Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura alinha parceria com IBGE para levantamentos e desenvolvimento urbano

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), atuará juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), para acompanhar e validar as Áreas de Ponderação (APONDs). A parceria foi solicitada por representantes do IBGE em Cuiabá. O IPDU está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável.

O secretário adjunto do IPDU, arquiteto e urbanista José Antônio Lemos dos Santos, recebeu recentemente a equipe do IBGE, sendo a supervisora de comunicação, Raquel Gomes, o coordenador de Base Territorial do IBGE/MT, Silvio Pimentel, o supervisor de Coleta, Eudes Silva e os analistas Censitários, Júlio Victor Pereira e Fabrício Luitti, e atendeu à solicitação indicando dois servidores municipais para a iniciativa.

O trabalho de definição das Áreas de Ponderação (APONDs) visa a divulgação dos resultados da amostra do Censo 2022. Diz respeito ao agrupamento de setores censitários consistindo no menor recorte geográfico para melhor atender o objetivo. No caso, reúne um conjunto de dados mais detalhado do Censo Demográfico, com maior quantidade de temas. Daí a necessidade de um recorte mais coerente com as diferenças dos espaços.

Leia mais:  Primeira edição do "Arraiá do Silva Freire" ocorre no próximo sábado (09)

Segundo o secretário Antônio Lemos, trata-se de uma importante parceria. “É fundamental a participação do IBGE, porque o órgão é responsável pela disponibilidade de estatísticas do país e do Estado e, conseguinte, de Cuiabá. Nós, como temos a incumbência de trabalhar o Plano Diretor da cidade, é fundamental contar com esse apoio. A equipe do IBGE se dispondo a fornecer dados com a mesma competência que sempre forneceu, e nós, enquanto Executivo, fazemos o trabalho colaborativo com eles”, destacou Lemos.

Além de Cuiabá, outras cidades do Estado vão participar do trabalho, sendo Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande, Tangará da Serra e Sorriso. Os pontos focais das respectivas prefeituras foram coletados nos primeiros dois meses deste ano.

“A participação das prefeituras é fundamental para garantir maior qualidade e democratizar a definição desses recortes territoriais, essenciais para melhor conhecimento do território”, explicou Raquel.

#PraCegoVer

A imagem apresenta toda a equipe composta por 15 pessoas participantes da reunião que aconteceu na Prefeitura de Cuiabá, no setor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU). Na oportunidade foi tratada a parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e a Prefeitura de Cuiabá, através do IPDU para coleta de dados demográficos.

Leia mais:  Parceria entre Limpurb e Sesi-MT oferta aulas de ritmo e treinamento funcional no Parque das Águas

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura registra descarte irregular dez dias após retirar 340 toneladas de lixo em bolsão

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá registrou descarte irregular de lixo, em um bolsão no bairro Santa Terezinha, 10 dias após retirar 70 caminhões com 340 toneladas de detritos do local. A limpeza é feita pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), mas a reincidência preocupa o Executivo Municipal.

O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, destacou essa preocupação e pede a consciência da população.

“O descarte irregular de lixo é um problema recorrente em Cuiabá, e o caso do Santa Terezinha é um exemplo claro disso. Menos de 10 dias após a última limpeza, o local já estava novamente tomado por resíduos. Precisamos que a população colabore e faça a destinação correta do lixo, utilizando os serviços oferecidos pela Prefeitura. Além de prejudicar o meio ambiente e a saúde pública, essa prática é crime e pode resultar em multa. Nosso compromisso é manter a cidade limpa, mas isso só será possível com a conscientização e o apoio de todos”, frisou o diretor-geral da Limpurb.

Apesar de ser uma área afastada, o ponto recebe grande fluxo de veículos e pedestres, tornando-se um dos locais mais críticos para o despejo irregular de resíduos em Cuiabá.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá inicia reparos na Ponte da Moinho; trabalhos serão concluídos em 10 dias

Atualmente, a Limpurb monitora 50 pontos críticos de descarte ilegal na cidade, sendo o do Santa Terezinha um dos mais problemáticos, inclusive com registros de aplicação de multas a infratores.

A fiscalização desses locais é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Limpurb, com base na Lei Complementar nº 4/1992. A legislação prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem descarta lixo domiciliar ou materiais em áreas inadequadas, como ruas, terrenos baldios, rios, praças e demais espaços públicos ou privados não edificados.

Para evitar novas ocorrências, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza caminhões para o recolhimento de objetos inservíveis, garantindo a destinação correta dos materiais ao aterro sanitário. Itens em bom estado são encaminhados as cooperativas de reciclagem. O serviço pode ser agendado pelos telefones (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.

Entre os materiais retirados no Santa Terezinha estavam sofás, sucatas de bicicletas, bags para ensacar areia e cascalho, carcaças de máquinas de lavar, geladeiras, latinhas, entulhos de obras, sucatas de veículos e lixo doméstico. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da comunidade para manter a cidade mais limpa e segura para todos.

Leia mais:  Parceria entre Limpurb e Sesi-MT oferta aulas de ritmo e treinamento funcional no Parque das Águas

#PraCegoVer

A imagem mostra lixo acumulado em uma área de descarte irregular no bairro Santa Terezinha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Cuiabá promove capacitação sobre autismo em parceria com o TJMT

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), promoverá no dia 4 de abril o evento “Capacitação e Conscientização em Autismo”. A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fomentar a inclusão social na capital mato-grossense. Incrições no link: https://eventos.tjmt.jus.br/Eventos/PaginaInscricaoEvento/238.

O evento ocorrerá no Cenarium Rural, com início às 8h da manhã e segue até as 18h e tem a expectativa de reunir aproximadamente mil participantes, incluindo pais e mães atípicos, cuidadores de alunos com deficiência, profissionais da educação, saúde e demais interessados na temática.

A programação contará com palestras de especialistas renomados na área do autismo, abordando desde aspectos médicos até direitos legais das pessoas com TEA.

Programação do Evento:

– 8h00: Composição da mesa e apresentação de abertura.

– 8h15: Abertura oficial com o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira; a presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; e o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. Exibição do vídeo institucional “Autismo”.

Leia mais:  4º Encontro Municipal Vidas Negras Importam acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 18h30

– 8h30: Apresentação do Hino do Autismo por Elaine (servidora do TJ e mãe de autista) e mães do Projeto Harmonia Diferente, com Artur (autista) no piano e participação de Pescuma.

– 8h50: Palestra “Caminhos do Espectro” com Fátima de Kwant, especialista em TEA.

– 9h35: Palestra sobre Autismo com a psicóloga Jaqueline França.
– 10h40: Painel “Autismo em Foco” com participação de Branca e o Piloto Dime, Hijonan e Washington.

– 11h30: Palestra “Entendendo os Níveis de Suporte no Transtorno do Espectro Autista” com o neurologista infantil Dr. Thiago Gusmão.
– 13h00: Intervalo para almoço.

– 15h30: Coffee Break.

– 16h00: Palestra “Direito das Pessoas com TEA” com a defensora pública Dra. Cleide Regina Ribeiro do Nascimento, atuante na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

– 17h30: Sorteio de brindes.

As vagas são limitadas. Para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o evento, acesse o site oficial da Prefeitura de Cuiabá ou do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Leia mais:  Sine Municipal disponibiliza 893 vagas de emprego nesta segunda-feira (05)

#PraCegoVer

A imagem mostra o Palácio Alencastro, visto da perspectiva da Praça Alencastro. Em primeiro plano, o chafariz da praça está ligado. Há árvores e o prédio da sede do Executivo no centro da foto, pintado nas cores verde e branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana