Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeito busca solução para pagamento de salário dos funcionários da Santa Casa

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, afirmou que busca solução jurídica e garantias que se repassar os recursos, seja cumprido o pagamento de salário dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que estão com cinco folhas salariais atrasadas, além do 13° salário do ano passado. 

Em reunião com os profissionais da unidade hospitalar nesta sexta-feira (15), o prefeito lembrou que por mais que o pagamento dos salários da instituição filantrópica não seja uma obrigação da Prefeitura de Cuiabá, está solidário aos funcionários e familiares.

“É uma violência contra os funcionários e seus familiares. Estamos solidários, constrangidos e indignados com essa situação. Atendendo pleito dos vereadores de Cuiabá e da sociedade, determinei que nossa equipe busque uma fórmula de ajudarmos a resolver essa pendência salarial, fazendo repasses dentro do possível, desde que sejam recursos carimbados, ou seja, destinados exclusivamente para o pagamento da folha salarial dos profissionais que ganham até R$ 4 mil líquidos, o que representa 85% dos funcionários”, afirmou.

Pinheiro determinou à equipe que busque o aspecto legal, fluxo de caixa e de que forma operacionalizar para que seja garantido o pagamento dos funcionários (em caso de repasse para a Santa Casa, que seja recurso carimbado exclusivamente para o pagamento dos salários). No diálogo, disse que está sendo estudado a disponibilidade de caixa, se pode pagar um, um e meio ou dois meses de salário dos profissionais.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá realiza obra de asfaltamento no Jardim Industriário 2 e beneficia cerca de 3 mil pessoas

“O gabinete está sempre de portas abertas para vocês, por isso convido a comissão dos profissionais para acompanhar tudo que discutirmos sobre a Santa Casa”, confirmou o prefeito.

AGRADECIMENTO

Os profissionais da Santa Casa agradeceram o apoio do prefeito em buscar soluções para o atraso de salário. Também elogiaram o remanejamento dos pacientes para outras unidades como o Hospital Geral Universitário (HGU) e Hospital de Câncer.

“Quero agradecer a postura do prefeito conosco, a situação está tão dramática porque não sabemos a que ponto acreditar na diretoria atual devido a essa situação de buscar outros caminhos atrapalhando um acordo firmado. Estamos acompanhando as discussões para debater como podemos receber o salário, para que esse recurso não seja passado para a diretoria, porque se for repassado, não sabemos se existe bloqueio judicial, se realmente vai cair mesmo para nós, por isso ficamos felizes com a postura do prefeito em se preocupar se vamos mesmo receber o salário”, disse André Luis Lara, auxiliar administrativo e funcionário há 17 anos da Santa Casa.

Leia mais:  1ª dama aponta Qualifica 300 como uma das razões pela posição de Cuiabá em ranking de empregos

Também funcionário da Santa Casa, Marcelo Pinheiro, afirmou que o prefeito abraçou a situação, mesmo a Santa Casa tendo como pacientes, 70% do interior e 30% do município.

“O prefeito foi positivo, com o coração enorme, começou o programa para transferir os pacientes para os demais hospitais. Para os funcionários, trabalha para ter o pagamento aos funcionários de forma legal, sem o dinheiro ficar com a diretoria. A situação hoje é degradante, sufocante, apavorante para os pais e mães de família, e graças a Deus o prefeito achou o caminho para os pacientes e encontrando o caminho para os funcionários”, agradeceu.

O vereador Toninho de Souza lembrou que a Câmara Municipal liderou o movimento “Santa Casa de Portas Abertas”, que foi abraçado pelo prefeito. “A primeira solução é o encaminhamento dos pacientes e a segunda é a solução dos salários. O prefeito mostrou disposição de pagamento, agora vamos ver a forma legal e saber se esse recurso realmente vai chegar para pagar o salário dos funcionários. Vamos buscar meios de garantia para que seja o recurso carimbado, pois não existe confiança dos funcionários e nem da Prefeitura na direção do hospital” confirmou.

Participaram também da reunião, os vereadores Luis Claúdio, Dr Xavier e Vinícius Hugueney.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Conselho Municipal aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Pública

Published

on

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 5.723 de 17 de outubro de 2013, que trata da criação da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A mudança visa agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento da saúde pública da capital.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da aprovação pelo Conselho. Segundo ela, o projeto busca desburocratizar os processos de aquisição e contratos, que hoje enfrentam entraves administrativos que comprometem a agilidade dos serviços.

“O Conselho se mostrou bastante sensível à propositura do prefeito Abilio, que quer dar celeridade à parte meio da saúde, que estava muito presa às amarras da legislação sobre aquisições e contratos, tornando moroso o processo de aquisição de medicamentos, insumos e contratos de serviços. Todas essas situações estavam deixando a saúde engessada”, explicou.

A proposta transfere para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública a responsabilidade pela gestão da parte operacional da saúde, enquanto a SMS ficará focada na parte finalística, ou seja, na oferta de serviços à população.

“A SMS ficará responsável pela oferta de serviços de saúde e a Empresa Cuiabana vai cuidar da parte operacional, como contratação de serviços, aquisição de medicamentos, e outros contratos. Esses processos, que eram muito morosos dentro da Secretaria, serão agilizados pela Empresa Cuiabana”, completou Lúcia Helena.

Leia mais:  Após dois anos suspenso, Festival de Siriri de Cuiabá é retomado com grandes atrações regionais

A aprovação no Conselho Municipal de Saúde contou com ampla maioria. “Não foi unânime, pois tivemos duas abstenções, mas todos os outros conselheiros votaram a favor e não houve nenhuma votação contra. O prefeito respondeu a todos os questionamentos dos conselheiros, que ficaram satisfeitos ao entender que o objetivo é nobre, dar celeridade à saúde”, afirmou a secretária.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também comentou a aprovação e a importância da iniciativa. “Explicamos todas as alterações previstas na lei e tiramos as dúvidas dos conselheiros. O foco é tornar a gestão da saúde mais ágil e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz para atender melhor a população. Essa modernização vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

A conselheira Daniella Amaral, que votou favoravelmente ao projeto, também reforçou a importância da proposta para dar mais dinamismo ao setor. “Meu voto foi favorável porque, desse modo, a secretaria vai ter mais agilidade no processo de aquisições, contratações e prestação de serviços, o que vai facilitar e dar mais autonomia tanto para a Empresa como para a Secretaria. Com isso, vamos estar praticamente no mesmo ritmo de empresas privadas, que resolvem com celeridade todos os processos e entraves. Isso vai facilitar tanto para os administradores quanto para os usuários, que passarão a receber insumos, medicamentos e serviços com maior qualidade nos atendimentos nos postos, hospitais e UBSs em geral”, destacou.

Leia mais:  Após obra da Intervenção Estadual, parte do teto de UBS em Cuiabá desaba

Com a aprovação no Conselho, o próximo passo será o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação e votação dos vereadores. “Agora depende da Câmara. A expectativa é que, sendo aprovado, o prefeito sancione a lei imediatamente para que as mudanças comecem a valer o quanto antes”, finalizou a secretária Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito durante uma apresentação/reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Todos estão sentados enquanto o prefeito realiza seu discurso para os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá. A sala é branca e as cadeiras do auditório são azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Morro do Seminário recebe trabalhos emergenciais para conter deslizamentos

Published

on

Visando conter possíveis deslizamentos e garantir a segurança de quem transita no local, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou, na manhã desta segunda-feira (28), os trabalhos emergenciais de contenção no Morro do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho (do Seminário), localizado na região central da capital.

O local foi afetado por deslizamentos após as fortes chuvas registradas neste domingo (27). Em ação rápida, a Prefeitura atua para preservar a área e proteger os pontos históricos da cidade, como o Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho.

Entre as ações já realizadas estão o corte no aterro, limpeza da área, aterramento com instalação de estacas e, neste momento, a aplicação de concreto armado para reforçar o barranco e evitar novos deslizamentos.

A Defesa Civil de Cuiabá permanece monitorando a área de risco e acompanhando a execução das obras. A Secretaria Municipal de Obras Públicas já havia iniciado as ações preventivas no sábado (26), realizando a limpeza da área afetada e iniciando os preparativos para a construção de um novo muro de contenção. Foram feitas perfurações para a instalação das estacas, etapa fundamental para garantir a estabilidade do terreno.

Leia mais:  ATUALIZADA - Prefeito Emanuel Pinheiro lança obra do novo Mercado Municipal Miguel Sutil nesta quinta-feira (17)

Em razão das chuvas registradas no domingo e da previsão de novas precipitações nesta segunda-feira, os trabalhos de contenção seguem em andamento e avançam conforme as condições climáticas permitem.

#PraCegoVer

A imagem aérea mostra um trecho do Morro do Seminário, que sofreu com deslizamentos de terra no último domingo (27). No local há uma vasta vegetação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana