viário

Published

on

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) atendeu a uma ocorrência envolvendo uma carreta que colidiu com um poste, causando o rompimento de fios e danos a um semáforo na Avenida Miguel Sutil. O incidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), próximo ao desvio criado para a continuidade das obras do Complexo Viário Leblon.

A equipe semafórica foi prontamente acionada e já está no local realizando os reparos necessários. “O trânsito está fluindo normalmente, sem registros de congestionamentos. Temos duas equipes trabalhando intensamente para concluir os serviços”, informou a coordenadora de Trânsito da Semob, Ariana Taveira.

O semáforo danificado já foi reinstalado, mas ainda é necessário que a concessionária Energisa conclua os reparos nos fios rompidos. “Ressaltamos a importância de seguir as sinalizações no local para garantir a segurança e a fluidez do trânsito. Os motoristas precisam ficar atentos, para evitar incidentes como esse”, pontuou.

Essa intervenção faz parte de um projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). A trincheira do Jardim Leblon, um dos componentes principais do Complexo, está sendo construída na Avenida Miguel Sutil, sentido Coxipó-Rodoviária, e envolve a escavação de um túnel e outras melhorias.

Leia mais:  Gestão Emanuel Pinheiro entrega chaves a permissionários do Mercado do Porto e realiza sonho aguardado há 29 anos; Stopa anuncia cronograma

A nova etapa das obras, que inclui a construção da trincheira no sentido Miguel Sutil-Rodoviária, tem previsão de duração de oito meses. O projeto também prevê o reforço das estruturas existentes para melhorar o fluxo de veículos entre a Avenida do CPA e a Avenida Miguel Sutil.

Para reduzir os impactos no trânsito, especialmente nos horários de pico, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou rotas alternativas, orientadas por painéis móveis, placas informativas e faixas aéreas instaladas na região.

Rotas alternativas durante a interdição

Sentido Avenida Fernando Corrêa da Costa – Rodoviária

O trecho próximo à distribuidora YAKAO estará bloqueado.

Motoristas devem virar à direita na Rua Couto Magalhães, depois à esquerda na Rua Nova, e seguir até a Avenida Arquimedes Pereira Lima.

Placas informativas orientarão o acesso à Avenida Miguel Sutil via Rua 8 de Janeiro.

Sentido Rodoviária – Avenida Fernando Corrêa da Costa

Para acessar a Avenida Arquimedes Pereira Lima, vire à esquerda na Rua Couto Magalhães e siga pela Rua Nova.

Continue até a Avenida Arquimedes Pereira Lima e siga para o Jardim das Américas, Jardim Imperial ou demais bairros da região.

Leia mais:  Semana de capacitação para os profissionais que atuam do Siminina é concluída

Restrição para veículos pesados

O tráfego de caminhões pesados está proibido nesse desvio. Placas informativas indicam a restrição.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Operação de limpeza retira 20 toneladas de lixo no bairro Santa Amália

Published

on

Com o intuito de atender todas as regiões e bairros de Cuiabá, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou neste final de semana uma ampla operação de limpeza e manutenção urbana. O bairro Santa Amália foi o ponto de partida desta ação, que integra o cronograma estratégico de zeladoria na capital.

A iniciativa contou com o apoio da concessionária Energisa, que realizou serviços na subestação localizada no bairro. Durante os dias de trabalho, 20 toneladas de resíduos foram removidas, garantindo mais organização e limpeza para a comunidade local.

O mutirão englobou serviços de varrição, capinagem, poda, roçagem em calçadas e canteiros, pintura de meio-fio e manutenção do sistema de iluminação pública. Também foram eliminados bolsões de lixo e retirados materiais que acumulam água parada, como pneus, plásticos e latas, contribuindo para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, destacou a importância da ação para a saúde pública e o bem-estar da população. “Nosso objetivo é proporcionar uma cidade mais limpa e segura para todos. Além de melhorar o aspecto urbanístico dos bairros, esses serviços são fundamentais para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Estamos intensificando os trabalhos e não vamos medir esforços para atender toda a capital”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura celebra Dia do Migrante com ações nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social do município

Além do bairro Santa Amália, os serviços também beneficiaram o Residencial Santa Inês, a Avenida Dante de Oliveira (Trabalhadores), Avenida Fernando Corrêa da Costa, Jardim Passaredo e Jardim Petrópolis.

As equipes começaram os trabalhos às 7h e seguiram até as 17h, percorrendo as avenidas e atendendo praças e parques localizados nos bairros. O mutirão contou ainda com o apoio do caminhão cata-treco, que garantiu o recolhimento e a destinação correta dos resíduos descartados pela população e da vegetação removida.

A ação faz parte das diretrizes da gestão do prefeito Abilio Brunini, que prioriza a manutenção urbana e o atendimento integral às comunidades, promovendo uma Cuiabá mais organizada e limpa para todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana