Cuiabá

Prefeitura recupera área e garante recurso para a construção de unidade escolar

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado no combate às invasões de áreas destinadas para equipamentos públicos. Com ações conjuntas entre as pastas, o município recuperou mais uma área que estava em situação de ocupação irregular, localizada no bairro Doutor Fábio II. O processo de recuperação tem a equipe da Secretaria de Habitação e Regularização à frente e segue as diretrizes do Comitê de Regularização de Áreas Públicas, formado para desenvolver planos estratégicos voltados à ordenação da Capital.

“Estamos desde o ano passado executando essa reintegração de posse, pois na área já existia, apesar do pouco tempo de invasão, casas de alvenaria e habitadas. Então, primeiro, executamos a ação de recuperação dos imóveis não habitados e após, adentramos com a parte de desocupação dos já habitados. Essas ações estão sendo executadas de forma passiva, como determina o prefeito Emanuel, sempre garantindo à segurança e preservação da vida do cidadão”, ressalta o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro.

Leia mais:  Cuiabá contabiliza mais de seis mil casos de Sífilis e Secretaria de Saúde chama atenção para diagnóstico precoce

Com a recuperação da área, o município garantiu um recurso federal do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de mais de R$ 4 milhões. De acordo com o secretário Air, o recurso estava parado, com riscos de o município perdê-lo por causa da invasão na área.

“O recurso só pode ser aplicado mediante a apresentação de um projeto e da garantia do terreno para construção de um determinado equipamento. Caso contrário, o município perde os valores e após isso, não consegue resgatá-lo. Dessa forma, é importante que se consolidem essas ações de reintegração de posse, claro, dentro de um bom planejamento, que é o que a gestão atual vem fazendo.

O recurso garantido será destinado à construção de mais uma unidade escolar. Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Passos, o local receberá uma Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), que, posteriormente, será ampliada com mais seis salas, passando a comportar a estrutura de um Centro de Municipal de Educação Infantil (CEMEI).

“Nessa ação conjunta do município, recebemos essa grata notícia que o recurso foi garantido e será destinado à educação. Isso soma ao compromisso dessa gestão em ampliar a rede educacional de Cuiabá, levando dignidade para os nossos alunos e tranquilidade às famílias, que terão seus filhos estudando em unidades estruturadas e com ensino de qualidade. Já vamos avançar nesse projeto e agregar a ele a estrutura do CEMEI, para atender a região”, frisou Alex.

Leia mais:  Semob realiza 3º Pedal Ecológico com saída do Parque das Águas até a comunidade de Rio dos Peixes

Também está previsto no projeto educacional, um Ginásio Poliesportivo, que atenderá as comunidades com várias atividades esportivas. Além disso, Alex acrescenta que está em andamento um estudo para que esse Ginásio seja um dos polos do Programa “Bom de Bola, Bom de Escola”. “Há essa possibilidade. E se tudo ocorrer dentro do previsto, retomamos o programa com mais um polo, ampliando o atendimento social por meio do esporte, em vários bairros”, completa o gestor da Educação.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá antecipa 13º salário de servidores públicos e fomenta economia
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Toque de recolher é revogado e órgãos municipais devem retomar uso do ponto eletrônico

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana