Cuiabá

Prefeito autoriza liberação de recursos para ajudar a Santa Casa

Publicado em

Atendendo a um pedido da comissão criada pela Câmara Municipal para tentar salvar a Santa Casa da crise financeira em que se encontra, o prefeito Emanuel Pinheiro realizou, na manhã desta sexta-feira (01.03), uma reunião no seu gabinete com a presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, dos vereadores Misael Galvão, Luís Cláudio, Toninho de Souza e Marcrean Santos, além do diretor da Santa casa, Carlos Coutinho.

Apesar da dívida que a Santa Casa tem com a Prefeitura, Pinheiro autorizou a liberação de mais recursos para que o hospital consiga se manter de portas abertas. “Preocupado com a população que depende da saúde pública (SUS) e em consideração à história da Santa Casa, à nova direção do hospital, à comissão de vereadores que acompanham este processo e à articulação feita e pelo secretário municipal de Saúde e técnicos da Saúde da Capital, hoje estou autorizando a liberação dos 3,6 milhões para o dia 11 de março, mediante um cronograma de serviços à população e também à assinatura de um documento por todas as partes. Esta data foi escolhida para que possamos manter o equilíbrio das contas públicas, sem sacrificar o compromisso dos cofres do Município”, revelou o prefeito.

Leia mais:  Mais 70 vagas abertas no Sine; confira

Emanuel enfatizou ainda que a Prefeitura sempre foi parceira da Santa Casa. “Nós não somos os responsáveis pelo caos financeiro da Santa Casa. Eles tiveram um problema de gestão interna. Continuamos abertos para ajudar, dentro dos limites do Tesouro Municipal e dentro de um cronograma de atendimento à população”, disse.

A exigência principal feita pelo prefeito para o repasse destes recursos é que a Santa Casa pague seus funcionários, que já estão há meses sem receber. O hospital também deverá cumprir uma meta de prestação de serviços, que são atendimentos oferecidos à população por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos buscando um bem maior, que é o fortalecimento da saúde pública em Cuiabá. É necessário que isso seja feito de forma equilibrada, assumindo compromissos mútuos, tendo como base o bom atendimento à população que mais precisa. Vamos continuar ajudando a Santa Casa e consequentemente a população cuiabana, mas não podemos absorver problemas de gestão e trazê-los para a Prefeitura ”, comentou Pinheiro.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura mais um Centro Municipal de Educação Infantil

O presidente da Santa Casa, Carlos Coutinho agradeceu o empenho do prefeito Emanuel em tentar salvar o hospital. “A Santa Casa tem vários problemas que nós da nova direção pegamos agora, mas vamos trabalhar para cortar ‘até no osso’. Estamos felizes com esse entendimento, porque o hospital é muito maior do que tudo isso que está acontecendo. Reconhecemos e agradecemos o apoio que o prefeito Emanuel Pinheiro deu e continua dando a essa instituição. Não podemos condenar uma instituição de 202 anos. Queremos continuar a fazer nosso trabalho, de atender todo o estado. Esse dinheiro que vamos receber da Prefeitura tem contrapartida em serviços, vamos trabalhar muito prestando os atendimentos para a população. Queremos construir uma nova história”, disse Coutinho.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Coral Municipal de Cuiabá estende período de inscrições até dia 08 de novembro
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura mais um Centro Municipal de Educação Infantil

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana