Cuiabá

Prefeitura repassa quase meia tonelada de papel para cooperativa de reciclagem

Publicado em

Como parte das atividades de sustentabilidade adotadas nos órgão da administração municipal, a Prefeitura de Cuiabá fez o repasse de mais de quase meia tonelada de papel à Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis. O material fazia parte do arquivo público, que passa pelo processo de digitalização. A ideia é que a cada novo descarte, a cooperativa colabore com o Município na etapa de reciclagem.

A iniciativa faz parte das atividades programadas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), aderida pela Prefeitura, junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Desde o ano passado, palestras sobre sustentabilidade são oferecidas aos servidores, além do estímulo a adoção de hábitos como separação dos resíduos, economia de água e redução na utilização de copos descartáveis e papéis.

“A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é que a A3P se torne um projeto efetivo na prática. Por isso, estamos trabalhando, de forma contínua, na implantação das medidas sustentáveis, que irão refletir diretamente na preservação ambiental. Ao falarmos de sustentabilidade, precisamos trabalhar em um tripé que abrange as áreas ambiental, social e econômica. O repasse desses materiais descartados engloba todos esses pontos”, comenta o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira.

Leia mais:  Dom Aquino é o 41ª bairro atendido com o Mutirão da Limpeza em 2019

A doação cumpre ainda com o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de fomentar as atividades das cooperativas de reciclagem na Capital. No ano passado, por exemplo, a Prefeitura firmou uma parceria com quatro empresas, para a realização da coleta seletiva em dezenas de bairros. O acordo, além de atender a legislação federal sobre questões ambientais, também promoveu a inclusão sócio- produtiva dos trabalhadores desta área.

“No início deste ano já havíamos recolhido mais de 300 quilos de recicláveis e fomos novamente chamados para seguir com essa parceria. É algo bom para a Prefeitura, que se torna exemplo na destinação correta de resíduos produzidos, e também para a cooperativa que possui dezenas de cooperados que tiram seu sustento desse trabalho”, destaca o presidente da Coopemar, Wanderley Cavenaghe.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  4ª edição da confraternização esportiva e cultural vai reunir mais de 1 mil servidores da Educação
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Criação da Ouvidoria da Educação é abordada na Semana Pedagógica

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana