Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Primeira Edição do projeto Luta é Vida teve grande participação da comunidade

Publicado em

O Complexo Esportivo Dom Aquino foi palco no último sábado (23) da 1ª Edição do Projeto Luta é Vida da Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Fórum da Capoeira de Mato Grosso e as Federações de Jiu-jítsu e Muay Tay. O evento teve grande participação da comunidade que teve a oportunidade de conhecer e praticar as três modalidades e teve como objetivo fazer a integração dessas artes marciais, onde adeptos e praticantes das modalidades estiveram reunidos como forma de integração de conhecimentos, além de oportunizar a população a conhecer as técnicas, os benefícios e os locais onde são ofertadas as atividades. “Esse primeiro encontro foi apenas o pontapé inicial do projeto, pois temos a intenção de realizar a atividade a cada três meses, com outras modalidades de esporte. Queremos expandir as artes marciais que estão ganhando cada vez mais adeptos, além de incentivar a população a praticar algum tipo de atividade física”, disse o secretário adjunto de Esportes, Edilson Odilon.

“Chutes rápidos capazes de derrubar qualquer barreira”, essa é a definição da bicampeã nacional e vice-campeã de muay tay, Inaléia Ferreira que procurou a técnica para emagrecer há quatro anos. Além da perda de peso, cerca de 50 kg, hoje é destaque no esporte. Apesar das dificuldades enfrentadas no início, ela recomenda para todos. “Indico para qualquer pessoa, não tem idade, não tem peso, basta querer mudança. A arte marcial mudou minha vida em 100%, é bem dinâmico. Sou realizada”, disse ela.

Leia mais:  Primeiro Arraiá Pet da Bem-Estar Animal promove ato de adoção de 23 bichinhos fofos

Luiz, mais conhecido como timão, professor de jiu jitsu é o coordenador do projeto. Segundo ele, a proposta é trazer mais próximo da comunidade, as formas de lutas existentes, para que as pessoas possam ter uma vivência. “Com essas aulas gratuitas a população terá a oportunidade de perceber os benefícios cardiorrespiratórios, a exemplo do jiu jitsu, que por ser um treino bastante mental, ajuda na ansiedade e no controle do stress. Com isso, estaremos devolvendo para as comunidades as vantagens de se praticar um esporte”, destacou.  

Seidhe Luiza, 39 anos, já pratica a capoeira há algum tempo, mas quando ficou sabendo do projeto quis conhecer como funciona o jiu jitsu. “Independentemente da arte ou modalidade escolhida, o que vale é a prática de uma atividade física para cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida. O difícil é dar um primeiro passo, depois você acostuma e não consegue ficar sem praticar. Todos devem buscar uma modalidade”, afirmou.

O representante do Fórum da Capoeira de Mato Grosso, contra mestre Bira agradece o apoio da Prefeitura, que segundo ele, tem dado todo suporte necessário para realização de eventos e para o fortalecimento da classe no estado. “Estamos agradecidos com esse projeto da Prefeitura, é a forma que temos para trabalhar a unicidade das modalidades das artes marciais. Com isso, cada vez mais adeptos irão se juntando aos grupos hoje existentes. Estão todos convidados a conhecer a capoeira”, declarou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá fortalece assistência farmacêutica com convocação de profissionais aprovados no concurso público

De acordo com o secretário, a ação faz parte dos preparativos para outro grande evento, que será o maior da região Centro-Oeste, o Capoeira Digoreste.

“Mais uma ação de valorização da cultura e também do esporte. Desenvolvida junto com os meninos do Fórum, o evento faz parte das ações de outro grande acontecimento, que é essa reunião de capoeirista em abril, durante comemorações do aniversário do tricentenário da cidade”, finalizou Edilson.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Primeira-dama anuncia nova coordenadora e projeta “melhor Siminina de todos os tempos”

Published

on

A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, anunciou Ivete Carneiro de Souza como a nova coordenadora do projeto Siminina.

O anúncio aconteceu após reunião de alinhamento na Prefeitura de Cuiabá, nesta quinta-feira (23), onde também participou Luciene Rodrigues de Moraes, representando o Instituto PROASPI.

Segundo a primeira-dama, o projeto social terá atenção da atual gestão como nunca teve antes. “Nós, todos juntos, vamos fazer o melhor Siminina de todos os tempos. Esse é nosso objetivo, e estamos trabalhando para isso, planejando o que tem de melhor para nossas meninas e também para as equipes que cuidarão delas”, salientou a primeira-dama.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também destacou nesta semana a ampliação das ações.

“É um programa que vai ter uma função dupla com a assistência social. A ideia é dar amparo para aquelas famílias, por meio da assistência social e o papel pedagógico educacional pela Secretaria de Educação. Esse programa não vai acabar. Pelo contrário, vai melhorar. Vai ampliar a capacidade de atendimento. Inclusive, vamos buscar nossas redes escolares para poder dar a estrutura necessária ao Sinimina”, disse o prefeito.

Leia mais:  Prefeito reafirma parceria com o Banco do Brasil na execução de projetos em benefício da população cuiabana

O programa “Siminina” tem o propósito de promover a inclusão social de crianças e adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Nele são ofertados ações de inclusão como atividades relacionadas ao lazer, saúde, cidadania, ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil, medidas de acompanhamento psicossocial das meninas e de seus familiares e ações com a finalidade de evitar a gravidez na adolescência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura flagra crime ambiental e caminhões irregulares da Locar

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou, na tarde desta quinta-feira (23), uma fiscalização surpresa que identificou diversas irregularidades cometidas pela empresa terceirizada Locar Saneamento Ambiental. As falhas configuram crime ambiental e colocam em risco a segurança dos trabalhadores que realizam a coleta de lixo doméstico na capital. A ação foi coordenada pela equipe gerência de resíduos sólidos.

Durante a inspeção, foram detectados problemas graves nos veículos da empresa, como falta de giroflex, essencial para alertar outros motoristas sobre a presença de trabalhadores na pista, ausência de botão de emergência nas compactadoras, expondo os profissionais a risco de acidente, bordas do compartimento de carga e suportes de sustentação amassados, com risco de cortes e fraturas, falta de extintores, pneus carecas e trabalhadores em campo sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“É inadmissível que uma empresa contratada para realizar um serviço essencial apresente tamanhas falhas e exponha a população e seus próprios colaboradores a riscos. A Prefeitura de Cuiabá está dando à Locar um prazo até o dia 6 de fevereiro para que todas as irregularidades sejam corrigidas. Durante esse período, realizaremos auditorias diárias para acompanhar o cumprimento das medidas. Caso a empresa não melhore, não hesitaremos em rescindir o contrato e buscar outra solução para garantir a qualidade e segurança na prestação dos serviços”, afirmou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá entrega primeira unidade da Casa do Mel Móvel

Além disso, auditorias apontaram irregularidades ambientais, incluindo veículos sem caixas coletoras de chorume, que podem provocar contaminação do solo por metais pesados, prejudicando a fauna, a flora e a população. Foi constatada a presença de óleo e chorume derramados no pátio de convívio dos funcionários.

Outro ponto crítico é a ausência de licença ambiental para a operação da empresa. A Locar transferiu sua garagem para Cuiabá no final de novembro do ano passado e, até a data da fiscalização realizada pela Limpurb, em 09 de janeiro de 2025, a empresa ainda não havia iniciado o processo de licenciamento ambiental.

A instituição também não apresentou documentos obrigatórios, como o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), certificados de treinamentos em segurança e saúde no trabalho, além dos laudos de insalubridade e periculosidade.

Entre os dias 2 e 20 de janeiro, a Locar já havia recebido sete notificações devido a falhas recorrentes na coleta de lixo domiciliar em bairros como CPA, Jardim Vitória, Doutor Fábio I e II, Três Barras, Primeiro de Março, Residencial Despraiado, Altos da Serra e Bela Vista. Os atrasos também atingiram os distritos de Nossa Senhora da Guia e Sucuri, descumprindo o contrato vigente.

Leia mais:  Polo de vacinação da UNIC funcionatá somente até o próximo sábado (30)

#PraCegoVer
As imagens mostram um grupo de pessoas usando coletes verdes da Prefeitura de Cuiabá, vistoriando caminhões responsáveis pela coleta de lixo. Os caminhões são brancos, e o local é uma estrada de chão com terra avermelhada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana