Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura retira mais de 700 toneladas de lixo em 385 bocas de lobo

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá segue intensificando os serviços de limpeza e manutenção do sistema de drenagem urbana para minimizar os impactos causados pelas chuvas na capital. Somente no mês de abril foram desobstruídas 385 bocas de lobo, com a recuperação de outras 25 unidades. Além disso, aproximadamente 1.205 metros de rede de drenagem foram revitalizados, com intervenções em mais de 17 pontos críticos mapeados.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, tem como prioridade o mapeamento de áreas mais suscetíveis a enchentes e alagamentos. O objetivo é garantir a eficiência do escoamento da água da chuva e evitar transtornos à população durante o período chuvoso.

Para executar os trabalhos, a equipe conta com o apoio de um caminhão hidrojato, conhecido popularmente como “tatuzão”, equipamento que utiliza jatos de água em alta pressão para limpar áreas de difícil acesso, como caixas coletoras e anexos da rede de drenagem. O sistema também permite a sucção de resíduos acumulados, como areia, cascalho e lixo doméstico.

Leia mais:  Secretária cita que obras do BRT sem estudos adequados acarretarão em grande impacto à fluidez no trânsito em Cuiabá

Desde o início da força-tarefa, já foram retiradas cerca de 700 toneladas de lixo irregular, evidenciando a importância da ação contínua e da colaboração da sociedade para manter a cidade limpa e segura.

O material recolhido é transportado por caminhões caçamba até o aterro sanitário, garantindo o descarte adequado dos resíduos contaminados. Só na ação realizada na manhã desta quarta-feira, foram retiradas cerca de 2 toneladas de detritos, entre eles garrafas PET, sacolas plásticas e outros itens descartados de forma irregular nas vias públicas.

Conforme o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, os trabalhos fazem parte de um esforço permanente da Prefeitura para manter a cidade preparada para o período chuvoso.

“Estamos trabalhando de forma intensiva para evitar transtornos à população, sobretudo em regiões historicamente afetadas por alagamentos. Mas é fundamental que a população também faça sua parte, descartando corretamente o lixo e evitando jogar resíduos nas ruas, que acabam obstruindo as bocas de lobo e comprometendo todo o sistema de drenagem”, destacou o secretário.

Atualmente, 19 profissionais especializados atuam exclusivamente na desobstrução e manutenção do sistema de drenagem da capital. O cronograma de limpeza terá continuidade nos próximos dias, com previsão de atendimento em mais cinquenta caixas coletoras distribuídas por diferentes regiões da cidade.

Leia mais:  "Não imaginava que fosse repercutir" diz operadora de limpeza após vídeo viralizar durante o Festival Matula

#PraCegoVer

A imagem mostra trabalhadores da Secretaria de Obras Públicas durante força-tarefa de desobstrução de boca de lobo no bairro Jardim Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

SEMOB disponibiliza WhatsApp para denúncias sobre trânsito na capital

Published

on

O Fiscalizap é o canal oficial de denúncias da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de Cuiabá, destinado à população. Por meio do número de WhatsApp (65) 9 9235-6950, o cidadão pode comunicar infrações de trânsito e situações emergenciais que comprometem a mobilidade nas ruas e avenidas da capital. Além do Fiscalizap, também está disponível o número 118 do Ciosp, que recebe denúncias.

De fevereiro a abril deste ano, foram registradas 1.249 denúncias por meio do Fiscalizap, das quais 942 foram atendidas. O mês de abril liderou com 504 registros.

Dentre os casos registrados, a principal reclamação foi o bloqueio de calçadas, com 174 denúncias, seguido do bloqueio de entrada e saída de imóveis, com 134 ocorrências, também relacionadas ao impedimento da passagem.

Na sequência, destacam-se as seguintes denúncias:

Estacionamento irregular (125)

Vagas de táxi (70)

Carga e descarga (50)

Veículo abandonado (42)

Sinalização/engenharia (27)

Obras nas vias (19)

O que pode ser denunciado pelo Fiscalizap à Semob:

Estacionamento irregular:

Leia mais:  Implantação da rede de drenagem de águas pluviais do bairro Parque Amperco chega à reta final

A menos de 5 metros da esquina;

Sobre passeios, faixas de pedestres ou canalizações;

Ocupação indevida de vagas reservadas (idosos, PCDs) sem credencial;

Em vagas exclusivas, como as destinadas a ambulâncias, táxis, carga e descarga;

Em frente a guias rebaixadas (garagens ou acessos);

Em fila dupla ou obstruindo a movimentação de outros veículos;

Em pontos de ônibus;

Sobre viadutos, pontes, túneis ou no canteiro central;

Na contramão de direção.

Situações emergenciais:

Veículos quebrados obstruindo a via;

Queda de árvores ou fios energizados;

Semáforos inoperantes;

Óleo na pista ou objetos na via;

Caçambas ou trailers irregulares;

Acidentes de trânsito ou engarrafamentos graves;

Placas de sinalização danificadas ou caídas;

Qualquer outro problema que coloque em risco a segurança ou a fluidez do trânsito.

Canal de Emergência – 118 (Ciosp)

Além do Fiscalizap, a população também pode acionar o número 118, que direciona as ocorrências emergenciais ao CIOSP. É mais uma ferramenta importante para garantir uma resposta rápida às situações que exigem atenção imediata das autoridades.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá vai contratar 700 profissionais para área de Educação

Segundo dados do Ciosp, os tipos de registros mais frequentes são:

41,9%: acidente de trânsito sem vítimas

17,8%: remoção de veículos

13,7%: acidente de trânsito com vítimas

2,9%: estacionamento irregular

1,2%: semáforos inoperantes

#PraCegoVer

A foto mostra a sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em Cuiabá. Na fachada, em verde, a identificação do local.

fonte – cuiabá mt gov.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeito, primeira-dama e secretário lamentam o falecimento de servidor da Cultura

Published

on

O prefeito Abilio Brunini, a primeira-dama Samantha Iris e o secretário Municipal de Cultura, Johnny Everson lamentam o falecimento do servidor Thiago Marques, carinhosamente conhecido como “Thiagão do estúdio Inca”, ocorrido nesta segunda-feira (19), em Cuiabá, em decorrência de pneumonia.

Thiago era diretor de projetos e parcerias, da Secretaria Municipal de Cultura, e responsável pelo estúdio musical inaugurado recentemente, no Museu de Imagem e Som (Misc).

Um dos últimos trabalhos de Thiago Marques foi realizado no mês passado, para o músico cuiabano Ebinho Cardoso, que reside nos Estados Unidos.

“Nesse momento de tristeza nos solidarizamos com a dor da família, amigos e da comunidade cultural cuiabana, pela perda irreparável para nossa administração e para o cenário musical. Seu talento, generosidade e alegria deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, lamentou o prefeito.

O secretário Johnny Everson também expressou seus sentimentos. “É uma perda muito grande para a cultura, por seus relevantes serviços prestados para músicos de Cuiabá. Thiagão possuía uma bagagem imensa. Que a família e amigos sintam-se abraçados nesse momento difícil”, declarou.

Leia mais:  "Não imaginava que fosse repercutir" diz operadora de limpeza após vídeo viralizar durante o Festival Matula

O velório será realizado nesta segunda-feira, das 13h às 16h, na Funerária Santa Rita, em Cuiabá.

#PraCegoVer

A foto que ilustra a nota mostra Thiago Marques, em preto e branco, com crachá da Prefeitura de Cuiabá.

fonte – cuiabá mt gov.

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana