Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Politec se prepara para a implantação do RG unificado

Publicado em

A partir de março todos os estados da federação deverão de adequar ao Decreto Federal nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, que regulamenta a expedição das carteiras de identidade unificadas. Os novos padrões do documento nacional de identidade foram apresentado pelo Diretor Metropolitano de Identificação Técnica da Politec, Aílton Silva Machado, durante o I Simpósio Estadual de identificação, nesta sexta-feira (01).

Além do número do RG, o documento deverá conter o CPF e 15 dados opcionais como o nome social, o número do Documento Nacional de Identificação (DNI), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cartão Nacioanal de Saúde, identidade profissional, dentre outros.

Em Mato Grosso, o cidadão poderá optar pela cédula de identidade unificada, em papel moeda, ou pelo cartão com microchip. A segunda opção, em cartão de policarbonato, terá durabilidade de até 10 anos e conterá com outros elementos de segurança além dos previstos no decreto, para se evitar a falsificação. Como, o QrCode no verso com os dados do portador, relevo tátil, imagem reativa do Brasão da República em Ultra-Violeta, e outros.

Leia mais:  Mais de 47 mil publicações no primeiro semestre, DOC do TCE-MT segue proposta de modernização que atende ISO 9001

Com a inovação, a carteira de identidade ficará mais completa e o processo de emissão mais ágil e informatizado. “O Sistema de identificação civil passará nos próximos dias por uma migração de dados e de ajustes nas funcionalidades para o início dos testes de impressão junto à empresa fornecedora do material, para que até início de abril nós já comecemos a imprimir o documento novo’’, estima o diretor metropolitano de Identificação Técnica.

Diretor Metropolitano de Identificação Técnica da Politec, Aílton Silva Machado, apresenta novidade durante evento em Cuiabá

Apesar da mudança prevista, os documentos de identidade anteriormente emitidos não perderão a validade. 

De acordo com o papiloscopista e Gerente de Identificação de Barra do Garças, Walter Santana da Costa, os postos de identificação já começaram a ser preparar para  a mudança no processamento, com a instalação dos kits de captura biométrica nas unidades do Ganha Tempos.

“É muito importante esse encontro em que discutimos as novas tecnologias na área de identificação, especialmente na emissão de documentos de identidade, que é realizada em Mato Grosso há quase de 100 anos. Neste ano haverá uma mudança muito grande, já que o cartão conterá todos os dados biométricos e outros documentos, gerando maiores níveis de segurança”, disse.

Leia mais:  Governo lança edital para credenciar médicos legistas para atender população do interior

Os novos modelos e os elementos de segurança também foram explicados aos participantes pelo gerente comercial da Thomaz Greg & Sons, de São Paulo, Eduardo Godoi. A empresa foi a vencedora da licitação para a emissão dos documentos de RG em Mato Grosso.

Evento

O I Simpósio Estadual de Identificação ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, no auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O evento reuniu 235 participantes, entre papiloscopistas, estagiários e técnicos de desenvolvimento econômico e social, funcionários de Postos de Identificação e representantes de prefeituras municipais, para discutir tecnologias que podem ser usadas para o aprimoramento do serviço de identificação no Estado.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Período chuvoso dificulta a plantação de hortaliças em MT e seca pode aumentar a produção em 30%
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Comunidade indígena recebe orientações para implantação de horta em aldeia

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana