Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Pinheiro recebe a visita dos alunos do CPC aprovados em universidades

Publicado em

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu essa semana, a visita dos alunos do Curso Preparatório Comunitário (CPC) que foram aprovados em processos seletivos e esse ano iniciam uma nova etapa.

Mais de 150 participantes do curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá foram aprovados e conseguiram ingressar em faculdades públicas como o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Gustavo Xavier, 18 anos foi um dos aprovados. Para ele que vinha se preparando desde o carnaval do ano passado, as aulas do Curso Comunitário foram a peça fundamental para o resultado obtido no Enem e que possibilitou o ingresso na faculdade.  Ele passou para o curso de Matemática, da UFMT, alcançando uma média de 652 pontos. “Pra quem não tem auxílio, não tem um conhecimento básico, foi fundamental, não tem nada a perder para cursos particulares, os professores e a estrutura são excelentes. A prefeitura está de parabéns em facilitar o acesso dos alunos de baixa renda”, comentou o aluno.

A jovem Rayssa Santiago, 20 anos, frequentou as aulas realizadas no polo da Escola do Presidente Médici e foi chamada para o curso de Direito da Unemat. Segundo ela, as aulas do CPC contribuíram para o resultado alcançado, mas o diferencial foi a nota na Redação do Enem de 800 pontos. “Foco, força e determinação, essas são as palavras-chave para quem quer adentrar ao Ensino Superior. Não podendo deixar de ressaltar o empenho da equipe de professores, que trabalharam sem medir esforços e sempre incentivando a não desistir. Agora posso dizer que sou uma futura advogada, graças ao auxílio oferecido pela Prefeitura”, disse.

Leia mais:  Pinheiro lamenta falecimento de Ivone Terezinha, viúva de um dos mais tradicionais farmacêuticos de Cuiabá

Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, este é mais um compromisso assumido em campanha que se transforma em realidade, trazendo educação para as famílias humildes do município, garantindo a inclusão social e a oportunidade para disputar com igualdade, uma vaga nas universidades brasileiras. “Este projeto agora veio para ficar. Não permitiremos que avanços como esses sejam interrompidos. Além do mais, isso não é gasto, e sim investimento”, frisou o chefe do Executivo.

De acordo com o professor e coordenador do CPC, Cláudio Taques, o Pardal, que atua tanto na rede pública, quanto na privada, sabe da defasagem e a desigualdade em todo um contexto social. “Viemos apresentar ao prefeito o resultado alcançado nessa primeira turma. E é isso que nos deixa feliz e nos motiva a continuar. Famílias satisfeitas, sonhos alcançados e grandes projetos pela frente, recebemos Sim da Prefeitura para tudo, fica aqui o nosso muito obrigado”, declarou.

O vereador Mario Nadaf, que também é professor e trabalhou pelo menos 20 anos com pré-vestibulandos é um grande apoiador do Curso Preparatório Comunitário e entregou uma Moção de Aplauso aos alunos aprovados por acreditarem num sonho idealizado pela Prefeitura para oferecer um ensino digno à população. “Todos os sete polos com salas climatizadas, uniformes, data show, material didático e uma equipe de profissionais de primeira qualidade. Isso é o que chamamos de inclusão social, pois a maioria dessas pessoas não teria como arcar financeiramente com um cursinho particular”, reforçou.  

Leia mais:  "Integrando a estrutura de segurança alimentar na capital, o Restaurante Popular já serviu mais de 83 mil refeições", cita a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro

META 2019- Para participar, o aluno tem que estar cursando o 3º ano, ter concluído o Ensino Médio em Escola Pública ou ser bolsista 100% da Rede Particular. O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que a promessa apresentada na abertura do curso no ano passado será cumprida. “Estamos estudando uma nova data para iniciar com as novas turmas. Só estão sendo definidas algumas questões administrativas, mas já posso garantir, o CPC continua em Cuiabá”, comentou o prefeito.

Ao final, Pinheiro fez um importante anúncio. Estudos estão sendo feitos para criação e lançamento do “Prepara Cuiabá”, curso preparatório para concurso público. “Na gestão Emanuel Pinheiro vocês tem oportunidade. Tudo isso são sonhos que estão sendo transformados em realidade sempre buscando oferecer uma cidade boa para se viver com qualidade e dignidade”, finalizou.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Por unanimidade, auxílio emergencial de R$ 1 mil é aprovado pela Câmara de Cuiabá

Published

on

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, por unanimidade, o projeto emergencial encaminhado pela prefeitura que garante o pagamento de R$ 1 mil para famílias afetadas pelas recentes chuvas que atingiram a cidade. O auxílio emergencial busca amenizar os prejuízos das famílias em situação de vulnerabilidade que tiveram casas e bens danificados.

O projeto foi enviado em caráter de urgência pela gestão municipal. O benefício será destinado às famílias cadastradas pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, priorizando aquelas com maior necessidade.

O pagamento do auxílio será realizado em parcela única, com os recursos provenientes do fundo municipal de emergência, previamente reservado para situações de calamidade pública.

O prefeito Abilio Brunini agradeceu aos vereadores pela agilidade e pelo comprometimento em atender as demandas da população neste momento de dificuldade. “Agradeço à Câmara de Cuiabá por entender a urgência dessa situação e aprovar rapidamente esse projeto tão importante para as famílias que estão sofrendo com as consequências das chuvas. Esse gesto demonstra sensibilidade e união entre os poderes para garantir o bem dos cuiabanos”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Estudantes da rede pública realizam manifestação contra o bullying e cyberbullying

A Prefeitura de Cuiabá anunciou que o calendário de pagamentos será divulgado nos próximos dias. Vale lembrar que o auxílio não poderá ser usado para compra de materiais supérfluos como bebidas alcoólicas e cigarro.

Equipes de assistência social seguem atuando nas regiões mais afetadas, prestando apoio às famílias e cadastrando novos casos de necessidade emergencial.

O prefeito Abilio Brunini reforça que segue monitorando as condições climáticas por meio da Defesa Civil e adotando medidas preventivas para minimizar os impactos de novos temporais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Cuiabá promove ações de conscientização para a ‘Campanha Janeiro Branco’

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo diversas atividades ao longo de janeiro como parte da Campanha Janeiro Branco, com objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Ações incluem palestras, dinâmicas, atividades em sala de espera e outras iniciativas, organizadas pelas próprias unidades de saúde. Algumas dessas atividades estão sendo realizadas durante o horário regular de atendimento, enquanto outras acontecem nos finais de semana, para atender ao maior número possível de pessoas.

O Janeiro Branco é um movimento nacional que surgiu em 2014 e convida a sociedade a refletir sobre o bem-estar emocional. A campanha tem como foco a prevenção de doenças mentais como ansiedade, depressão e transtornos de pânico, reforçando a importância de buscar ajuda profissional e criar hábitos que promovam equilíbrio emocional.

A secretária de Atenção Primária, Caratina Silva, destacou a relevância dessas ações: “As campanhas como o Janeiro Branco são fundamentais para sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e para fortalecer as redes de apoio. Essas iniciativas promovem conhecimento, conscientização e ajudam as pessoas a reconhecerem a necessidade de buscar ajuda profissional, além de promoverem o autocuidado.”

Leia mais:  "Integrando a estrutura de segurança alimentar na capital, o Restaurante Popular já serviu mais de 83 mil refeições", cita a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro

O responsável técnico da rede municipal de saúde, Welbe Rafael Costa, também ressaltou o compromisso da Prefeitura com a causa. “As ações voltadas para a saúde mental não se limitam ao mês de janeiro. Nossa rede está empenhada durante todo o ano em oferecer suporte, promover a conscientização e cuidar do bem-estar emocional da população. A Campanha Janeiro Branco é um ponto de partida para reforçar a importância desse tema, mas nosso trabalho é contínuo.”

A campanha, que ocorre em âmbito nacional e conta com o apoio do Ministério da Saúde, teve início no dia 1º de janeiro e segue até o dia 31. Em Cuiabá, as ações realizadas pelas unidades de saúde seguem esse mesmo período, porém, cada unidade escolhe dias específicos para promover suas atividades, de acordo com sua organização interna.

Com essa mobilização, a Prefeitura de Cuiabá busca fortalecer a conscientização sobre a importância da saúde mental e oferecer suporte à população por meio de orientações e atividades que promovam o autocuidado e a prevenção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia mais:  39ª Semana do Imigrante: mais de 500 atendimentos realizados durante o 'Dia D' promovido pela Prefeitura de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana