Mato Grosso

Professores ampliam conhecimentos em curso do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron

Publicado em

Após participar de um curso no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP), dois professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso levarão os conhecimentos adquiridos para a sala de aula. Trata-se da professora doutora Rosely Maria Vieira de Souza Almeida, de Cuiabá, e o professor Frantchesco Romário Veloso Alencar, de Chapada dos Guimarães, que integraram um grupo de 20 educadores, selecionados em um rigoroso processo realizado em 16 estados.

Capitaneados por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), eles tiveram acesso ao que existe de mais atual na física moderna.  “O objetivo do evento foi fazer com que os professores tenham uma visão diferenciada da física no ensino médio”, explica a professora Rosely Almeida, que atua na Escola Estadual André Avelino, em Cuiabá.

Os dois professores querem trabalhar a física em sala de aula conforme a realidade dos estudantes e, com isso, motivar e mostrar a importância da disciplina para o cotidiano de todos. “O objetivo do evento é fazer com que os professores de física tenham uma visão diferenciada da física no ensino médio”, destaca a professora doutora.

Leia mais:  Educação de Mato Grosso se posiciona contrária à carta do MEC

O professor Frantchesco disse que se sentiu honrado em participar do evento e quer aproveitar ao máximo o que aprendeu, repassando para os alunos todo o conhecimento adquirido no curso. “Quero trabalhar a física moderna em outras escolas do Estado”, destaca.

Síncotrons

Rosely Almeida explica que o laboratório é um dos mais modernos do mundo, pois é um grande canhão que emite luz em velocidade próxima à da luz. “Síncrotons são partículas que são aceleradas e têm a radiação que a pessoa quer: raio gama e violeta”, explica a professora.

No evento, que durou uma semana, os pesquisadores falaram da tecnologia e da radiação que atinge o corpo humano. “A física moderna está presente no cotidiano dos estudantes, justamente na tecnologia, como, por exemplo, o funcionamento do telefone celular que ocorre através de ondas eletromagnéticas e, por isso, é importante abordar o conteúdo em sala de aula”.

Ela lembra que os participantes visitaram o maior acelerador de partículas de elétrons do mundo, que fica dentro do laboratório. Um dos compromissos dos participantes, segundo a professora, é a divulgação do curso que pode passar por uma formação para professores de física em todo o Estado. 

Leia mais:  Iniciativa da Secel leva dois mil estudantes a museus, igrejas, bibliotecas e teatro

Temas transversais

Rosely quer ir mais além – trabalhar a física moderna em temas transversais. Em filosofia, a sugestão é “os estudos que os grandes cientistas tiveram para a física moderna e contemporânea”. Em História, poderia ser trabalhada “a bomba de Hiroshima e a não proliferação de armas nucleares”.

Como aula de campo, ela pretende levar os seus alunos nos laboratórios de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para conhecer a física moderna. “O meu maior desafio neste ano é começar esses conteúdos na prática com os estudantes e despertarem nele a paixão pela ciência e os estudos”.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20

Published

on

O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso, será um dos parceiros do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no próximo sábado (20 de agosto), no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.
 
A população terá acesso a diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, aferição de glicose, agendamento de exames, negociação de débitos e religações pela Energisa, coleta de sangue, corte de cabelo e muito mais.
 
Por parte do Verde Novo, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado, para que a população tenha a oportunidade de colaborar com o processo de arborização urbana de Cuiabá.
 
Os atendimentos do Verde Novo serão realizados das 8h às 12h, na Creche Filantrópica Nina Zaque, localizada no endereço do link a seguir: https://sesi.mt/MultiaçãoJdLiberdade
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida de vários caixotes com mudas do Projeto Verde Novo. As caixas estão na parte interior da van do projeto e na frente de cada uma há uma placa com as espécies: bacupari, goiaba e pitomba.
  
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia mais:  MT recebe mais de 91 mil doses de vacina contra Covid-19

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Comarca de Alto Taquari está com telefone fixo indisponível

Published

on

A Comarca de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá) está com indisponibilidade no telefone fixo nesta terça-feira (16 de agosto). De acordo com a Administração do Fórum a concessionária responsável já foi acionada, porém, ainda não há previsão para normalização do problema.
 
Para atendimento estão disponíveis os e-mails abaixo:
 
Vara Única: [email protected]
 
Distribuidor: [email protected]
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Iniciativa da Secel leva dois mil estudantes a museus, igrejas, bibliotecas e teatro
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana