Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Procon-MT alerta sobre golpes no cartão bancário durante carnaval

Publicado em

Com a proximidade do carnaval, a Secretaria Adjunta de Proteção dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT) alerta os foliões para a prática de golpes em locais de grande aglomeração de pessoas durante o uso de cartões de banco.

Por ser mais prático, cartões de débito e crédito hoje são preferência dos usuários, que não querem andar com dinheiro justamente para evitar furtos. Porém, alguns golpistas já têm novas maneiras de enganar o consumidor. Enquanto efetuam o pagamento, esses criminosos se aproveitam da distração da vítima para captar a senha digitada e fazer a troca do cartão por outro similiar.

Normalmente a substituição só é percebida horas depois ou quando a quadrilha tenta utilizar o cartão. Para alertar sobre essas ações criminosas, o Estado reforça a orientação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) sobre novas modalidades de furto.

A superintendente do Procon estadual, Gisela Simona, orienta a população para estar sempre atenta ao seu cartão, verificando os dados corretos, como o nome e a bandeira quando efetuar qualquer tipo de operação, especialmente em locais públicos de grande movimentação.

Leia mais:  Sucuri de 5 metros e 70 kg é capturada em MT e dá trabalho para policiais colocá-la em tambor de transporte; veja vídeos

“É um direito do consumidor ter todas as informações corretas da compra, por isso, verifique na tela do equipamento de transação financeira o valor correto do produto ou serviço, caso esteja diferente, peça para o vendedor corrigir para depois continuar com a operação”.

Outro detalhe importante, segundo ela, é verificar o recibo emitido pela maquininha. Se algo estiver errado, deve-se exigir o estorno da operação imediatamente. 

Golpes frequentes durante festas de carnaval:

Troca de cartão

Uma das mais praticadas recentemente, quando algum vendedor ambulante mal-intencionado se aproveita da distração do comprador para ver qual é a senha digitada e trocar o cartão da vítima por outro similar. 

Dupla operação de valor

Também tem sido nesta época do ano o golpe da dupla operação ou do valor errado. Nele, o malfeitor finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco.

Leia mais:  Secretaria municipal de saúde inicia a obra de reforma do posto de saude da comunidade Barreiro

Valor errado

Além disso, os criminosos podem inserir um valor acima do correto, como inserir um zero a mais, transformando uma operação de R$ 10,00 em uma de R$ 100,00, por exemplo, ficando o consumidor com o prejuízo. 

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Ensino Superior é oportunidade para indígenas mudarem história de suas aldeias
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Aplicativos desenvolvidos pela MTI registram mais de 52 mil downloads

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana