Já estão sendo divulgados, no site oficial, nas redes sociais e nos grupos de whatsApp, vídeos de campanhas educativas, dicas de segurança, alerta e outros serviços oferecidos pela Polícia Militar de Mato Grosso, especialmente para o período de carnaval. Essas mídias podem ser acessadas no site www.pm.mt.gov.br (no canal TVPMMT), no Instagram e no Facebook – Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
A PM está chamando a atenção tanto de quem vai curtir a folia momesca, quanto daqueles que preferem o descanso longe da cidade para cuidados que vão além daqueles tradicionais, como carregar a bolsa junto ao corpo, não exibir de dinheiro em local público, nem deixar objetos visíveis dentro do carro ou ligar o sistema de segurança e avisar o vizinho se for deixar a casa por mais de uma noite sem morador.
Neste ano houve o lançamento da campanha “Não, é Não”, em que a PM traz em um vídeo em que a tenente Denise Valadão, que atua no projeto ‘Patrulha Maria da Penha’, alerta os homens sobre as implicações legais da insistência e do toque não consentido ao corpo da mulher.
São 48 segundos do vídeo, produzido pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da PM, em que a policial destaca que a importunação sexual é crime, previsto na lei 13.718/2018, pelo qual o homem pode ser punido com pena que varia de um a cinco anos de reclusão.
“Então, respeite os limites, quando a mulher disser Não, é Não”, diz a tenente. A PM ainda informa que a denúncia da importunação pode ser feita pelo 190 ou ao policial que estiver mais próximo.
Um outro serviço, também viabilizado pela PM, é a carteirinha de identificação infantil. Criada especialmente para o período do Carnaval, vem na forma de um formulário simples para ser impresso e preenchido com nome da criança, do seu responsável e o telefone.
A parte da frente traz o texto ‘Carteira de Identificação Infantil’, seguido da frase ‘Carnaval com Segurança – Polícia Militar’. Já no verso ficam os espaços para os nomes da criança e do responsável, e número de telefone.
A finalidade é aumentar a segurança dos pequenos foliões e seus familiares nos ambientes festivos com grande aglomeração. E, especialmente, evitar que se percam e, se isso ocorrer, que sejam localizados com mais facilidade e rapidez.
Em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Tribunal de Justiça, neste carnaval a PM também está trabalhando na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescestes. Um panfleto “Sexo com crianças e adolescentes não é Carnaval é crime, denuncie disque 100”, está sendo entregue nas barreiras, blitz e outros locais de policiamento.
Nos pontos de festa, os policiais também estão orientados a permanecerem atentos à presença de crianças e adolescentes menores de idade desacompanhados, consumindo bebida alcoólicas ou situações que caracterizam crime, abandono, negligência, entre outros.
O coordenador de Comunicação e Marketing, tenente-coronel Luiz Fernando Oliveira Dias, destaca que as campanhas, dicas e serviços visam a melhoria da segurança da população. No caso do Carnaval, que as pessoas saiam de casa para festejar e retornem em condições seguras. Dias pede que as pessoas contribuam com a PM repassando os vídeos e dicas de orientação e alertas aos familiares e amigos.
Ele lembra que a partir desta sexta-feira (01) até quarta-feira (06) pela manhã, a PM estará nas ruas com um reforço de 1.273 policiais e 472 viaturas para a ‘Operação Carnaval 2019’. As ações incluem blitz da Lei Seca em rodovias e avenidas, bloqueios parciais de vias para abordagem e checagem de motoristas, motociclistas e seus veículos, entre outras modalidades de policiamento.