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Cuiabá

Prefeitura conclui licitação para pavimentação de mais dois bairros

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A Prefeitura de Cuiabá finalizou mais dois processos para contratação de empresas especializadas na execução dos serviços de drenagem de águas pluviais e pavimentação na Capital. No Diário Oficial de Contas, que circulou nesta terça-feira (26), o Município publicou os termos de adjudicação e homologação das vencedoras das concorrências públicas 021/2018 e 022/2018, que trata realização das obras de infraestrutura nos bairros São João Del Rey e Dom Bosco, respectivamente.

Conforme as publicações, a empresa União Construtora Ltda trabalhará em mais de seis quilômetros do São João Del Rey. Para esta obra, o Executivo investe R$ 6.713.333,63, oriundos da Fonte 100. Também com recursos próprios, a Prefeitura aplica R$ 7.626.838,08 no asfaltamento de mais de cinco quilômetros no Dom Bosco. Esta segunda será executada pelo Consórcio Nova Cuiabá V. As datas para a assinatura das ordens de serviços ainda serão marcadas.

“Temos o compromisso de melhorar a infraestrutura da cidade, principalmente nas comunidades mais afastadas da área central. São locais que, por muito tempo foram esquecidos pelo poder público, mas que nossa gestão está com os olhos voltados para eles. No ano passado assumi esse compromisso com essas duas comunidades e, hoje, demos mais um passo para realizar o sonho de milhares de pessoas”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

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As ações de infraestrutura viária fazem parte do programa Minha Rua Asfaltada, implantado em 2017 com a meta de universalizar o benefício da pavimentação. Até o momento, são mais de 40 bairros atendidos e cerca de 200 quilômetros de malha viária alcançada, somando obras concluídas, em execução e em processo de licitação. Para este ano, além de novos lançamentos, a Prefeitura planeja entregar pelo menos 78 quilômetros de asfalto.

“Sabemos que Cuiabá possui uma alta demanda de bairros sem pavimentação e, gradativamente, estamos evoluindo nesse quesito. A meta é universalizar esse benefício, que reflete diretamente na qualidade de vida do cidadão. É importante destacar que, além dos asfaltos novos, desenvolvemos ainda o trabalho de recuperação da malha viária antiga. Na última semana, por exemplo, iniciamos o trabalho de recapeamento em mais de 30 vias da região central”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

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Cuiabá

Prefeito se reúne com empresa e anuncia intenção de romper contrato

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Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (22), no salão nobre da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini anunciou a intenção de romper o contrato com a CS Mobi, empresa responsável pelo estacionamento rotativo da capital. Segundo o prefeito, a prioridade é buscar um rompimento amigável entre as partes, mas caso isso não seja viável a administração municipal recorrerá a meios jurídicos para encerrar o contrato.

Durante o encontro, foi destacado que o contrato previa um pagamento mensal de cerca de R$ 650 mil por parte da prefeitura à empresa. No entanto, ao longo de dois anos, apenas quatro parcelas foram quitadas, o que teria levado a CS Mobi a contrair um empréstimo no final de 2024, utilizando a Prefeitura de Cuiabá como fiadora. Essa prática, além de não ter uma lei aprovada pelo Legislativo, gerou prejuízos à gestão que assumiu em janeiro deste ano, conforme ressaltado pelo prefeito.

“O empréstimo feito no final do mandato passado causou um impacto significativo na atual gestão. Com uma administração séria do dinheiro público é possível investir os mesmos R$ 600 mil que estavam previstos no contrato, ao longo de dois anos, e construir uma cidade do futuro, com base no projeto aprovado pela própria CS Mobi”, declarou Abilio.

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O prefeito também afirmou os cuiabanos não se adaptaram ao modelo de estacionamento rotativo implementado pela empresa, o que contribuiu para os problemas de operacionalização do serviço. Além disso, Brunini destacou que as obras propostas pela CS Mobi não oferecem vantagem urbanística ou financeira significativa para Cuiabá, tornando inviável a continuidade do contrato.

Diante do cenário, o prefeito determinou que a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Arsec) realize uma auditoria detalhada no contrato e solicitou à Procuradoria do Município a elaboração de um parecer técnico que avalie a viabilidade e os desdobramentos legais do rompimento.

Para finalizar os trâmites, uma nova reunião será realizada na próxima semana com o objetivo de definir os últimos detalhes para que as partes cheguem a um acordo sobre a forma de encerrar o contrato.

A administração municipal avalia também a possibilidade de reestruturar o modelo de estacionamento rotativo na cidade, sempre priorizando soluções que atendam aos interesses da população.

#ParaCegoVer

A foto mostra uma reunião em andamento em uma sala ampla, com uma mesa comprida de madeira no centro. Sentados à mesa, o prefeito de Cuiabá, representantes da empresa e prefeitura. Sobre a mesa, há microfones, copos de vidro com água e alguns papéis. A imagem transmite um clima formal, de discussão ou planejamento governamental.

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Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Prefeitura notifica Locar sete vezes em menos de 20 dias por falhas

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A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), notificou a Locar Saneamento Ambiental LTDA sete vezes entre os dias 2 e 20 de janeiro, devido a recorrentes falhas na coleta de lixo domiciliar em diversos bairros da capital. As fiscalizações apontaram que várias regiões não foram atendidas conforme o contrato vigente.

“A determinação do prefeito AbIlio Brunini é clara: a Locar já foi notificada sete vezes e tem até o dia 5 de fevereiro para regularizar os serviços e garantir que todas as rotas sejam cumpridas de forma eficiente. Caso isso não ocorra, não haverá motivos para não rescindir o contrato, pois nossa prioridade é assegurar que os moradores de Cuiabá tenham o serviço de coleta de lixo realizado com qualidade e regularidade”, frisou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

A irregularidade mais recente foi identificada na coleta do dia 20 de janeiro, confirmada em inspeção realizada no dia 21, que constatou que 100% das rotas contratadas não foram cumpridas. Como consequência, houve acúmulo de resíduos em bairros como Rodoviária Parque, Alto da Boa Vista, Residencial Despraiado, Cohab Vila Real e Condomínio Villa Di Capri. Falhas também foram registradas em regiões como Jardim Arácea, Novo Colorado, Distrito Sucuri e Cidade Verde, causando transtornos significativos para a população.

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A Limpurb determinou que a empresa adote medidas corretivas e imediatas, sob pena de aplicação de multas. Equipes de fiscalização serão enviadas para acompanhar e auditar o cumprimento das rotas previstas no contrato.

A contratação da Locar inclui a execução de serviços de coleta, transporte e descarte de resíduos sólidos urbanos, varrição mecanizada com fornecimento de equipamentos e mão de obra, além de coleta manual, conteinerizada e fluvial de resíduos sólidos urbanos (domiciliares, comerciais, públicos e provenientes de varrições).

#PraCegoVer

A imagem mostra dois trabalhadores de coleta de resíduos ao lado de um caminhão compactador de lixo, em uma rua urbana. Eles vestem uniformes da empresa Locar, em tons de laranja e rosa, e estão manipulando sacos e caixas de resíduos na parte traseira do caminhão. O cenário ao fundo é uma rua asfaltada, com calçadas, muros e árvores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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