Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Primeira-dama visita unidades do Siminina em busca de melhorias

Publicado em

A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, visitou unidades do programa Siminina, na tarde desta terça-feira (28), conheceu a realidade e pautou melhorias para os locais.

“A única forma de resolvermos um problema é estarmos no lugar. Para encontrarmos soluções, precisamos conhecer, visitar, entender a realidade. Só assim podemos agir de forma eficaz”, destacou.

A visita teve como objetivo identificar falhas e garantir mais qualidade tanto para as meninas atendidas pelo projeto, quanto para as monitoras que coordenam as atividades nas unidades. Além do Siminina Alto da Boa Vista, a primeira-dama também esteve na unidade do Tijucal, que funciona anexa ao CRAS da regional sul.

No decorrer da vistoria, Samantha Iris observou as particularidades de cada espaço e apontou possíveis soluções para ampliar a integração das meninas e garantir um ambiente mais adequado para o aprendizado.

“Propusemos a criação de hortas e projetos de jardinagem, que além de serem atividades interativas para as meninas, ajudam na redução de ilhas de calor e melhoram a qualidade do ar. Também vamos providenciar, de forma emergencial, climatizadores para garantir que as atividades sejam realizadas com mais conforto”, afirmou a primeira-dama.

Leia mais:  Emanuel e Stopa serão empossados no dia 1º e defendem compromisso com à população

Atualmente, a unidade do Siminina no Alto da Boa Vista atende 60 meninas, divididas em turmas de 30 no período matutino e 30 no vespertino. As atividades ocorrem em um espaço externo anexo a uma igreja.

Já no Siminina Tijucal, que também atende 60 meninas da região sul de Cuiabá, foi identificada a necessidade de mais atividades ao ar livre e projetos voltados à conscientização ambiental. Como solução, foi sugerida a instalação de uma rede de vôlei e a criação de uma grande horta.

“Sabemos que as meninas gostam de jogar vôlei, então podemos providenciar isso. O espaço também comporta uma horta cheia de variedades. Atividades fora da sala de aula são fundamentais para o desenvolvimento delas. Cuidar de crianças, especialmente meninas, é uma missão muito importante e valiosa. Em nome do prefeito Abilio Brunini, reforço o compromisso da gestão em valorizar cada menina e cada monitora do Siminina. Queremos cuidar das meninas e também de quem cuida delas”, ressaltou Samantha Iris.

A visita contou com a presença da coordenadora do programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, e da gestora financeira do Instituto ProAspi, Luciene Moraes.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Gestão Emanuel Pinheiro entrega Avenida Rui Barbosa totalmente requalificada

#PraCegoVer

A foto mostra três mulheres, entre elas a primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris. Ela veste um vestido com estampas geométricas em tons de laranja, amarelo e rosa e segura um caderno de anotações. Ao fundo, há um portão verde de grades e algumas árvores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Câmara aprova reforma administrativa que gera economia e reorganiza gestão

Published

on

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta quinta-feira (13) a reforma administrativa proposta pelo Executivo, que visa reorganizar a estrutura da prefeitura, garantindo mais eficiência e economia aos cofres públicos. O projeto, que diminuiu 43 cargos no total e mesmo desmembrando pastas gerará economia aos cofres públicos, foi aprovado por ampla maioria com 23 votos favoráveis.

A reforma é uma das medidas adotadas pelo prefeito Abilio para “arrumar a casa” e melhorar a gestão da cidade. Segundo a prefeitura, a administração anterior deixou um rombo de mais de R$ 1,6 bilhão, exigindo ajustes para equilibrar as contas e otimizar os serviços públicos.

Reorganização da estrutura administrativa

Entre as principais mudanças, a reforma prevê a criação de novas secretarias e o reordenamento de pastas já existentes, sem aumento de despesas. As principais alterações incluem:

• Secretaria Municipal de Economia: passa a unificar as antigas secretarias de Gestão e Fazenda, assumindo a administração tributária, fiscalização e controle da dívida municipal. O secretário responsável será Marcelo Bussiki.

• Secretaria Municipal de Cultura:deixa de estar vinculada à pasta de Esporte e Lazer, tornando-se independente. O secretário responsável será o músico Johnny Everson.

Leia mais:  Emanuel e Stopa serão empossados no dia 1º e defendem compromisso com à população

• Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho: perde a atribuição de desenvolvimento econômico, que agora será responsabilidade da nova Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O responsável pela pasta é o empresário Fernando Medeiros.

Além disso, a Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana) sofreu ajustes em sua gestão. O cargo de diretor, antes com status de secretário, foi reclassificado para o nível de adjunto da Secretaria de Obras, mantendo a autonomia da empresa, mas garantindo mais organização e eficiência na estrutura. O comando da pasta segue com a Reginaldo Teixeira.

Economia e impacto financeiro

O prefeito destacou que a reforma administrativa seguiu critérios técnicos para garantir a redução de despesas, sem prejuízo aos serviços públicos. Entre as medidas adotadas, estão cortes em contratos terceirizados e cargos com altos salários. No total foram 43 cargos excluídos.

“A redução de cargos comissionados em todas as secretarias permitiu a criação de novas pastas sem impacto financeiro”, afirmou Abilio.

Outro ponto relevante da reforma foi a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que terá o comando da Coronel Francyanne Siqueira Chaves. O motivo do desmembramento da pasta de Ordem Pública é pelo fato do aumento da criminalidade nos bairros de Cuiabá. Segundo a prefeitura, a nova pasta terá papel fundamental na articulação de políticas de segurança e prevenção à violência em espaços públicos, escolas, praças e região central da capital.

Leia mais:  Canal de orientação gratuito sobre o novo Coronavírus recebe mais de 150 ligações na primeira semana

Nos próximos dias, a gestão municipal deve apresentar um relatório detalhando os impactos da reforma e os ajustes financeiros implementados.

#ParaCegoVer

A imagem que ilustra a matéria é a fachada do Palácio Alencastro, da perspectiva da entrada principal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Semob fiscaliza caminhões de carga que trafegam fora do horário permitido

Published

on

A Secretaria de Mobilidade Urbana deu início nesta quinta-feira (13) a Operação Carga Pesada, destinada a fiscalizar caminhões que trafegam em Cuiabá. A ação realizada na Avenida Beira Rio, foi deflagrada com o intuito de evitar que caminhões acima de 24 toneladas circulem em Cuiabá, prejudicando o trânsito e a malha asfáltica.

No período da manhã, seis agentes de trânsito abordaram o total de 12 caminhões. Destes, sete foram autuados por infração prevista no Artigo 187 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que é circular em via pública fora do horário permitindo.

Outros dois retornaram, sem oferecer transtornos, aos seus destinos de origem. Outros três caminhões estavam com AET (Autorização Especial de Trânsito) vencidas. Documento que autoriza a circulação de veículos fora dos padrões ‘normais’ nas vias públicas, quando necessário.

A ação dos agentes de trânsito ocorreu após ser encaminhado denúncia de que caminhoneiros estão desviando da Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, para entrar com cargas em Cuiabá a partir da Avenida Beira Rio.

Leia mais:  Emanuel e Stopa serão empossados no dia 1º e defendem compromisso com à população

A Semob ressalta que denúncias relacionadas ao trânsito podem ser encaminhadas pelo número de WhatsApp (65) 9 9235-6950.

#PraCegoVer#

A imagem ilustra dois agentes de trânsito vestidos com o traje de trabalho: camisa amarela e calça azul. Ambos estão próximos de um caminhão estacionado numa via pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana