Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeito e secretária pedem apoio da a população no enfrentamento contra dengue

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, utilizaram as redes sociais para reforçar a importância da participação ativa da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Em suas falas, os gestores destacaram que, sem a colaboração dos moradores, todas as ações podem se tornar ineficazes.

“A maioria das pessoas que estão vindo aqui nas UPAs apresentam sintomas de dengue e chikungunya, mas, na maioria das vezes, quando os agentes de endemias vão nas casas dessas pessoas, elas não os recebem. Muitos moradores se recusam a permitir a entrada dos profissionais para fazer a inspeção e eliminar possíveis criadouros”, alertou o prefeito Abilio Brunini.

O gestor também ressaltou que há vários terrenos baldios na cidade que não estão sendo limpos, tornando-se verdadeiros criadouros do mosquito. “Vamos aderir ao fumacê, ampliar a capacidade de atendimento nas UPAs e reforçar a distribuição de medicamentos. No entanto, se você não cobrar seu vizinho para fazer a parte dele, não teremos sucesso. Essa não é uma luta do Abílio, da secretária Lúcia, dos enfermeiros ou dos médicos. É uma luta que precisa de você e de cada vizinho. Sem esse apoio, todas as nossas ações não terão o efeito desejado”, enfatizou.

Leia mais:  Justiça determina que Cuiabá retome as aulas presenciais no formato híbrido

A secretária de Saúde, dra. Lúcia, reforçou que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na prevenção das doenças causadas pelo mosquito. “São apenas dez minutinhos por semana que você pode dedicar para fazer a limpeza do seu quintal e conscientizar o seu vizinho a fazer o mesmo. Num instante, a gente acaba com essa pandemia”, destacou.

As autoridades municipais fazem um apelo para que a população abra suas portas para os agentes de endemias, elimine recipientes que possam acumular água e cobre dos vizinhos a mesma atitude. Sem esse engajamento coletivo, a proliferação do mosquito continuará a ameaçar a saúde pública.

O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos. Pequenos esforços individuais podem resultar em avanços na luta contra as arboviroses.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a secretária Lúcia Helena, sentados em uma mesa de reunião. O prefeito assina um documento, usando camisa cinza e a secretária o observa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá faz mutirão de vasectomias e atende mais de 60 pacientes no HMC

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia mais um importante avanço na oferta de procedimentos cirúrgicos eletivos. Neste mês de julho, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) irá realizar um mutirão de vasectomias, com início previsto para o dia 19. A expectativa é de que mais de 60 pacientes sejam contemplados nesta ação, para reduzir a fila de espera por este tipo de cirurgia.

Os pacientes selecionados são residentes de Cuiabá e do interior do estado, cadastrados na Central de Regulação que aguardam há meses, alguns há mais de anos, pelo procedimento. O fluxo será organizado para garantir agilidade e segurança. Os pacientes darão entrada no hospital no dia da cirurgia e devem receber alta já no dia seguinte, otimizando a ocupação hospitalar e garantindo a fluidez dos atendimentos.

O responsável técnico pela Urologia do HMC, o médico urologista Dr. Thiago Rachid destaca a importância do mutirão como estratégia para desafogar a demanda reprimida.

“A vasectomia é um procedimento simples, de baixo risco e com grande impacto na vida reprodutiva e no planejamento familiar dos pacientes. Muitos homens aguardam há anos por essa cirurgia e, com esse mutirão, conseguimos avançar significativamente na fila. É uma ação necessária, que vai ao encontro da dignidade e da autonomia desses pacientes”, afirmou o médico.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá resgata cachorro abandonado em córrego

Este será o quarto mutirão de cirurgias promovido pela atual gestão municipal em apenas seis meses, o que reforça o comprometimento da administração com a ampliação do acesso a procedimentos cirúrgicos.

O secretário adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Dr. Eduardo Andraus, explica que o hospital está em processo de reorganização para continuar realizando mutirões mensais, sempre com foco nos procedimentos mais demandados pela população.

“Em seis meses, já conseguimos colocar em prática quatro mutirões de cirurgias e isso mostra o quanto estamos empenhados em diminuir a fila de espera. Estamos organizando o hospital para que esses pequenos mutirões sejam realizados de forma contínua, com impacto direto na vida de quem espera há tanto tempo e também na rotina do hospital, que passa a trabalhar com mais planejamento e eficiência”, destacou Andraus.

A atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde tem priorizado ações que promovam resolutividade no atendimento, garantindo que mais cidadãos tenham acesso ao cuidado de forma oportuna e com qualidade. A previsão é de que novos mutirões sejam anunciados nos próximos meses, atendendo outras especialidades cirúrgicas com fila de espera.

Leia mais:  Pais devem ficar atentos para as datas e prazos de solicitação de matrícula para crianças em idade de creche

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada do HMC, nas cores branca, amarela e verde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá faz Dia D para diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Saúde Bucal, realiza neste sábado (12), o Dia D da campanha Julho Verde, voltado à prevenção, conscientização e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital estarão mobilizadas para realizar avaliações de lesões bucais, orientações educativas e, se necessário, encaminhamentos para diagnóstico e tratamento especializado.

A campanha, iniciada no dia 2 de julho, integra uma mobilização de alcance mundial e tem como foco alertar a população sobre os sinais e sintomas dos cânceres que acometem áreas como boca, garganta, laringe, faringe, tireoide, glândulas salivares e região nasal.

Segundo a secretária adjunta de Saúde Bucal, Dra. Cristhiane Leite, a expectativa é que o Dia D amplie o acesso da população aos cuidados preventivos. “Essa campanha tem um papel estratégico na saúde pública. A maioria dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente, o que reduz as chances de cura. No Dia D, nossas equipes estarão preparadas para orientar, examinar e encaminhar quem apresentar sinais suspeitos. Além disso, estamos promovendo a qualificação dos profissionais da rede, o que é inédito e essencial para garantir um atendimento seguro e humanizado ao paciente oncológico”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá resgata cachorro abandonado em córrego

Programação segue até o fim do mês com ações educativas e capacitações. Além do Dia D, a programação do Julho Verde 2025 segue com atividades direcionadas tanto à população quanto aos profissionais da saúde, com o objetivo de fortalecer a detecção precoce e o atendimento adequado ao câncer de cabeça e pescoço. Confira:

Palestra: Tratamento Odontológico em Pacientes Oncológicos
17/07, das 8h às 18h
Auditório da UNIC
Com o Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos (USP/Bauru), a palestra será voltada à capacitação dos profissionais da rede municipal.

Ações educativas nas clínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)
Todas as segundas-feiras de julho (dias 07, 14, 21 e 28)
Clínicas odontológicas municipais
As ações incluem orientações sobre sinais de alerta, fatores de risco e autocuidado, diretamente nas salas de espera.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é fundamental, principalmente daqueles que apresentam fatores de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecção por HPV ou exposição solar prolongada sem proteção. A programação completa está disponível nos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria Municipal de Saúde. Participe, se informe e ajude a salvar vidas. Diagnóstico precoce faz toda a diferença.

Leia mais:  Após implantar saúde ocupacional, Cuiabá será referência para o Governo do Estado do Paraná

#PraCegoVer

A imagem mostra um cartão com cores vibrantes que apresenta informações relacionadas à campanha Julho Verde. Ao fundo, há uma parede branca e uma porta de cor amadeirada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana