Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeito recebe requerimento da Câmara Municipal com pedido de intervenção na Santa Casa

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu na noite de quarta-feira (13), o requerimento da Câmara Municipal que solicita a intervenção, via requisição administrativa, na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. 

O requerimento foi entregue ao prefeito pelo presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os contratos com os Hospitais Filantrópicos, vereador Chico 2000 e pelo vereador Luís Cláudio. 

“Nós entendemos que somente o Poder Executivo pode fazer essa intervenção, temos que buscar todas as forças políticas, o Governo Federal e Estadual e o Ministério Público. A Santa Casa não atende somente pacientes da Capital e sim de todo o estado. Acredito no prefeito Emanuel, ele tem a capacidade para resolver essa situação. Muitas reuniões foram e estão sendo feitas com os técnicos da Secretaria de Saúde para devolver e resgatar a nossa Santa Casa de portas abertas para a cidade”, afirmou Misael Galvão. 

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Prefeitura de Cuiabá realiza lançamento de 80 novas equipes de saúde da família nesta segunda-feira (5)

O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou aos vereadores que está trabalhando com a equipe técnica para encaminhar os pacientes, principalmente as crianças, para unidades de referência como o Hospital de Câncer.  

“Estamos em uma força-tarefa buscando soluções, são vidas que precisam de cuidado e não vamos deixar essas pessoas desassistidas. Vamos trabalhar em conjunto com os deputados, vamos também procurar o Estado”, comentou o prefeito.

A indicação foi aprovada pelos vereadores em sessão plenária realizada na última terça-feira (12) e encaminhada para a CPI. De acordo com Chico 2000, o documento é um instrumento indicativo no sentido de que seja feita a intervenção da Santa Casa para que se possa dar resposta à sociedade e não deixando perdurar a situação caótica da unidade hospitalar.  

“Inicialmente, me posicionei contra a intervenção, mas avalio que é a melhor alternativa, pois precisamos de medidas urgentes. Por isso, aceleramos o encaminhamento do documento para o prefeito Emanuel Pinheiro. A Câmara Municipal não poderia virar as costas para essa situação, esse é o papel do Legislativo, conhecer as necessidades e trazer essas reinvindicações ao Poder Executivo”, comentou o vereador.

Leia mais:  Gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é enaltecida durante evento em comemoração ao Dia Nacional do Líder Comunitário

ENTENDA O CASO 

A direção da Santa Casa paralisou os atendimentos no início desta semana. A Prefeitura de Cuiabá pontuou que foram repassados R$ 24,8 milhões para a instituição, mas os serviços hospitalares que deveriam ser oferecidos aos cidadãos não foram executados. 

Em relação aos R$ 3,6 milhões que o Poder Executivo se comprometeu em ajudar a unidade como forma de adiantamento em troca de serviços, não foi repassado por conta de notificação da Controladoria Geral do Estado recomendando que não fosse feito nenhum repasse em função de uma investigação da Delegacia Fazendária.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura firma parceria pela inclusão com ouvidor da Defensoria Pública

Published

on

O advogado Getúlio Pedroso da Costa Ribeiro, ouvidor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, visitou nesta semana Andrico Xavier, futuro secretário de Inclusão e Acessibilidade da Prefeitura de Cuiabá. A reunião teve como objetivo firmar parcerias estratégicas e dar as boas-vindas ao novo representante da comunidade de pessoas com deficiência na capital.

Andrico, conhecido por sua atuação em prol das pessoas com deficiência, também expressou entusiasmo com a parceria. “Estamos com as portas abertas e é uma honra poder contar com o apoio da Defensoria Pública, que é um órgão próximo das pessoas em maior vulnerabilidade econômica. Além disso, a Defensoria exerce um papel social fundamental ao promover a defesa de direitos de forma gratuita, contribuindo para a inclusão e o acesso à cidadania.”

Getúlio destacou a relevância de Andrico para o fortalecimento das políticas inclusivas. “É muito importante para a sociedade cuiabana ter o Andrico como representante dessa secretaria. Ele é uma pessoa que entende profundamente o tema e sabe, na prática, os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Vejo essa escolha como um verdadeiro avanço na construção de uma Cuiabá mais inclusiva e justa. Além disso, a composição da equipe da secretaria, que conta com pessoas surdas, autistas, cadeirantes e com outras deficiências, representa um empoderamento real da comunidade.”

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá realiza reparos internos e telamento no Ginásio Verdinho

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública é reconhecida por ser o principal canal de diálogo entre a instituição e a população, promovendo melhorias contínuas nos serviços prestados. Getúlio, como novo ouvidor-geral, assumirá a responsabilidade de ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções efetivas.

A gestão do prefeito Abilio Brunini reforça seu compromisso com uma Cuiabá inclusiva e acessível, empenhando-se em firmar parcerias que consolidem a capital como uma cidade justa e acolhedora para todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Atualize a caderneta de vacinação: saiba onde e quando vacinar em Cuiabá

Published

on

A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para proteger a saúde da população, especialmente das crianças, que precisam manter suas cadernetas de vacinação atualizadas dentro dos prazos recomendados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá reforça a importância de levar os pequenos aos postos de vacinação, assegurando que estejam imunizados contra diversas doenças. E para o conhecimento da população divulgamos os locais e horários de vacinação para diferentes vacinas:

Vacina BCG
Clínica da Família CPA I: Segunda a sexta, das 9h às 15h.
UBS Tijucal: Segunda a sexta, das 8h às 14h.
UBS Florianópolis/União: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Bela Vista/Carumbé: Segunda a sexta, das 9h às 15h.
UBS Nova Esperança: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Santa Isabel: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS 1º de Março: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Novo Horizonte: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Parque Ohara: Segunda a sexta, das 15h às 20h.
Outras UBS disponíveis para BCG: Grande Terceiro, Cidade Verde, CPA III, Residencial Coxipó III, Quilombo, Santa Terezinha, Pedra 90 I e II, Campo Velho, Jardim Leblon, Pico do Amor, Paiaguás, e Novo Colorado II.

Leia mais:  Tapa-buracos contempla Avenida Jurumirim, Pascoal Ramos, Bosque da Saúde e Areão

Vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral (Tríplice Viral + Varicela)
Disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) às terças e quintas-feiras.
Vacina contra Febre Amarela
Locais de aplicação:
UBS Pico do Amor
UBS Bela Vista/Carumbé
UBS Jardim Imperial
UBS Campo Velho
UBS Cidade Verde
UBS Jardim Independência
UBS Quilombo
Outras UBS: Despraiado, Alvorada, Ilza Terezinha Picolli, CPA IV, Paiaguás, Pedra 90 I e II, Nico Baracat, São Gonçalo, Tijucal, São João Del Rey, Nossa Senhora da Guia, Rio dos Peixes e Águaçú.
Vacina Antirrábica Humana

Disponível de segunda a sexta-feira nos seguintes locais:
Clínica da Família CPA I
UBS Ilza Terezinha Picolli
UBS Jardim Florianópolis
UBS Paiaguás
UBS Pedra 90 IV e VI
UBS Tijucal
UBS Osmar Cabral/Liberdade
Outras UBS: Nico Baracat, Campo Velho, Bela Vista/Carumbé, Dom Aquino, Baú/Lixeira, Santa Isabel I, II e III, Ribeirão do Lipa e Despraiado.

A importância da vacinação
Manter a caderneta de vacinação em dia é essencial para prevenir doenças graves e proteger a saúde coletiva. As vacinas são seguras, eficazes e fundamentais para reduzir a incidência de doenças que podem ser fatais.

Leia mais:  Gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é enaltecida durante evento em comemoração ao Dia Nacional do Líder Comunitário

Os pais e responsáveis têm um papel fundamental nesse processo, garantindo que as crianças recebam as doses necessárias no tempo correto. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso de oferecer um atendimento de qualidade e convida toda a população a comparecer às unidades para vacinar suas crianças.

Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade!

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana