Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

PM faz campanha ‘Não, é Não’ e orienta sobre dicas de segurança

Publicado em

Já estão sendo divulgados, no site oficial, nas redes sociais e nos grupos de whatsApp, vídeos de campanhas educativas, dicas de segurança, alerta e outros serviços oferecidos pela Polícia Militar de Mato Grosso, especialmente para o período de carnaval. Essas mídias podem ser acessadas no site  www.pm.mt.gov.br (no canal TVPMMT), no Instagram e no Facebook – Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

A PM está chamando a atenção tanto de quem vai curtir a folia momesca, quanto daqueles que preferem o descanso longe da cidade para cuidados que vão além daqueles tradicionais, como carregar a bolsa junto ao corpo, não exibir de dinheiro em local público, nem deixar objetos visíveis dentro do carro ou ligar o sistema de segurança e avisar o vizinho se for deixar a casa por mais de uma noite sem morador.

Neste ano houve o lançamento da campanha “Não, é Não”, em que a PM traz em um vídeo em que a tenente Denise Valadão, que atua no projeto ‘Patrulha Maria da Penha’, alerta os homens sobre as implicações legais da insistência e do toque não consentido ao corpo da mulher.

São 48 segundos do vídeo, produzido pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da PM, em que a policial destaca que a importunação sexual é crime, previsto na lei 13.718/2018, pelo qual o homem pode ser punido com pena que varia de um a cinco anos de reclusão.

Leia mais:  Tribunal apoia realização de Seminário Saúde Mental de Agentes de Segurança Pública e Justiça

“Então, respeite os limites, quando a mulher disser Não, é Não”, diz a tenente. A PM ainda informa que a denúncia da importunação pode ser feita pelo 190 ou ao policial que estiver mais próximo.

Um outro serviço, também viabilizado pela PM, é a carteirinha de identificação infantil. Criada especialmente para o período do Carnaval, vem na forma de um formulário simples para ser impresso e preenchido com nome da criança, do seu responsável e o telefone.  

A parte da frente traz o texto ‘Carteira de Identificação Infantil’, seguido da frase ‘Carnaval com Segurança – Polícia Militar’. Já no verso ficam os espaços para os nomes da criança e do responsável, e número de telefone.

A finalidade é aumentar a segurança dos pequenos foliões e seus familiares nos ambientes festivos com grande aglomeração. E, especialmente, evitar que se percam e, se isso ocorrer, que sejam localizados com mais facilidade e rapidez.

Em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Tribunal de Justiça, neste carnaval a PM também está trabalhando na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescestes. Um panfleto “Sexo com crianças e adolescentes não é Carnaval é crime, denuncie disque 100”, está sendo entregue nas barreiras, blitz e outros locais de policiamento.

Leia mais:  Operação Lei Seca realiza 154 testes de alcoolemia e apreende 25 veículos

Nos pontos de festa, os policiais também estão orientados a permanecerem atentos à presença de crianças e adolescentes menores de idade desacompanhados, consumindo bebida alcoólicas ou situações que caracterizam crime, abandono, negligência, entre outros.

O coordenador de Comunicação e Marketing, tenente-coronel Luiz Fernando Oliveira Dias, destaca que as campanhas, dicas e serviços visam a melhoria da segurança da população. No caso do Carnaval, que as pessoas saiam de casa para festejar e retornem em condições seguras. Dias pede que as pessoas contribuam com a PM repassando os vídeos e dicas de orientação e alertas aos familiares e amigos.

Ele lembra que a partir desta sexta-feira (01) até quarta-feira (06) pela manhã, a PM estará nas ruas com um reforço de 1.273 policiais e 472 viaturas para a ‘Operação Carnaval 2019’. As ações incluem blitz da Lei Seca em rodovias e avenidas, bloqueios parciais de vias para abordagem e checagem de motoristas, motociclistas e seus veículos, entre outras modalidades de policiamento.    

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Verde Novo finaliza 2022 com mais de 560 ações e 170 mil mudas plantadas e distribuídas
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Corregedoria inicia correições presencias em 2023

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana