Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura repassa quase meia tonelada de papel para cooperativa de reciclagem

Publicado em

Como parte das atividades de sustentabilidade adotadas nos órgão da administração municipal, a Prefeitura de Cuiabá fez o repasse de mais de quase meia tonelada de papel à Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis. O material fazia parte do arquivo público, que passa pelo processo de digitalização. A ideia é que a cada novo descarte, a cooperativa colabore com o Município na etapa de reciclagem.

A iniciativa faz parte das atividades programadas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), aderida pela Prefeitura, junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Desde o ano passado, palestras sobre sustentabilidade são oferecidas aos servidores, além do estímulo a adoção de hábitos como separação dos resíduos, economia de água e redução na utilização de copos descartáveis e papéis.

“A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é que a A3P se torne um projeto efetivo na prática. Por isso, estamos trabalhando, de forma contínua, na implantação das medidas sustentáveis, que irão refletir diretamente na preservação ambiental. Ao falarmos de sustentabilidade, precisamos trabalhar em um tripé que abrange as áreas ambiental, social e econômica. O repasse desses materiais descartados engloba todos esses pontos”, comenta o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira.

Leia mais:  Bom de Bola, Bom de Escola contribui com desempenho escolar dos alunos atendidos

A doação cumpre ainda com o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de fomentar as atividades das cooperativas de reciclagem na Capital. No ano passado, por exemplo, a Prefeitura firmou uma parceria com quatro empresas, para a realização da coleta seletiva em dezenas de bairros. O acordo, além de atender a legislação federal sobre questões ambientais, também promoveu a inclusão sócio- produtiva dos trabalhadores desta área.

“No início deste ano já havíamos recolhido mais de 300 quilos de recicláveis e fomos novamente chamados para seguir com essa parceria. É algo bom para a Prefeitura, que se torna exemplo na destinação correta de resíduos produzidos, e também para a cooperativa que possui dezenas de cooperados que tiram seu sustento desse trabalho”, destaca o presidente da Coopemar, Wanderley Cavenaghe.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Oficinas e palestras gratuitas da Feira Viva Mulher seguem com inscrições

Published

on

As oficinas e palestras da Feira Viva Mulher, realizadas gratuitamente no Museu do Rio, em Cuiabá, seguem com inscrições abertas e programação até o dia 29 de junho. Interessadas em participar das atividades, que envolvem formação, cultura, empreendedorismo e arte, podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/qZWtCKwp28QEed346.

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico disponibiliza o contato de WhatsApp (65) 9202-9495) para esclarecimento de dúvidas. Nesta terça-feira (18), a programação inclui uma oficina sobre autocuidado, das 9h às 11h, e uma de gestão de tempo, das 14h às 16h. A oficina de cerâmica é um dos destaques da programação. Confira programação no final da matéria e escolha qual participar

“Além da feira, temos uma série de atividades voltadas ao público feminino: mães, mulheres empreendedoras. Aqui temos exposição de produtos e também workshops (oficinas e palestras) até o dia 29 de junho. Venham participar! Nosso intuito é fomentar o empreendedorismo feminino”, destacou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.

As participantes acompanharam nesta semana palestras com temas como “Empreender com Clareza”, ministrada pela presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário da ABA, Angélica Anai Ângulo, e “Vamos falar sobre dinheiro”, com a palestrante Geovanna Rodrigues, que abordou a relação entre dinheiro, família e infidelidade financeira.

“Essa iniciativa precisa ser replicada em outros municípios. Dá visibilidade a mulheres que antes estavam no anonimato, além de oferecer conteúdo relevante sobre finanças e empreendedorismo”, destacou a palestrante Angélica Anai.
A empreendedora Fernanda Souza da Silva, dona do restaurante Comida de Mãe, no Mercado do Porto, destacou a importância da capacitação: “Fazia tempo que não voltava a uma sala de aula. Estou aprendendo a administrar meu negócio, controlar máquina de cartão, entender melhor os lucros. Isso faz muita diferença no dia a dia”.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro recebe comitiva de cavaleiros para abertura da 54ª Expoagro neste sábado (02)

Já Francisca Mercedes Teixeira, artesã que superou a depressão por meio do trabalho manual, emocionou ao relatar sua experiência: “Comecei no artesanato por recomendação médica. Essas oficinas me ajudam muito, é uma troca maravilhosa, tanto emocional quanto financeira”.

Feira Viva Mulher

A Feira Viva Mulher acontece de terça a domingo, das 9h às 18h, no Museu do Rio, em parceria com as Secretarias Municipais da Mulher e de Cultura. Ao todo, 52 expositoras participam do evento, que reúne produtos de artesanato, gastronomia, moda e cosméticos, todos produzidos por mulheres empreendedoras.

Confira programação de oficinas e palestras

Quarta-feira (18)

Oficina: Empreender com Clareza – 9h às 11h

Palestra: Importância do Google Meu Negócio – 14h às 16h

Sexta-feira (20)

Oficina de Olaria – 9h às 11h

Oficina: O Caminho Emocional para uma Carreira Próspera – 9h às 11h

Oficina: Técnicas de produtividade no empreendedorismo – 14h às 16h

Oficina de Olaria – 14h às 16h

Sábado (21)

Oficina de Olaria – 13h às 15h

Leia mais:  Regime previdenciário do Piauí visita Cuiabá-Prev

Palestra: Como encantar e fidelizar seu cliente – 14h às 16h

Oficina de Olaria – 16h às 18h

Terça-feira (24)

Oficina: O Caminho Emocional para uma Carreira Próspera – 9h às 11h

Oficina: Maravilhosa Sim, Perfeita Não – 14h às 16h

Quarta-feira (25)

Palestra: A importância do inglês no turismo – 14h às 16h

Quinta-feira (26)

Oficina: Maravilhosa Sim, Perfeita Não – 14h às 16h

Sexta-feira (27)

Oficina de Olaria – 9h às 11h

Oficina: Mude a sua água e mude a sua vida – 9h às 11h

Oficina de Olaria – 14h às 16h

Oficina: A Imagem que Fala – O Poder dos Acessórios no Dia a Dia – 14h às 16h

Sábado (28)

Oficina de Olaria – 13h às 15h

Oficina: Construindo potências: mulheres fortes, emoções inteligentes – 14h às 16h

Oficina de Olaria – 16h às 18h

#PraCegoVer

A imagem mostra a presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário da ABA, Angélica Anai Ângulo, durante palestra da Feira Viva Mulher.

fonte – cuiabá mt gov.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura quer mais ônibus para centros comerciais e bairros com fluxo de trabalhadores

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a primeira-dama, Samantha Iris, se reuniram nesta segunda-feira (16) com representantes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para discutir a criação de linhas de ônibus especiais destinadas aos trabalhadores dos grandes centros comerciais da capital. A proposta busca oferecer mais conforto, segurança e eficiência no deslocamento diário desses profissionais. A iniciativa já está sendo efetivada em eventos especiais, como programações no Parque Novo Mato Grosso, na saída para Chapada dos Guimarães.

Durante o encontro, o prefeito solicitou um levantamento detalhado sobre os bairros onde residem a maioria dos funcionários dos shoppings e centros comerciais. A ideia é criar rotas específicas em horários de pico, tanto na entrada quanto na saída dos turnos, garantindo que os trabalhadores tenham acesso a um transporte público mais ágil e alinhado às suas necessidades.

“É preciso cuidar dos trabalhadores e disponibilizar mais linhas para os bairros que possuem maior fluxo. Isso melhora a mobilidade urbana e traz mais dignidade para quem usa o transporte coletivo todos os dias”, afirmou Abilio.

Leia mais:  Bom de Bola, Bom de Escola contribui com desempenho escolar dos alunos atendidos

A iniciativa também se alinha com outras ações da gestão municipal voltadas à mobilidade urbana. O prefeito lembrou que já estão em operação rotas especiais para grandes eventos e datas comemorativas.

Com a ampliação dessas rotas direcionadas, a Prefeitura busca não apenas atender demandas específicas de público, mas também otimizar o sistema de transporte público e reduzir a sobrecarga nas linhas tradicionais. A parceria com os shoppings representa um passo importante na construção de uma cidade mais conectada e humanizada.

Gratuidade aos domingos

Desde abril, a lei que garante transporte gratuito aos domingos está funcionando na capital. Para usufruir do benefício, é obrigatória a utilização do cartão transporte. Quem ainda não tem pode solicitar gratuitamente pelo link: https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte/

Importante lembrar que a gratuidade não vale para linhas intermunicipais. Por decreto do Poder Executivo, a gratuidade do transporte coletivo em Cuiabá poderá ser aplicada nos dias de feriados e pontos facultativos.

O projeto de lei, de autoria do prefeito Abilio Brunini, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Cuiabá.

Leia mais:  Bem-Estar Animal passa por uma "devassa" na organização do ambiente

#PraCegoVer

Na imagem principal, o prefeito de Cuiabá está ao fundo de uma mesa oval debatendo soluções para a mobilidade urbana e melhoria do transporte de trabalhadores dos grandes centros comerciais. Ao seu lado, a primeira-dama Samantha Iris também participa do encontro promovido no gabinete do prefeito.

fonte – cuiabá mt gov.

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana