Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado em

Os futuros advogados e advogadas que participam da 2ª edição do Programa Super Star_gio de 2024, da Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), aprenderam sobre como a Inteligência Artificial generativa pode ser utilizada pelo Poder Judiciário e contribuir para a produtividade, nessa quarta-feira (27 de novembro). O tema encerrou um ciclo de 24 palestras realizadas para os 178 acadêmicos do curso de direito que estagiam no Tribunal.
 
A 2ª edição do Programa Super Star_gio de 2024 complementou os conhecimentos adquiridos nas salas de aulas, com uma visão teórica e prática do funcionamento do Poder Judiciário de Mato Grosso. Os acadêmicos receberam capacitações quinzenais com desembargadores, diretores de departamentos, assessores de gabinetes e demais servidores.
 
Dentre os assuntos abordados estão o uso da linguagem simples, a sustentabilidade, elaboração de recursos criminais e cíveis, oficina prática de redação de votos e ementas. No fechamento deste 2º ciclo, o tema “Utilização de inteligência artificial generativa no âmbito do Poder Judiciário para o aumento da Produtividade” foi apresentado pelo desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro.
 
Especialista em direito digital, o magistrado mostrou aos participantes a origem dessa tecnologia e como ela está presente na rotina da população. Além de apresentar, na prática, como a utiliza na rotina de trabalho de seu gabinete.
 
“A inteligência artificial generativa tem o potencial para agilizar nossas tarefas administrativas. É possível fazer pesquisa jurídica, consulta, recomendo que sempre faça a validação nas fontes oficiais. Podemos também fazer a integração com base de dados seguras, por exemplo, eu fiz integração com os temas do STJ”.
 
O recurso também contribui para uma melhor apresentação de textos e otimização de tempo para análise de decisões. “Ele pode auxiliar na elaboração de documentos, na revisão e aprimoramento dos nossos textos, na análise de processo, na identificação de pontos chaves. Muitas vezes apresento para a ferramenta uma petição e peço que ele me identifique todos os pontos chaves, selecione a argumentação específica desse ponto. São diversas possibilidades de uso”, explica o desembargador.
 
Conhecer o funcionamento da IA pode auxiliar na utilização da tecnologia, mas o desembargador alerta ter habilidade de comunicação sólida é indispensável.
 
“Tenham sempre um contexto claro, uma estrutura adequada de pergunta, um objetivo bem específico. Quem prioriza tudo não prioriza nada. É melhor que faça uma coisa bem feita do que fazer tudo mal feito. Na inteligência artificial, isso é essencial”, orientou Luiz Octávio Saboia.
 
A coordenadora judiciária responsável pelo programa, Rose Santini Pincerato, destacou os resultados do programa desde sua criação.
 
“Hoje estamos encerrando a segunda edição do programa Super Star_gio com 178 estudantes capacitados em diversos temas da área finalística do poder judiciário. O programa iniciou em fevereiro de 2023 e contabilizou um total de 50 encontros ao longo da gestão da Desa Clarice Claudino da Silva, sendo uma incentivadora juntamente com a nossa Diretora Geral Euzeni Paiva de Paula”.
 
Premiado
 
A 2ª edição do Programa Super Star_gio de 2024 premiou os estagiários do TJMT mais assíduos e o que mais absorveu conhecimentos no período. No quesito assiduidade, Gilmar Ernesto de Abreu Zanella e Victor Shiniti Shimokawa empataram, ao participarem de 20 dos 24 encontros realizados no ciclo.
 
Já o estagiário Lucas Martins Senger venceu na categoria destaque Super Star_gio de 2024, por ser o participante que mais absorveu os conteúdos apresentados durante o período. Aluno do 8º semestre, o acadêmico afirma que o programa agregou para sua formação por dar uma visão ampla dos trâmites processuais e funcionamento do tribunal.
 
“É uma grande oportunidade para que nós estudantes tenhamos uma visão mais geral de como o processo roda no tribunal. Recebemos informações pertinentes, principalmente para quem quer fazer concurso. Aprendemos aqui sobre recursos, julgamento, assuntos de extrema relevância que pudemos absorver em um curto período no tribunal. No programa pude conhecer quase todos os temas, mesmo não estando presente e não trabalhando naquela área”, relatou Lucas Martins.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: A imagem mostra uma sala de com fileiras de cadeiras pretas e amarelas. As cadeiras estão dispostas em um padrão semicircular dispostas para frente de um plenário de julgamento. Os acadêmicos estão sentados, voltadas para o palestrante Des. Luiz Saboia.  Imagem 2: A imagem mostra um grande grupo de estagiários do TJMT, sentados em fileiras, provavelmente em um auditório ou sala de conferências. A sala tem um esquema de cores neutras com parede bege e uma porta visível ao fundo. O público parece atento, com a maioria das pessoas olhando na mesma direção. Imagem 3: O estagiário Lucas Martins tem longos cabelos cacheados, usa óculos, veste camisa azul e segura o troféu Destaque Super Star_gio. Ele está ao lado do desembargador Luiz Saboia, homem de pele clara cabelos grisalhos. Ele usa terno escuro e gravata.
 
Priscilla Silva/ Fotos: Anderson Lobão e Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Suspeitas são detidas e droga encontrada dentro de travesseiro em Pedra Preta

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Educação, qualificação e emprego são armas para evitar que presos sejam cooptados em prisões
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Vinte e cinco alunos iniciam curso de gerenciamento de crise da PM

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana