Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Plantão de violência doméstica e medidas protetivas no PJe são discutidos com desembargadora

Publicado em

A implantação do plantão 24 horas de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar em Cuiabá e a ampliação para todas as Delegacias de Defesa da Mulher o envio das medidas protetivas na plataforma do PJe (Processo Judicial Eletrônico) foram discutidas na manhã desta terça-feira (26), em reunião da diretoria da Polícia Judiciária Civil com a desembargadora Maria Erotides Kneip, titular da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

A reunião, presidida pelo delegado geral Mário Dermeval Aravéchia de Resende, ocorreu na sede da Polícia Judiciária Civil, e contou também com a presença da promotora de Justiça, Laís Glauce Antônio dos Santos, do Núcleo de Promotorias de Combate a Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público Estadual, diretores da Polícia Civil, delegados regionais de Cuiabá e Várzea Grande, delegadas das Delegacias de Defesa da Mulher e o delegado coordenador dos plantões das duas cidades.

O plantão 24 horas, específico para as ocorrências de crimes contra a mulher, criança e idoso, previsto para os próximos meses, irá funcionar no prédio da 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, onde por muitos anos foi o plantão metropolitano, que, atualmente, está anexo à Delegacia de Roubos e Furtos do bairro Verdão. O local também facilitará o acesso às vítimas que precisam passar por exames de corpo delito no Instituto de Medicinal Legal (IML) e outras medidas de saúde, especialmente, nos casos de violência sexual.

A estrutura da antiga central de flagrantes (plantão metropolitano) já passou por reformas e agora está sendo preparada cuidadosamente para o plantão de violência doméstica e familiar, com ambientes individualizados aos atendimentos das  vítimas e conduzidos, e atendimento psicossocial.

Leia mais:  Poder Judiciário de Mato Grosso

A desembargadora Maria Erotides Kneip destacou como prioridade a instalação do plantão de violência doméstica e familiar, em um lugar onde as vítimas possam ser atendidas a qualquer hora do dia ou da noite, especialmente, nos finais de semana e feriados.

“Infelizmente, os dados mostram que a violência doméstica familiar contra a mulher é acentuada nos finais de semana e na quarta-feira, que é o dia do jogo de futebol. Não é possível que, justamente quando os números aumentam, tenhamos as delegacias especializadas fechadas”, afirmou.

O delegado geral da Polícia Civil, Mário de Resende, reforçou que o plantão somente não foi colocado em funcionamento ainda devido alguns entraves que a instituição enfrenta no efetivo policial. Conforme ele, somente o plantão necessita de 40 policiais (5 delegados, 10 escrivães e 25 investigadores) para formação das equipes de plantonistas.

“O maior problema em que esbarramos hoje é na falta de efetivo, mas a Polícia Civil tem realizado estudo e existem providências que estamos tomando nas próximas semanas visando à realocação de policiais civis para que tenhamos a possibilidade de implantação do plantão exclusivo para as mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou o delegado geral.

A promotora de Justiça, Laís Glauce Antônio dos Santos, também defendeu importância do novo plantão 24h, para não deixar a mulher desamparada.

“Isso influência toda a celeridade em receber a atuação da Polícia Judiciária Civil, a prestação jurisdicional, receber sua medida protetida deferida por um juiz. Vai acelerar o trabalho das promotoras (por coincidências somos todas mulheres aqui na Capital), para que possamos oferecer resguardo para essa vítima, tomar as providências que são de nossa competência”, pontuou.

Leia mais:  Poder Judiciário de Mato Grosso

Medidas Protetivas

Na reunião, também foi tratada a ampliação para todas as Delegacias de Defesa da Mulher de Mato Grosso o envio de medidas protetivas por meio eletrônico, dentro da plataforma do PJe (Processo Judicial Eletrônico), assim como já ocorre em Cuiabá, que desde 6 de agosto de 2018 trabalha com a remessa online dos pedidos, dando mais agilidade nos deferimentos e possibilidade de acompanhamento das medidas de urgência da Lei Maria Penha por parte das Delegacias.

A desembargadora comemorou os números de medidas confeccionadas na Delegacia da Mulher Cuiabá enviadas no PJe. Foram 1.187 pedidos desde a instalação da plataforma na Deddm, que necessita para seu funcionamento de equipamentos como scanner e certificação digital (Token). “A experiência de Cuiabá nos mostra que já temos mais de mil medidas protetivas na plataforma do PJe e todas elas deferidas com um espaço de tempo muito curto, diminuindo o tempo de sofrimento das mulheres”, disse.

As Delegacias da Mulher estão instaladas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra e Sinop.  

Participaram da reunião o delegado geral adjunto, Gianmarco Paccola, a diretora de Execução Estratégica, Daniela Silveira Maidel o diretor metropolitano, Douglas Turíbio Schutza, o diretor de interior, Walfrido Franklim do Nascimento, o Diretor de Atividades Especiais, Fernando Vasco, o diretor da Acadepol, Welber Batista Franco, o delegado regional de Cuiabá, Rodrigo Bastos, a delegada regional de Várzea Grande, Ana Paula de Faria Campos, o delegado coordenador de plantões Walter de Melo Fonseca Junior, as delegadas das Delegacias da Mulher, Jozirlethe Magalhães Criveletto, e Mariell Antonini Dias.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Reúnem em Brasília para tratar de pautas estratégicas ligadas à agricultura, pesca e articulação política da Educação

Published

on

O secretário Silvio Fidélis e o vereador Charles da Educação realizou uma série de encontros estratégicos em Brasília com autoridades do governo federal. A agenda teve início com uma reunião com Irajá Lacerda, Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, para discutir iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário, com foco em investimentos, modernização e ampliação de políticas públicas para o campo.

Na sequência, o grupo foi recebido pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Durante a visita, foram abordadas oportunidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal e industrial, além de programas voltados à capacitação e geração de renda para comunidades pesqueiras em diversas regiões do país.

Encerrando o dia de compromissos, houve uma visita ao Secretário de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, André Ceciliano. O encontro teve como objetivo estreitar o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo, visando a construção de uma agenda positiva que atenda às demandas dos estados e municípios, com foco em parcerias e projetos de interesse coletivo.

Leia mais:  Comodoro, Sapezal e Nobres recebem Programa Corregedoria Participativa na próxima semana

As reuniões reforçam o compromisso com o desenvolvimento regional e a busca por soluções integradas que unam o setor produtivo e o poder público em prol do crescimento econômico e social do Brasil.



Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Pré-candidato ao Senado descarta Mauro Mendes como possível nome do PL para 2026 e aponta José Medeiros como favorito

Published

on


O clima político em Mato Grosso está esquentando à medida que as eleições de 2026 se aproximam. O pré-candidato ao Senado pelo Partido Liberal (PL), Antônio Galvan, fez declarações fortes sobre o futuro político do atual governador do estado, Mauro Mendes. Em entrevista recente, Galvan afirmou que o governador está “descartado” como possível candidato ao Senado pelo PL nas próximas eleições, acrescentando que a chapa do partido já tem dois nomes fortes: o próprio Galvan e o deputado federal José Medeiros.

Segundo Galvan, a liderança do PL em Mato Grosso é atualmente representada por ele e Medeiros, destacando que o governador, apesar de sua proximidade com o partido, não faz parte dessa configuração. “Hoje, quem realmente representa o Partido Liberal somos nós, e o governador é mais ligado ao centro político”, disse Galvan. A declaração ocorre em meio à especulação sobre a migração de Mendes para o PL, um movimento que, para Galvan, parece ser mais uma questão de estratégia eleitoral do que uma verdadeira afinidade ideológica.

Leia mais:  Poder Judiciário de Mato Grosso

Ainda durante a entrevista, Galvan foi questionado sobre a presença do governador ao lado de Jair Bolsonaro em um ato político em Brasília, evento que gerou grande repercussão na mídia. O pré-candidato minimizou a importância do encontro e afirmou que Mauro Mendes teria sido “aproveitado” nas imagens, sugerindo que o governador não estaria realmente alinhado com a agenda do ex-presidente, mas sim aproveitando uma situação conveniente. “Foi bom para ele estar lá, mas não significa que ele seja o nome do PL para o Senado”, completou Galvan.

Em contrapartida, uma nova informação começa a ganhar força nos bastidores da política estadual. Fontes próximas ao governador indicam que Mauro Mendes deve, de fato, ingressar no Partido Liberal no próximo ano, abrindo caminho para sua candidatura ao Senado. Esse movimento poderá reconfigurar o cenário político em Mato Grosso, com a provável entrada de Mendes na disputa como um dos principais nomes do PL para as eleições de 2026.

Veja o vídeo a baixo. 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

 

 

Leia mais:  Estudo da Unemat aponta escassez de água na maior planície alagada do planeta

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana