Cuiabá

Prefeito e governador discutem solução para saúde e mobilidade urbana na Capital

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e o governador do Estado, Mauro Mendes, estreitaram o diálogo sobre saúde e mobilidade urbana na Capital, na manhã desta segunda-feira (25). Em visita ao Palácio Paiaguás, Pinheiro colocou a Prefeitura à disposição da gestão estadual, reforçando o apoio na resolução de problemas enfrentados pelo Governo.

“A Capital se coloca de prontidão para se apresentar como “solucionadora”, e não como “apresentadora” de problemas. Pedimos esse olhar carinhoso, de quem já foi prefeito da cidade, que conhece suas demandas, para que enxergue na nossa administração uma ponte e não uma parede”, disse.

Com relação aos repasses do Governo para a Saúde, Pinheiro diz ter “afastado fantasmas” que circundavam o tema. De acordo com ele, muitas informações repassadas ao governador, não correspondiam à realidade. O tema deverá ser debatido novamente em encontros futuros.

Em 2018 o então governador, Pedro Taques, havia instituído um incentivo estadual temporário ao limite financeiro da assistência de Média e Alta Complexidade (Teto MAC) no valor financeiro dos R$ 82 milhões. O valor, transferindo do Fundo Estadual de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde de Cuiabá, foi dividido em parcelas mensais de pouco mais de R$ 2,7 milhões a partir de 01 de dezembro de 2018. 

Leia mais:  Tarifa social de 50% no transporte coletivo de Cuiabá será aplicada em 12 feriados em 2020

“Saio daqui bastante animado com a audiência. Ele ouviu com bastante serenidade e entendeu que podemos discutir o assunto sim. Não prometeu nada, mas demonstrou boa vontade com Cuiabá e garantiu que vamos conversar no momento oportuno.”

A respeito do transporte coletivo, os gestores falaram sobre o lançamento da licitação para a contratação de novas empresas, que acontecerá nas próximas semanas. O estudo que deu origem ao edital leva em consideração a adoção de diferentes modais pelo governo do Estado.

“Minha preocupação é não atrapalhar. Trabalhamos pela construção de um edital que não inviabilize a decisão do governo sobre o VLT, seja ela qual for. Se isso não for possível, vamos aguardar dentro do prazo legal. Mesmo que tenhamos que esperar por uma decisão do governo, que deve sair até abril, estaremos dentro do prazo para o lançamento”, finalizou.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Feriado em Cuiabá será só na sexta-feira Santa (19)
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Prefeito destaca que 95% da população adulta de Cuiabá está vacinada com a primeira dose contra a covid-19

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana