Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura investe em ações e programas voltados ao bem estar do profissional de Educação

Publicado em

Uma palestra sobre prevenção à LER/DORT será realizada no dia 28 durante evento da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas em parceria com a Coordenadoria de Formação no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME). A palestra é em referência ao Dia Internacional do combate à LER e DORT e será ministrada pelo médico perito do Cuiabá PREV, Dr. George Salvador Brito A. Lima. O evento, uma extensão da formação continuada, tem como tema “Fluxos Previdenciários” e acontecerá nos dias 27 e 28, voltado para os secretários e diretores das unidades escolares.

“Pensando sempre no bem estar dos servidores, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas busca levar informação e prevenção ao trabalhador por meio de várias ações desenvolvidas pelo Programa Saúde do Trabalhador, que tem o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores do ensino da capital”, explicou a coordenadora Márcia Regina Perez de Moraes.

Programa Saúde do Trabalhador

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito faz assinatura eletrônica de posse e dá sequência a Papel Zero

O Programa Saúde do Trabalhador foi implementado em 2007 pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP) da SME após um levantamento feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas que verificou um alto número de servidores em licenças médicas. Hoje o programa conta uma equipe de profissionais formada por uma Enfermeira, duas Nutricionistas, um Educador físico e massoterapeuta, um Fisioterapeuta, três Psicólogas e um Assistente Social.

A equipe desenvolve várias atividades coletivas e individuais incluindo visitas às Unidades Educacionais onde são realizadas medidas antropométricas (peso, altura, circunferência de cintura, cálculo do IMC), orientações de saúde quanto a alimentação saudável, rodas de conversa com diversos temas envolvendo a saúde, relacionamento interpessoal e resolução de conflitos, avaliação e orientações posturais, acupuntura e auriculoterapia, plantão psicológico e grupos de preparação para aposentadoria, de apoio aos readaptados de função, de enfrentamento da obesidade – Pense Leve, Viva Bem, ginástica laboral nos setores da sede e o coral Educanto, pensado inicialmente como estratégia de motivação aos readaptados mas que atualmente está aberto a todos os servidores da educação, regido pela  Maestrina Eliane Castilho.

Leia mais:  Cuiabá e cidade italiana consolidam intercâmbio para jovens

Dia Internacional do combate à LER e DORT

O Dia Internacional do combate à LER e DORT (28) é um alerta. A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é uma síndrome de dor, principalmente nos membros superiores que pode causar lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar. Causada por atividades que exigem movimentos repetitivos, em alta frequência e em postura forçada.

Já o Distúrbio Osteomuscular relacionado ao Trabalho (DORT) é caracterizado também por esforços repetitivos, porém, são alterações que se manifestam principalmente em pescoço, braço, punho e ombros, em decorrência do trabalho.

Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), as principais doenças que implicam em licença médica são Transtornos Mentais e Comportamentais (68%), Doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo (19%), Lesões, Fraturas (9%) e Neoplasias Malignas (6%).

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Prefeito reúne secretariado, pauta economia e metas para os primeiros 100 dias

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu todos os secretários municipais na manhã desta segunda-feira (10) para discutir as metas e entregas previstas para os primeiros 100 dias de gestão. O encontro, que também contou com a presença dos secretários adjuntos, teve como foco principal a organização e o planejamento estratégico das ações que serão implementadas nesse período.

Durante a reunião, Abilio cobrou um levantamento detalhado dos investimentos de todas as pastas e enfatizou a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos públicos. Segundo o prefeito, cada secretário deve atuar com responsabilidade e transparência, garantindo que os investimentos sejam bem aplicados e tragam benefícios concretos para a população cuiabana.

Outro ponto destacado pelo gestor foi a otimização da mão de obra no funcionalismo municipal. Abilio ressaltou que tanto servidores efetivos quanto comissionados e trabalhadores terceirizados devem ser melhor aproveitados, visando maior produtividade e eficiência no atendimento à população. Para ele, a reorganização interna das equipes é essencial para que os serviços públicos sejam prestados de forma ágil e eficaz.

Leia mais:  Casal mata homem com pedradas e facadas em Cuiabá

“Precisamos ser responsáveis e trabalhar com os recursos que temos, sem onerar os cofres públicos. A prioridade é entregar resultados com eficiência e compromisso”, afirmou Abilio.

A reunião marca o início de uma gestão que será pautada pelo planejamento, rigor fiscal e compromisso com a população. As primeiras ações dos 100 dias de governo deverão ser divulgadas nos próximos dias, com foco em melhorias estruturais e aprimoramento dos serviços essenciais na capital.

#ParaCegoVer

A imagem mostra uma mesa ampla, com dezenas de secretários e secretários adjuntos da gestão municipal. Comanda a reunião o prefeito Abilio, sentado em um das cabeceiras, ao lado da vice-prefeita, coronel Vânia Rosa, que também ocupa o cargo de secretária de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Aquário Municipal recebe estudantes com deficiência intelectual e TEA

Published

on

O Aquário Municipal Justino Malheiros, administrado pela da Secretaria Municipal de Turismo, recebeu nesta segunda-feira (10) visitas agendadas de mais de 100 alunos da rede estadual, acompanhados pelo projeto CAMPI (Centro de Referência Multidisciplinar).

O espaço, que tem entrada gratuída de terça a domingo, fecha toda segunda-feira, tendo atendimento exclusivo para visitas agendadas. Roberta Borges, diretora do CAMPI, destacou que a parceria com a direção da escola permite aos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outros transtornos do neurodesenvolvimento uma abordagem terapêutica diferenciada.

“Estivemos na semana passada aqui na Secretaria de Turismo para organizar essa visita. Hoje, a proposta é oferecer uma experiência diferente, não apenas dentro da sala de aula ou de um espaço clínico, mas aqui no aquário, junto com a equipe do Aquário Municipal. Pelo que percebo, eles gostaram muito. Todos foram bem recebidos”, ressaltou a diretora.

O estudante Marcos Vinicius, de 25 anos, ficou encantado com o tambaqui, peixe nativo da bacia do Amazonas, exposto no local. “Esse peixe é grande e bonito. Ele tem uma cor linda. Gostei de tudo! Os peixes são incríveis”, externou.

Leia mais:  Catador de latinhas é encontrado morto em Cuiabá

O diretor do Centro de Habilitação Profissional (CHP) Celia Rodrigues Duque, Admilson Mário de Assunção, destacou o Aquário Municipal como um ponto turístico dinâmico e lúdico, que contribui para a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes.

“Fizemos uma parceria com a Clínica CAMPI e viemos trazê-los aqui como parte do processo de aprendizagem. Além de conhecerem um pouco da diversidade biológica do Estado, o ponto turístico de Cuiabá também se torna um espaço de lazer. Nossos alunos são todos deficientes intelectuais, então, para eles, este é um momento de diversão e socialização”, afirmou o diretor.

As crianças, adolescentes e adultos atendidos pelo Projeto recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, psicomotricista e fisioterapeuta. A clínica multidisciplinar, localizada em Várzea Grande, oferece 13 especialidades médicas.

Visitas agendadas

Às segundas-feiras, o atendimento no Aquário Municipal é exclusivo para visitas agendadas. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita, conforme determinação do prefeito Abilio Brunini.

Segunda-feira (10/2) – Visitas às 9h e 14h (2 turmas)
Segunda-feira (17/02) – Visitas às 9h e 14h (2 turmas)

Leia mais:  Área no Consil volta a ser alvo de despejo irregular de lixo dois dias após receber ação de limpeza

#PraCegoVer

A imagem mostra cinco estudantes de escola estadual em frente ao vidro do aquário municipal olhando os peixes. Outro grupo de mais de 10 alunos também apreciam as diversas espécies de peixes expostos no local. Eles usam uniformes escolares nas cores azul com faixa nas cores da bandeira de Mato Grosso, que inclui também o verde amarelo e branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana