Cuiabá

Prefeitura investe em ações e programas voltados ao bem estar do profissional de Educação

Publicado em

Uma palestra sobre prevenção à LER/DORT será realizada no dia 28 durante evento da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas em parceria com a Coordenadoria de Formação no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME). A palestra é em referência ao Dia Internacional do combate à LER e DORT e será ministrada pelo médico perito do Cuiabá PREV, Dr. George Salvador Brito A. Lima. O evento, uma extensão da formação continuada, tem como tema “Fluxos Previdenciários” e acontecerá nos dias 27 e 28, voltado para os secretários e diretores das unidades escolares.

“Pensando sempre no bem estar dos servidores, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas busca levar informação e prevenção ao trabalhador por meio de várias ações desenvolvidas pelo Programa Saúde do Trabalhador, que tem o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores do ensino da capital”, explicou a coordenadora Márcia Regina Perez de Moraes.

Programa Saúde do Trabalhador

O Programa Saúde do Trabalhador foi implementado em 2007 pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP) da SME após um levantamento feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas que verificou um alto número de servidores em licenças médicas. Hoje o programa conta uma equipe de profissionais formada por uma Enfermeira, duas Nutricionistas, um Educador físico e massoterapeuta, um Fisioterapeuta, três Psicólogas e um Assistente Social.

Leia mais:  Técnicas aprendidas no curso do programa Qualifica 300 já são colocadas em prática no Pedregal

A equipe desenvolve várias atividades coletivas e individuais incluindo visitas às Unidades Educacionais onde são realizadas medidas antropométricas (peso, altura, circunferência de cintura, cálculo do IMC), orientações de saúde quanto a alimentação saudável, rodas de conversa com diversos temas envolvendo a saúde, relacionamento interpessoal e resolução de conflitos, avaliação e orientações posturais, acupuntura e auriculoterapia, plantão psicológico e grupos de preparação para aposentadoria, de apoio aos readaptados de função, de enfrentamento da obesidade – Pense Leve, Viva Bem, ginástica laboral nos setores da sede e o coral Educanto, pensado inicialmente como estratégia de motivação aos readaptados mas que atualmente está aberto a todos os servidores da educação, regido pela  Maestrina Eliane Castilho.

Dia Internacional do combate à LER e DORT

O Dia Internacional do combate à LER e DORT (28) é um alerta. A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é uma síndrome de dor, principalmente nos membros superiores que pode causar lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar. Causada por atividades que exigem movimentos repetitivos, em alta frequência e em postura forçada.

Leia mais:  Profissionais do sexo recebem atendimentos sociais e de saúde nesta quinta-feira (26)

Já o Distúrbio Osteomuscular relacionado ao Trabalho (DORT) é caracterizado também por esforços repetitivos, porém, são alterações que se manifestam principalmente em pescoço, braço, punho e ombros, em decorrência do trabalho.

Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), as principais doenças que implicam em licença médica são Transtornos Mentais e Comportamentais (68%), Doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo (19%), Lesões, Fraturas (9%) e Neoplasias Malignas (6%).

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  “Sensação de vitória por receber esse benefício", conta técnica sobre redução da jornada de trabalho dos servidores que tenham dependentes com alguma deficiência
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Cuiabá volta a aplicar a vacina BCG a partir da próxima semana

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana