Pesquisar
Close this search box.

Sem categoria

Prefeito entrega “EMEB João Ponce de Arruda” revitalizada; secretário destaca legado na Educação durante gestão Kalil Baracat

Publicado em

O prefeito Kalil Baracat, acompanhado do vice-prefeito José Hazama e do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis inauguraram, na manhã desta sexta-feira, 29, as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Dr. João Ponce de Arruda, no distrito da Passagem da Conceição em Várzea Grande.

A escola que tem 48 anos de fundação, recebeu as obras de reforma completa em toda sua estrutura, dentro das normas de acessibilidade, ganhou mais 3 salas de aula, totalizando 5 salas, ampliação dos banheiros, nova cozinha e refeitório, além da construção da Quadra Poliesportiva e de poço artesiano.

Segundo a diretora da unidade, Rosemary de Oliveira, também foram adquiridos 100% de mobiliários, equipamentos, utensílios de cozinha, parque infantil e kits escolares pedagógicos todos novos para a escola. “Com a reforma, nossa capacidade foi ampliada para o atendimento de até 280 alunos. Nossa escola também foi contemplada com o Programa Escola em Tempo Integral (ETI) do Governo Federal” comemorou.

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 9 de abril de 2020

O secretário Silvio Fidelis destacou que a gestão do prefeito Kalil Baracat está deixando um grande legado para a educação de Várzea Grande. “Todo seu compromisso e os investimentos que foram feitos na Educação, na Cultura, no Esporte e no Laser irão fazer a diferença para essa e para as próximas gerações de Várzea Grande. Silvio também lembrou as raízes familiares do prefeito no distrito da Passagem da Conceição e reforçou que as obras na escola deixarão uma marca histórica da sua gestão. O secretário agradeceu também sua equipe técnica e o trabalho em conjunto com todos os profissionais da SMECEL. “A parceria sempre dá certo quando se pensa no coletivo” afirmou.

Em sua fala, o prefeito Kalil Baracat lembrou que seu avô, Manoel Benedito, nasceu no distrito da Passagem da Conceição. “Eu não poderia findar meu mandato como prefeito sem deixar uma grande obra registrada nesta região” disse emocionado, lembrando também que sua avó, Sarita Baracat fundou uma escola agrícola naquela região que atendeu alunos de toda Várzea Grande.

Leia mais:  Dorner solicita à Pivetta 2ª unidade de escola militar para Sinop

Kalil destacou que em sua gestão, mais de 90% das escolas da rede municipal foram reformadas e que muitas, além da reforma, tiveram suas estruturas ampliadas para dar mais conforto e comodidade aos alunos, professores e servidores que atuam nas unidades. “Temos a melhor merenda de toda rede pública de Ensino de Mato Grosso, além de ter todas nossas escolas bem equipadas para oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento e aprendizagem de nossos alunos” destacou.

Os investimentos para as obras de reforma e ampliação da EMEB Dr. João Ponce de Arruda foram na ordem de R$ 2.5 mi com recursos próprios da gestão. O prefeito Kalil Baracat anunciou ainda que até o final de dezembro a Prefeitura vai entregar mais obras: uma nova creche (CMEI), uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e realizar a distribuição de Títulos definitivos de posse para moradores.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Sem categoria

Flávia afirma que parcerias vão impulsionar agricultura familiar em Várzea Grande

Published

on

Município recebeu ontem (20), da SEAF, um caminhão baú refrigerado, que servirá para o transporte de produtos perecíveis como hortaliças, frutas, carnes e queijos, garantindo a preservação da qualidade dos alimentos até a comercialização

A prefeita de Várzea Grande, Flavia Moretti, afirmou que vai priorizar a agricultura familiar em sua gestão com objetivo de impulsionar e fortalecer o setor. A afirmação ocorreu ontem (20), quando a prefeitura de Várzea Grande recebeu da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) um caminhão baú refrigerado, que será destinado ao apoio da agricultura familiar no município.

O veículo foi cedido pelo governo do Estado de Mato Grosso por meio de um Termo de Cessão de Uso de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, e ficará sob a responsabilidade da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS).

Flávia Moretti, comemorou a entrega do caminhão e afirmou que esta é apenas a primeira de várias ações que estão sendo planejadas para fomentar a agricultura familiar na cidade. “Este é só o começo. A agricultura familiar precisa sair de uma situação limitada e ganhar mais estrutura e capacitação. Vamos promover feiras itinerantes pelo município para aproximar os produtos da população, fortalecer a economia local e gerar mais oportunidades para os agricultores”, afirmou a prefeita.

A Chefe do Executivo Municipal ressaltou que cuidará da agricultura familiar com carinho capacitando não apenas os agricultores, mas também suas famílias: “A agricultura familiar é um pilar essencial para o desenvolvimento de Várzea Grande, e com a parceria do governo do Estado, queremos garantir que os pequenos produtores tenham o apoio necessário para crescer, se capacitar e alcançar novos mercados. Além disso, nossa missão é capacitar não apenas os agricultores, mas também suas famílias e filhos, para que possam contribuir de maneira mais técnica e qualificada, até mesmo no agronegócio e áreas financeiras, garantindo a sustentabilidade e o fortalecimento dessa produção no longo prazo”, destacou a prefeita.

Leia mais:  Mara Maravilha se apega ao sonho de ser mãe: “Tentaremos o possível”

O caminhão será gerido pela Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, e servirá para o transporte de produtos perecíveis como hortaliças, frutas, carnes e queijos, garantindo a preservação da qualidade dos alimentos até a comercialização. A medida visa ampliar a competitividade dos produtos da agricultura familiar no mercado local, além de reduzir desperdícios e otimizar o escoamento da produção. Vale destacar que grande parte da produção local se destina à alimentação escolar das escolas municipais.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, ressaltou o papel da prefeitura de Várzea Grande no monitoramento da utilização do caminhão, para assegurar que o equipamento cumpra seu objetivo de beneficiar a agricultura familiar local. “A prefeitura será responsável por acompanhar o uso do caminhão e garantir que ele seja utilizado de forma eficaz na distribuição de alimentos, como é o propósito deste equipamento. A parceria entre o Estado e o município é fundamental para o sucesso deste projeto”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, afirmou que o caminhão contribuirá diretamente para o escoamento eficiente da produção agrícola. Ele destacou a importância de oferecer suporte aos pequenos produtores, permitindo que eles acessem mercados com mais qualidade e competitividade. “Várzea Grande é um município basicamente urbano, mas com uma área significativa para a agricultura familiar. Esse caminhão vai garantir a entrega de alimentos de qualidade, preservando os produtos durante o transporte e facilitando o acesso aos mercados”, disse o secretário.

Leia mais:  Ganha Tempo deverá ofertar atendimento com especialista em Libras

O presidente da Coopeveg, Laudêncio Bispo Evangelista da Silva explicou que a cooperativa, composta por 107 cooperados, tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos para a alimentação escolar. “O caminhão será fundamental para a coleta e distribuição dos nossos produtos, como melão, melancia, abóbora, quiabo e folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas e outras entidades”, afirmou.

UTILIZAÇÃO – O caminhão refrigerado ficará sob a gestão da Coopeveg até 31 de dezembro de 2027 e será utilizado, prioritariamente, para atender aos programas municipais de agricultura familiar, incluindo a distribuição de alimentos para feiras, escolas e entidades assistenciais. A ação é um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande e reafirma a parceria entre o Governo do Estado e o município na promoção do desenvolvimento sustentável e da economia local.

Também prestigiaram a entrega o diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Extensão Rural (Empaer-MT), Suelme Fernandes, e, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT), Leonardo Bortolin.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Vacina contra dengue está disponível aos adolescentes em todas unidades de saúde

Published

on

Conforme o Ministério da Saúde, neste primeiro momento a vacina está disponível somente para as faixas etárias entre 10 a 14 anos

“Embora o município de Várzea Grande esteja com estoque de vacinas contra a dengue, em todas as unidades da rede pública, a procura ainda está abaixo do esperado”. O alerta é da gerente de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Alessandra Carrera, que reforça a importância do imunizante, como eficaz no combate à doença.

De acordo com a profissional, neste primeiro momento a vacina está disponível somente para as faixas etárias entre 10 a 14 anos. “Essa é uma decisão técnica que o Ministério da Saúde adotou, baseada nos testes que são realizados antes da vacina ser difundida para toda a população. É uma decisão feita juntamente com a Anvisa, por isso nós, enquanto Município, não podemos estender a vacinação para outros públicos indo contra o Ministério”, explicou.

Aliada à vacinação, Alessandra Carrera, também destacou a importância de a população manter os cuidados de higiene no combate ao mosquito, limpando os seus terrenos, caixas d’águas e utensílios que possam acumular água. “Esses locais são propícios para a proliferação do mosquito”, destacou.

Leia mais:  Ganha Tempo deverá ofertar atendimento com especialista em Libras

O recebimento da visita dos agentes de endemias também é muito importante. “É essencial que os moradores deixem esses profissionais entrarem nas casas para ajudar neste trabalho de combate às arboviroses, e esse é um trabalho de rotina e ocorre o ano todo. A participação desses profissionais é essencial nessa batalha contra o mosquito. Temos também uma lei que autoriza a entrada dos agentes de endemias em caso de não ter acesso a lugares, como casas vazias, e ou abandonadas”.

*FUMACÊ* – A secretaria de Saúde estuda a possibilidade de o município realizar o uso do ‘fumacê’ nos bairros mais críticos. “O uso do inseticida UBV é recomendado em situação de possível epidemia. Estamos articulando ações com a secretaria de Estado e com o Ministério da Saúde, visando otimizar todos os recursos que existem e que são necessários ao combate. Vale lembrar também que o fumacê é uma medida complementar, porque a medida mais eficaz é por meio da limpeza e cuidado em nossas residências”, completou Alessandra Carrera.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 9 de abril de 2020

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana